00:00
21° | Nublado

Virada política | Semipresidencialismo | Ativo financiado | Voto válido I ACESSE AGORA

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 25/03/2022

Virada

   A virada partidária e ideológica do senador Dario Berger começa a chamar a atenção da mídia. O portal de Veja diz que em SC Lula faz um “vale-tudo’ para derrotar o bolsonarismo, tendo Berger (ex-PFL,  ex-PSDB e ex-MDB) como possível líder de uma frente de esquerda. Para lembrar: SC foi o segundo Estado que percentualmente mais deu apoio a Bolsonaro em 2018, com 76% dos votos válidos.

 

Balaio

   Juntando o que vários analistas políticos de SC andam dizendo nos últimos dias e horas, o governador Carlos Moisés e aliados terão uma concorrência fortíssima em outubro se vingar uma chapa unindo PSD, PSDB e o PP com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, para governador; o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, para vice; e o empresário Luciano Hang, para o Senado, filiado ao PP. Como coringa nisso, está o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, agora do União Brasil.

 

Corruptos às urnas

  Desola ler extensa reportagem do “Estadão” de ontem listando os alvos da Operação Lava Jato – dezenas e dezenas de notórios corruptos, de quase todos os partidos, que chegaram a ser presos  – que estão retornando às urnas em outubro após o cancelamento de condenações, principalmente pelo Supremo Tribunal Federal, não questionando a roubalheira em si, cruelmente real e verdadeira, de bilhões de reais, mas a competência de julgamento.

 

Ativo eleitoral

   Exceto um, todos os outros 26 governadores, inclusive o de SC, aumentaram salários dos servidores públicos para poder ficar bem na vitrine eleitoral deste ano. A maioria decidiu conceder um aumento linear; outros optaram em favor de algumas categorias. Foi o caso de SC: Carlos Moisés (Republicanos) sancionou no fim do ano passado um reajuste de 33% para as bases das carreiras e de 21% para os níveis mais altos da área de segurança.

 

Fatura liquidada

   Levantamento realizado pelo portal Diário do Poder com os resultados eleitorais mais recentes nos Estados revela que apenas 10 unidades da federação (SC não) podem definir a eleição de governador no primeiro turno, em outubro: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Roraima. Diante de um temor que se apresenta desde já, é preciso esclarecer que votos válidos desconsideram as anulações e abstenções dos eleitores. Se um candidato obtiver 50% mais um voto, vence no primeiro turno.

 

Tontura

   O eleitor, coitado, está ficando tonto ou já está. Nessa semana, aquele ex-governador, ex-senador, ex-deputado ou mesmo aqueles outros que tem mandatos eletivos, estão mudando de partido, livres, leves e soltos, como se estivessem trocando de carro. O eleitor, com toda certeza, não tem praticamente influência nenhuma nessas migrações.  

 

Estudante assistido

   Tem o número 18.354 a mais nova e importante lei estadual na educação, sancionada semana passada.  A rede pública estadual de educação básica contará com serviços de psicologia e serviço social para atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas na área, por meio de equipes multiprofissionais.

 

Solidariedade

   De orgulhar de ser catarinense o reconhecimento, pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, de que SC, novamente em 2021 e pela 13º vez, foi o Estado brasileiro com maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes no ano passado.

 

Consumo

   Deve ir ao plenário do Legislativo estadual nos próximos dias curioso projeto. Determina a disponibilização de lentes de aumento (lupas) em hipermercados, supermercados, drogarias, farmácias, lojas de departamento, lotéricas e agências bancárias.  Cá entre nós: pessoas que precisam de lupa só para compras, não precisam de óculos para seu dia a dia? Então que se dispense o comércio deste dispêndio.

 

Diminuindo

   O União Brasil, partido criado como maior bancada da Câmara a partir da fusão do PSL e do DEM, perdeu, até o último sábado, ao menos 16 deputados federais desde que foi reconhecido pelo TSE,  em 8 de fevereiro, conforme o portal Poder360. Dentre eles o catarinense Daniel Freitas.

 

Crescendo

    Um dia histórico para o Republicanos catarinense. Mais de 30 prefeitos e vices que estavam no PL, PSL e DEM, entre outras siglas,  se filiaram ao partido, sábado.  O ato foi em São José, com presença do governador Carlos Moisés vestindo uma camiseta com os dizeres "O meu compromisso com a minha natureza é de não ser igual", trecho da música O Cubo, do Dazaranha, uma das suas bandas preferidas.

 

Semipresidencialismo

   O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), instituiu um grupo de trabalho para debater temas relacionados ao semipresidencialismo – sistema de governo no qual o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. Logo se saberá o que move o escorregadio Lira a apresentar o tema em momento tão agitado da política nacional.

 

 Meio de prova

  A Justiça do Trabalho de SC considerou válido o pedido feito por um banco para que o registro de localização do aparelho celular de uma empregada fosse utilizado como evidência numa ação judicial. Entendeu-se que isso não representa violação à intimidade da trabalhadora e pode ser atendido antes da realização de outros meios de prova.

 

Compostela, aqui

   Mantidas as devidas proporções, Nova Trento está se tornando a Santiago de Compostela brasileira. Além do já cada vez mais conhecido Caminho Amabilíssimo, de 64 quilômetros, para serem percorridos a pé ou de bicicleta, de Camboriú até o santuário de Santa Paulina, passando por Tijucas e Canelinha, outro está surgindo. É o Caminho do Louvor, de 140 quilômetros, dos quais 70 de estradas vicinais, trilhas, bosques e comunidades rurais, que começa em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí e segue por Vidal Ramos e Leoberto Leal, até Nova Trento.

 

Tudo é corrupção

  Ronaldão, que comprou o time do Cruzeiro, de Minas Gerais, está conhecendo a corrupção na pele. Para concluir o que ainda está pendente na venda, conselheiros estão pedindo no mínimo 10% para liquidar a fatura. Por isso que cada vez mais torcedores de futebol estão migrando para outros esportes.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?