00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 05/02

Entre outras belas, Maria Claudia Orlandi chamou a atenção sábado no novo day club de Jurerê (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos) *** CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 05/02/2024
Só fantasiados
 
    Antigamente, para a elite florianopolitana, a sexta-feira de Carnaval era o aguardado dia do Baile Municipal do Clube Doze de Agosto. De uns tempos para cá, o evento que remete àquela época dourada, mas de uma maneira mais descontraída e menos glamourosa, vem sendo o "Municipal da Raça". Criada há cerca de 20 anos, a festa obriga o uso de fantasias, dando aquele charme especial à folia. Neste ano, ela acontecerá pela primeira vez no Stage Music Park, no próximo dia 9, a partir das 22h, com a Banda Ara Ketu entre as atrações nacionais. Explicando: a palavra "raça" é usada pelos organizadores como sinônimo de grupo, turma de amigos, e não cor de pele.

 

Cheiro de plágio 

 Faltou criatividade para o bloco "Ponte que o Pariu", que desfilou sábado pelas ruas de Florianópolis. O nome é parecido demais com o "Pauta que o Pariu",  tradicional bloco do Sindicatos dos Jornalistas que irá se concentrar no próximo sábado (10) na Escadaria do Rosário, a partir do meio-dia, com o tema "Toda Forma de Amor Vale a Pena". Todas as camisetas já foram vendidas. 

O som do contrabaixo
 
  O contrabaixista Gustavo Fontes anuncia para depois do Carnaval um concerto como solista com a Orquestra de Cordas da Ilha. Será dia 17, às 20h, no Teatro Hermelinda Izabel Merize, localizado no Centro Multiuso de São José.

Marca própria

   Acaba de ser lançado o café especial com a marca Direto do Campo, produzido pela Bridge Coffee. Os grãos são cultivados na região da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais e são de duas variedades: Bourbon Vermelho e Catuaí Amarelo. O novo produto pode ser encontrado na loja do Mercadão de Coqueiros e no Direto do Campo da Agronômica, na Avenida Beira-Mar. Para paladares exigentes!

Onda lusitana

  Muitos portugueses estão trocando Portugal pelo Brasil - e Florianópolis vem sendo uma das cidades preferidas pelos irmãos lusitanos, que chegam para empreender e gerar empregos. Um exemplo é o casal de portugueses José e Maria Leonor Castro e Silva, ambos com mais de 60 anos. Eles escolheram o Campeche para morar e investir numa franquia da Farma & Farma.

Três obras

  A arquiteta, urbanista, escritora e pesquisadora Eliane Veras da Veiga começa a semana em contagem regressiva para a noite de autógrafos da quarta edição do seu "Florianópolis - Memória Urbana".  Será nesta terça (6), às 19h, no JazzInn Gastrobar, no Beiramar Shopping. A autora vai aproveitar a oportunidade e autografar também seus dois livros infantis lançados na década passada.


Maria Eduarda e Rafael Daux comemoraram ontem (4), com uma festa no hotel da família, os dois anos da filha Eva. (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)

Nova presidente 

 A juíza Janiara Maldaner Corbetta, filha do ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner (1942-2021), prepara-se para uma data marcante na sua carreira. No dia 9 de março, ela assume a presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses, eleita para o período 2024-2027.  A entidade reúne cerca de 750 associados, entre magistrados ativos e aposentados, e pensionistas. Janiara atualmente é juíza da 1ª Vara Criminal da Comarca de São José.

Furo na concorrência

   O portal Imagem da Ilha demonstrou agilidade na divulgação em primeira mão, ontem (4), da notícia de que o primeiro trecho alargado da praia de Jurerê já estava liberado para os banhistas. A publicação saiu por volta das 13h baseada nas informações do press release da Prefeitura com a colaboração do leitor Fábio Deeke, que enviou fotos e vídeos exclusivos para a redação. NSC Total e ND+ só noticiaram o fato na manhã de hoje!   

Segmento audiovisual
 
  Com foco em produções publicitárias e culturais, começou a operar em Santa Catarina a "Go:Babs", produtora que tem como sócios Carlos Wilke, Amanda Rizza e Leo Mereu. A empresa é uma parceria da Go, sediada em Florianópolis, com a Babushka Narrativas, de São Paulo.

