00:00
21° | Nublado

URBANO SALLES - 1ª QUINZENA DE JULHO

A produtora cultural Fernanda do Canto, o fotógrafo e cineasta Carlos Pontalti e as artistas visuais Sara Ramos e Ilca Barcellos na mostra 'Pulsantes', no Museu Hassis (Foto: Divulgação)

Publicado em 05/07/2016

Frase da quinzena

"Não tenha medo de fazer denúncia ao 180. Esta é uma campanha que vou abraçar: ajudar mulheres a perder o medo"

 (Luiza Brunet, 54 anos, atriz e ex-modelo, sobre a acusação de agressão contra o ex-marido, o bilionário gaúcho Lírio Parisotto, um dos novos donos da RBS em SC)

Em casa

A autointitulada "artista urbana" e pesquisadora Flávia Tronca inaugura em breve seu novo ateliê, em Jurerê Internacional, assinado pela arquiteta Larissa Gransotto. Enquanto isso, dá os últimos retoques na exposição de pinturas que ela pilotará a partir do dia 7 na Casa de Cultura de Caxias do Sul, sua cidade natal.

Seis por meia dúzia

O mercado de TV por assinatura está preocupado com a possível obrigatoriedade de substituir milhões de decodificadores de sinais de satélite por outra tecnologia híbrida, sem que o consumidor tenha qualquer benefício com isso. A proposta está em estudo na Anatel.

Eu te amo

Cássio Reis e Fernanda Vasconcellos, namorados desde 2013, sobem ao palco do CIC dias 16 e 17 para sua primeira apresentação juntos em Florianópolis. O casal de atores está trazendo a comédia romântica "Enfim, Nós", que estreou no Rio em novembro do ano passado.

Território ocupado

Taxistas de Florianópolis estão mostrando força - e influência política - diante da ameaça do Uber. O número de vagas para os táxis aguardarem seus passageiros foi ampliado drasticamente nas últimas semanas, especialmente no Centro. O argumento é de que novos carros estão começando a entrar na frota. A maior parte dos novos espaços, porém, permanece ocioso, com as vagas vazias.

Na Praça Pereira de Oliveira, por exemplo, cerca de 10 antigas vagas públicas passaram a ser exclusivas dos taxistas, mas normalmente só duas ou três acabam ocupadas.    

GPS do glamour

Os bailes de gala, frequentados com alegria pela alta sociedade até pouco tempo atrás, acabaram em Florianópolis. Blumenau virou a única opção em Santa Catarina para quem ainda gosta do estilo vestido longo-gravata borboleta. Foi para lá que rumou um grupo de ilhéus no último dia 25 para participar da Noite de Gala Catarinense promovida por Juliano Manzke Hoemke, filho da saudosa colunista social Neusinha Manzke Hoemke, falecida em 2014.

Fim de linha

O pen drive está matando rapidamente o CD-R, muito popular desde a década passada para gravar música e dados.  Sucessores dos pré-históricos disquetes, os discos estão cada dia mais raros nas lojas - e muitas marcas, como a BASF, nem fornecem mais o produto. 

Chapa branca

A Prefeitura parou de estacionar seus carros oficiais em frente à escadaria da sede na Tenente Silveira, uma medida bem-vinda para a mobilidade na via. Em compensação, dezenas de vagas de Zona Azul no entorno estão sendo extintas para dar lugar aos veículos "chapa branca".

A mudança mais sentida foi no lado esquerdo da Rua Arcipreste Paiva. Como a nova sinalização com placas ficou mal posicionada, muitos motoristas estão caindo na armadilha e sendo multados em R$ 53,27 por estacionar onde até há poucos dias era permitido.

A Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito confirma que, em média, três pessoas têm procurado diariamente a sede do órgão, irritados, para reclamar da penalidade.

Alimento da alma

Um grupo de seis jovens católicos de Florianópolis organizou uma noite de sopas no salão paroquial da Igreja São Luiz, na Agronômica, para arrecadar recursos para a viagem que fará este mês para a Polônia. Eles vão participar da 31ª Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Cracóvia, com a presença sempre iluminada do Papa Francisco.

Gangorra e escorregador

 

Final de setembro é o novo prazo anunciado pela Prefeitura para, finalmente, abrir para visitação o Jardim Botânico, um projeto nascido na década passada. Inicialmente funcionará como um parque, com pistas para caminhada, corrida e parquinho infantil.

Escolheu bem

O caçador de talentos e modelos Marcelo de Paula, famoso por ter sido "Bebê Johnson's", acaba de somar mais um sucesso no currículo. A bela Evelin Stemposki, descoberta por ele, está dando os primeiros passos como atriz no Rio de Janeiro.


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?