00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 18/12

Paulo da Costa Ramos, o PCR, na noite de autógrafos de 'Outros Tempos' ao lado da neta Sofia e do genro Fábio Veiga, organizadores e editores do livro (Foto: Clovis Medeiros) **Clique para ampliar

Publicado em 18/12/2023

Casarão Philippi

    Está entrando em nova fase o projeto de restauração do Casarão Philippi, construído pelo patriarca Manoel Philippi no início do século XX, em Vargem Grande, no município de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O imóvel, que é patrimônio histórico, está em más condições de conservação. A ideia é a criação de um centro cultural no local, no passado um entreposto comercial que deu início à expansão dos negócios da família com diversas empresas - a mais icônica delas, a Philippi & Cia. Um projeto museológico detalhado será feito sob o comando da Fulô Cultural, empresa de restauro e produção cultural comandada por Vera Schroeder, catarinense de Rio do Sul radicada em Florianópolis. Por outro lado, já está autorizada a captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura. 


Hermann Byron Neto ganhou dos filhos, Leonardo e Bernardo "Mustache" Soares, um presente e tanto: todos juntos, viram de camarote o show de Paul McCartney no Allianz Parque
 (Foto: acervo pessoal)

 

Riqueza do mar

 Um convênio foi assinado sábado (16) na Festa da Baleeira entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e o Ministério da Pesca para a construção do entreposto pesqueiro João Paulo. Na multidão que estava no evento, muitos políticos.

 

Binário de manhã

    O advogado Ernesto São Thiago passou pelo novo binário da Lagoa duas vezes ontem (16), a primeira por volta das 9h no sentido praia e depois às 11h no sentido oposto. Segundo ele, tudo fluía bem. Sua percepção é de que a obra deve melhorar bastante a mobilidade na região. Nos últimos dias, circulou na internet um vídeo, depois publicado pelo vereador Afrânio Boppré, mostrando um ônibus de turismo com dificuldades para entrar no binário. Segundo a Prefeitura, o problema era uma fiação que estava baixa. A Celesc ficou de arrumar. Ele observa: "É preciso reforçar a comunicação local visual antes do binário (e na mídia) da “Via Gastronômica das Rendeiras”, como mapa para retorno e informação dos locais de estacionamento, para que não caia o movimento dos restaurantes agora posicionados apenas na volta das praias".

 

Tinteiro cheio
   
  Sem deixar de lado suas aclamadas "Crônicas Amarelas", o jornalista e escritor Fernando Evangelista está apostando no filão literário que ele define como "perfis mais aprofundados" de personagens com boas histórias para serem contadas. O primeiro deles conta a trajetória de um empresário e deverá estar pronto já no início de 2024.

Cristiane e Claudio Gastão da Rosa Filho com o presidente Gilberto Teixeira no jantar de fim de ano do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Foto: acervo pessoal)



Foi demais
 
    A vereadora Manu Vieira (NOVO) considerou "abusivo" o aumento autoconcedido na última quarta (13) pelos colegas da Câmara de Florianópolis, com entrada em vigor na próxima legislatura, a partir de fevereiro de 2025. Ela acredita que o reajuste deveria ter acompanhado a inflação do período desde o último aumento, cerca de 17% - e não os quase 50% aprovados, fazendo com que os subsídios saltem para mais de R$ 26 mil mensais. Somente Manu e Maicon Costa (PL) votaram contra o projeto. 

Pele protegida

    Dezembro é o mês de conscientização sobre o câncer de pele. Para alertar sobre a importância da prevenção, a empresária catarinense radicada em São Paulo Manu Berger lançou uma iniciativa solidária: está doando 100 litros de protetor solar para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 


  A TAP chegou a Santa Catarina e escolheu a Açoriana Turismo, de Florianópolis, para ser a primeira TAP Partner do Sul do país.  As TAP Partners são agências de viagens que têm a TAP Air Portugal como produto principal. Com a nova unidade, já são 18 lojas pelo país. Jane Balbinotti, proprietária da Açoriana, comenta que a implantação de um voo entre Florianópolis e Lisboa pode estar próxima de acontecer. Segundo ela, as tratativas estão bem adiantadas, "temos um aeroporto e vontade política". Na foto, Jane com o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, no ato de oficialização da parceria

Verão chegando

   O Antonio's Restaurante completa hoje (18) 38 anos, 19 destes no atual endereço na Cachoeira do Bom Jesus. Por coincidência, justo no dia do aniversário, a casa estará fechada para a folga de final de ano da equipe de mais de 30 funcionários. O restaurante reabre amanhã (19) já em ritmo de alta temporada, de segunda a segunda. Louise Correa, filha dos fundadores Antonio e Denise, está otimista. "Acredito que o verão será bem movimentado na Ilha", prevê.   

 

Projetos aprovados 

   A Redactor Comunicação, dirigida pelo jornalista Mário Xavier e com sede em Santo Amaro da Imperatriz, teve dois projetos culturais aprovados pela Comissão Autônoma de pareceristas do Edital Lei Paulo Gustavo, divulgado pela Prefeitura do Município no último dia 11 e cujo contrato de execução será assinado nesta quarta-feira (20). Um dos projetos é para criação do e-book “Santo Amaro da Imperatriz: do Termalismo iniciado por Dom Pedro II ao Centro de Práticas Integrativas Complementares em Saúde do SUS”. O outro objetiva o desenvolvimento do audiovisual e e-book “Associação Desportiva e Cultural Samurai – Uma história de serviços comunitários por meio do judô para crianças e adolescentes de Santo Amaro da Imperatriz e Região”.

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?