00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 29/01/2024

Entre as festas que marcaram a semana passada, destaque para a celebração dos 47 anos de Diva Botelho Meneghini, empresária das franquias Zeiss Vision Center e proprietária da marca Óptica Referência na região de Florianópolis. A influencer Ceres Azevedo foi uma das amigas convidadas para o evento, que teve salão todo decorado com vasos, um maravilhoso bolo, brindes, mesa de frios, comidas volantes e muita música (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos) *** CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 29/01/2024

Liberou geral

   Como o Carnaval de Florianópolis dessa vez não terá cervejaria oficial, os foliões perceberão uma mudança nas ruas: os ambulantes poderão vender a marca que quiserem.  


Alegria no Sul

  Em atividade há mais de 25 anos, o Onodi prepara-se para arrastar milhares de foliões no tradicional desfile no domingo de Carnaval no Campeche. Pela primeira vez, numa arena instalada perto da Avenida Pequeno Príncipe, acontecerão mais três noites de folia, sem desfiles. O bloco é apontado como o maior de Florianópolis em número de participantes - a estimativa é de que em 2023 teriam desfilado mais de 40 mil pessoas. 


Sucesso editorial

  A arquiteta, urbanista, escritora e pesquisadora Eliane Veras da Veiga vai alcançar em breve uma marca invejável no mercado editorial local: vai lançar, dessa vez de forma independente, a quarta edição de um livro. "Florianópolis - Memória Urbana", com 463 páginas, traz dezenas de mapas e 178 fotografias antigas. A nova edição chega cerca de 30 anos após a primeira, lançada pela Editora da UFSC em parceria com a Fundação Franklin Cascaes. A obra ficou entre os 10 títulos mais vendidos pela editora em 1993. Aproveitando o evento de lançamento, a autora autografará seus dois livros infantis, que também são um sucesso, com edições em 2012, 2017 e 2019.  

 

Rita Cruz Lima Dias (ao centro) com Linda Koerich e Lúcia De Vincenzi na festa de 80 anos de Heloisa Cruz Lima (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)


Juízes de Garantias

    Depois do projeto piloto em Rio do Sul, o TJ/SC deve expandir em 2024 as Varas Regionais de Garantias para outras cidades. A implementação das novas unidades judiciárias em todo o país se tornou obrigatória por decisão do STF, em 2023. Cabe aos juízes de garantias, entre outras responsabilidades, tomar decisões sobre prisões cautelares, quebra de sigilos e autorizações de operação de busca e apreensão - tudo restrito à fase do inquérito policial. 


Draga ativa

  As obras de engordamento da faixa de areia de Jurerê começaram e com elas surgiram críticas ao momento escolhido. Precisavam começar justamente durante a temporada, impactando no descanso dos veranistas?  A Prefeitura diz que sim e confirma a urgência alegando que, se o trabalho não começasse agora, licenças ambientais poderiam vencer. 


Etapa final

   Está entrando em fase de pós-produção o documentário "O Artista Mãe" (Mutters Atelier), assinado por Silvana Mariani e Thaís Ribeiro de Aguiar Zeller. O trabalho mostra a vida do artista visual Ricardo Ramos e sua relação com a mãe, Zilda Ramos, diagnosticada com Alzheimer. Anote aí: baseado no que está sendo visto no trailer divulgado nas redes sociais, é possível prever que será uma das produções do gênero mais emocionantes dos últimos anos em Florianópolis.


Novidades na 401

      A SC-401 começou 2024 turbinada por obras às suas margens. Ao lado do Centro Administrativo, onde era uma garagem de ônibus, começou a construção de um complexo comercial do Giassi.  Próximo dali, no sentido oposto da rodovia, a Hantei recém-colocou tapume anunciando novo empreendimento.  E a Hai Toyota já deu início às obras da sua nova loja, ao lado do prédio onde está localizada a Univali. 

 

Uma festa-surpresa foi preparada para comemorar os 80 anos de Olga Steiner Ceratti, na última sexta (26). Na foto, a aniversariante com suas filhas, Flavia Ceratti Santos e Franciele  Ceratti. A celebração contou com a presença de amigos e familiares de Florianópolis, Rio de Janeiro, Joinville e Curitiba ( Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)
 
 


"Brinde" inesperado

   As bicicletas elétricas não eram só mobilidade e lazer. Elas trouxeram junto, quase que sem avisar, mais propaganda nas ruas. Todas as estações têm telas da Eletromidia, empresa de São Paulo que em 2023 ganhou impulso com a entrada do poderoso Grupo Globo no negócio.


Carreira musical

   Rinaldo Conti está surpreendendo muitos amigos em Florianópolis ao revelar neste início de ano seu lado músico e poeta - tudo com padrão profissional. Ele acaba de lançar nas plataformas de streaming seu primeiro single, "Poucas Palavras". A canção faz parte do EP que deve sair até julho. Luciano Kern Nogueira aparece como artista convidado, responsável pelo arranjo de piano e teclados. Pop-rock de boa qualidade!  


Entre os melhores

  O cozinheiro raiz e autodidata André Vasconcelos, que assina a deliciosa coluna "Sabores da Cozinha" no Imagem da Ilha, emplacou receita em "Culinária Brasileira, muito prazer - Tradições, ingredientes e 200 receitas de grandes profissionais do país", livro da Editora Senac Rio assinado pela escritora gastronômica Roberta Malta Saldanha. O prato escolhido foi "Creme de Batatas com Quiabo e Botarga". Segundo a divulgação do livro, as receitas são de "comer ajoelhado". 
    
 
Rock inspirador

  Ficou pronta a nova sede da School Of Rock Floripa. O espaço conta, entre outros, com três estúdios profissionais, salas de aula, conserto de instrumentos e até loja de luthieria.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?