00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta as notícias sobre a Ilha e SC - 26/10

A artista visual e grafiteira Monique Cavalcanti, a 'Gugie', e a empresária Tida Zanatta (Foto: Angelo Santos)

Publicado em 26/10/2020

Entre os melhores

Pela primeira vez um escritor negro de SC com obra individual está na primeira lista de finalistas do mais importante prêmio de literatura do país, o Jabuti. O historiador Fábio Garcia assina "Ildefonso Juvenal da Silva, Um Memorialista Negro no Sul do Brasil", com a reprodução de 90 artigos daquele que o autor aponta como o pioneiro do movimento negro em SC. A obra, lançada pela editora Cruz e Sousa, concorre na categoria "Crônica" com outros nove títulos. No total, são 200 finalistas em 20 categorias. No próximo dia 5, sairá uma nova lista, dessa vez com os últimos cinco finalistas por categoria. O anúncio dos ganhadores, em cerimônia online, será no final de novembro. Se vencer, Garcia receberá R$ 5 mil. Em "Romance Literário", estão na disputa nomes como Chico Buarque e Edney Silvestre. O "Livro do Ano" receberá R$ 100 mil.

 Viagem de volta

Um processo de higienização será feito na tapeçaria criada por Almir Tirelli para o antigo saguão do Aeroporto Hercílio Luz e que estava em Curitiba, salvaguardada, até a semana passada. O retorno para Florianópolis dos três painéis que compõem a obra de 36 m2 aconteceu graças a um termo de doação assinado entre a Fundação Catarinense de Cultura e a Infraero. Ainda não é possível antecipar onde e quando eles estarão expostos ao público, uma vez que os museus administrados pela FCC permanecem fechados à visitação por causa da pandemia.

Piano e violino

Néri Pedroso lança em breve o livro “Pró-Música de Florianópolis e Darcy Brasiliano dos Santos – Construção coletiva de sentidos" contando a trajetória de Darcy Brasiliano dos Santos, 96 anos, gestor cultural que inseriu Florianópolis no roteiro das grandes orquestras, instrumentistas, conjuntos de música erudita e companhias de dança a partir da década de 1970. A história de Darcy está também em um documentário homônimo disponível nas redes sociais da Rede Marketing Cultural desde a última sexta-feira.

Carnaval na primavera

Foi organizado por Vera Collaço e Maria Isabel Orofino o livro digital recém-lançado pela editora da Udesc resgatando como foi o 1º Grande Baile Místico, realizado em outubro de 2019 e que teve sua edição 2020 cancelada em função da pandemia. No mesmo embalo, também acaba de ser lançado um videodocumentário com produção da 30 Por Segundo e direção de Fernando Pereira Oliveira e Alexandre de Assis Correia. Os dois trabalhos estão disponíveis gratuitamente na página do Movimento FloripAmanhã, um dos gestores do projeto. A nova data anunciada pelos organizadores é outubro do ano que vem. O evento é uma homenagem aos mitos e à magia da Ilha de Santa Catarina, com performances e desfile alegórico, e tem potencial para entrar definitivamente no calendário cultural da cidade.

Dois berços

O ultrassom feito na última sexta-feira revelou: Aline e o advogado Rodrigo Brisighelli Salles serão pais de gêmeos. Ainda é cedo para saber o sexo dos bebês. Eles virão fazer companhia para a primogênita da família, Helena. Uma surpresa bem-humorada, aliás, foi preparada para a avó, Romilda, em confinamento absoluto desde março em sua casa na Tenente Silveira. A pequena apareceu no portão vestindo uma camiseta com a frase "Fui promovida à irmã mais velha"!.

No computador

Em tempos de pandemia, a campanha de Natal da Lojas Koerich foi toda produzida em animação gráfica, o que permitiu agregar, além do mascote Kerito, alguns elementos históricos da empresa, como o primeiro veículo da rede, um Ford F-3 de 1948, chamado carinhosamente de Lili, e o presidente Antonio Koerich.

Energia renovável
 

O Floripa Shopping acaba de receber o Certificado de Uso de Energia Renovável 2020, emitido pela COMERC em parceria com a Sinerconsult. O reconhecimento é pela sua redução na emissão de gases de efeito estufa em 2019. Só no ano passado o shopping deixou de emitir 516,52 toneladas de CO2, o que corresponde ao plantio de 3.616 árvores. Desde 2012 o espaço consome energia de fontes renováveis como: eólica, solar fotovoltaica, biomassa ou ainda proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Além disso, o empreendimento também disponibiliza vagas verdes em seu estacionamento, em parceria com a AUDI e Engie. E o melhor, de graça!

Fábio Garcia, organizador de um dos livros finalistas do 62° Prêmio Jabuti (Foto: Rony Costa)


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?