00:00
21° | Nublado

A autocompaixão no processo de mudança na alimentação ou outro querer

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 01/10/2021

Hoje trago este tema: “autocompaixão”, pois observo quão é importante olhar para o nosso cenário, ambiente, rotina, corpo que quer mudar, principalmente agora que está chegando o verão. Para alguns é difícil fazer exercícios, fazer dieta, ter uma vida saudável, emagrecer ou outras mudanças que deseja fazer.

Outros já tem o conhecimento, por exemplo, de como fazer para emagrecer, mas tem dificuldade em colocar em prática, ou, simplesmente, manter as mudanças do que já conseguiu mudar ao longo do tempo. Embora seu interesse não seja emagrecer, mas seja comer saudável ou outro desejo.

No entanto, é possível um caminho diferente do que muitos vem tentando para mudar seus hábitos e ser saudável: a autocompaixão

A autocompaixão, no dicionário, significa: Compaixão ou piedade por si mesmo; preocupar-se consigo mesmo; compreender a si mesmo.

Estudos mostram que atitudes de autocompaixão estão relacionadas a aspectos psicológicos positivos, bem estar, felicidade, dentre outros. E também a autocompaixão tem ação positiva nos tratamentos do comer transtornado, transtornos alimentares e insatisfação corporal, diminuindo a autocritica e depreciação corporal.

Ao contrário do que é popularmente difundido, a autocompaixão não leva à passividade, mas ao aumento da responsabilidade, sentimentos estáveis de satisfação, respeito e aceitação de si próprio mesmo perante as imperfeições, sem críticas e julgamentos.

A promoção de comportamentos saudáveis pode auxiliar na melhora da saúde e da qualidade de vida integral.

Procure observar o seu 'eu' interior no contexto da sua história alimentar, se deseja mudar seus hábitos alimentares. Procure ajuda de um Nutricionista com abordagem comportamental.

VIVA COM SAÚDE!

mcmnutri@gmail.com

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp