00:00
21° | Nublado

Treinamento e prevenção de lesões

(Foto: Divulgação)

Publicado em 26/10/2017

Hipócrates já dizia que todas as partes do corpo que desempenham alguma função, se usadas com moderação e exercitadas, tornam-se sadias e bem desenvolvidas. Contudo, se não forem utilizadas e deixadas inativas, estarão sujeitas à possíveis doenças e envelhecerão rapidamente.

Considerando que cada vez mais a população tem se movimentado menos, as compensações posturais acabam surgindo e, junto a elas, as dores. As lesões osteomusculares podem acometer a todos, desde sedentários a atletas. Um atleta pode se lesionar, por exemplo, por criar um desequilíbrio pelo excesso de treinamento, ou então um sedentário pela falta do condicionamento físico e despreparo para reagir adequadamente a um estímulo externo, prejudicando-o para as suas funções diárias.

Porém, parte das lesões podem ser prevenidas através de uma avaliação adequada e um programa de treinos para cada necessidade. A combinação entre exercícios de força, proprioceptivos e de alongamentos podem reduzir significativamente a incidência de lesões para qualquer pessoa, independente se pratica um esporte ou não. A orientação e intervenção basta ser pontual. Compreender a interação do corpo com o meio ambiente é importante, pois estruturas e tecidos que mais se opõem a uma resistência, sofrem mais danos.

Atenta a isso, a Better You Academia tem o serviço de Health Coach que analisa questões de saúde, hábitos, objetivos e capacidades físicas para traçar estratégias para prescrição cruzada, englobando múltiplas modalidades. Desenvolver habilidades é importante para um organismo equilibrado, portanto combinar sessões de musculação, com yoga, ou pilates, treinamento funcional, promove ainda mais saúde e bem estar para realizar quaisquer atividades.  


Sobre o autor

Vinícius Santos

Vinícius Santos, professor na academia Better You, é especialista em condicionamento físico, musculação, atividade física e reabilitação de lesões osteomusculares.


Ver outros artigos escritos?