 

Fábio Botelho (à esquerda), que está à frente do Carnaval 2024 de Florianópolis, e o empresário Lucas Pereira, cuja rede atacadista é o principal patrocinador da folia este ano, na festa que marcou a abertura das festividades carnavalescas na Ilha, o tradicional "Berbigão do Boca", na última sexta (2)


Assunto sério

 Os desfiles de sábado (10) na Nego Quirido trarão um alerta importante para a população. A Ammuc (Amor e União Contra o Câncer) e a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis fecharam uma parceria para a confecção de faixas que serão expostas na passarela, fixadas nas grades, para que o público saiba mais sobre as ações da entidade. 
  
Encolheu

   Fundada em 1991 em Florianópolis, a Imaginarium bombou nos anos seguintes, mas os resultados mais recentes preocupam. Foi a segunda colocada no ranking das marcas que mais fecharam espaços em shoppings em 2023, com o encerramento de 18 lojas durante o ano. Segundo o portal Terra, só perdeu para a Polishop. As franquias Imaginarium fazem parte do grupo Uni.co, no qual a Americanas passou a deter participação de 70% em 2021. A pesquisa abrangeu 146 shoppings, com 28 mil lojas ao todo.  

Vestido bordado

  O Tabajara Tênis Clube, cuja história se confunde com a da colonização alemã em Blumenau, anuncia para o dia 24 de agosto mais um dos seus tradicionais bailes de debutantes. Atualmente com cerca de 3200 associados, entre titulares e dependentes, é um dos últimos clubes sociais do país que ainda realizam esse tipo de festa.   

Terraço no colégio
 
   O Educandário Imaculada Conceição, da Rede Santa Paulina, está implantando um rooftop com conceito idêntico ao dos encontrados em prédios residenciais e comerciais. As freiras que dirigem a instituição prometem um "espaço lúdico de estar e convivência", com dois acessos nas laterais do terraço.
 
Discursos polêmicos

  Causou desconforto em alguns presentes as falas de políticos nos momentos finais do velório do ator João Batista Costa, o JB, conhecido por interpretar a vida e os poemas de Cruz e Sousa. Segundo uma amiga que prefere não se identificar, "numa demonstração de falta de respeito, transformaram uma homenagem de pesar em palanque político, com direito a discursos ideológicos". 

Prévia da festa

  Depois dos chás de bebê e de revelação, uma nova tendência é o "chá bar".  Foi com esse conceito que Bettina Becker e Luis Eduardo Triches receberam convidados, dele e dela, sábado (3) à tarde, no Residencial Orlando Becker. O encontro, com cerimonial de Cássia Silva, teve como ponto alto o anúncio da lista de madrinhas e padrinhos do casamento marcado para 4 de maio.

 


O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) completou 13 anos de história e, para celebrar a data, os diretores Ernani Garcia e Cláudia Nascimento receberam a imprensa no último dia 31. Hermann Byron Neto representou o Imagem da Ilha no evento. (Foto: Paulo Scarduelli)
 

Homenagens à diva

  Os 30 anos da morte da cantora Neide Mariarrosa, no dia 4 de setembro, estão mobilizando o setor cultural de Florianópolis. Maximiliano Rosa, irmão da artista, e Cláudia Barbosa, filha de Zininho, já estão envolvidos com projetos para celebrar a data.  Mulher negra, Neide teve projeção nacional nos anos 1950/1960, e é apontada hoje como a maior intérprete de Florianópolis de todos os tempos. Em 1965, foi ela quem gravou a primeira - e antológica - versão do Rancho de Amor à Ilha, depois oficializado como hino oficial da cidade.
   
Mais ouros

   A atleta catarinense Vanessa Serafim, 31 anos, venceu as quatro lutas que disputou no Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-jitsu, realizado no fim de semana no Centro Multiuso, em São José, mantendo, assim, sua invencibilidade nas competições mais recentes das quais participou. Ela treina para alcançar ranking e patrocínio para disputar, em 2025, o Campeonato Europeu de Jiu-jitsu.
  
Arte do sapateado 

   Enquanto prepara a próxima edição do Festival Internacional de Sapateado Floripa Tap, para fins de maio e início de junho, Marina Coura terá uma importante missão neste mês. Ela integrará novamente a banca de jurados das apresentações deste gênero no Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis, dia 17, na sessão de abertura, às 16h, no Teatro Ademir Rosa. Coreógrafa e diretora da Cia. Trupe Toe e da Garagem da Dança, seus alunos já faturaram diversos troféus no evento, inclusive o de melhor sapateado de todo o festival.

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

 

 

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?