00:00
21° | Nublado

Tragédia nacional | Polarização política | Número de armados cresce | Acesse agora!

SC é o Estado que tem a menor proporção de pobreza no Brasil (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 13/07/2022

Pobreza

  A tragédia é nacional: 63 milhões de brasileiros têm menos de R$ 497 para arcar com as despesas mensais. Mas os catarinenses estão um pouco melhores. SC é o Estado que tem a menor proporção: 10,16% sobre o total de 7,2 milhões de sua população.  Cinco vezes menos que o verdadeiro e cada vez mais pobre Maranhão, com 57,9% de sua gente.
 

Polarização política

   O paranaense Moás Lourenço de Albuquerque, de Londrina, escreveu para o “Estadão” sugerindo o que se percebe ser um anseio de milhares: que Bolsonaro e Lula se encontrem ao vivo em qualquer rede de comunicação, e esclareçam que as divergências entre eles se manifestem apenas no campo das ideias. Relata que, no último final de semana, esteve em SC e foi xingado e ameaçado porque estava comprando uma camiseta de um determinado candidato. Comprou a camisa, mas confessou que saiu da loja com medo e que está com receio de usá-la.
 

Inviolabilidade

   Votação no Congresso Nacional lavou a alma dos advogados com a derrubada dos vetos de Bolsonaro a dispositivos que garantem a proteção constitucional ao trabalho da classe. No Senado, foram 69 votos a 0. Para o criminalista catarinense Claudio Gastão da Rosa Filho, ficou confirmada a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, restringindo as hipóteses de decretação de mandados de busca e apreensão nestes locais, que haviam se tornado frequentes durante a Operação Lava-Jato. Agora, por exemplo, a Justiça não poderá mais tomar a drástica medida baseada apenas numa delação premiada.

 

Dupla

   No staff do senador Jorginho Mello (PL-SC), pré-candidato a governador, não há ânimo maior quanto às possibilidades de eleição, para o Senado, do ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, o nome imposto por Bolsonaro. Consta que, por conta disso. há uma movimentação para que a coligação tenha mais de um candidato – ou que Seif desista - e este seria o deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB.

 

Arquibancada

    O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A é um sucesso de público até a 15ª rodada. Atraiu para os estádios 3 milhões de torcedores. Consequência maior de programas sócio-torcedor, que dão vantagens diversas, como na compra de ingressos com descontos. No Avai, o número de sócios cresceu 45% neste ano. Por isso, mesmo ocupando no momento posição não muito confortável na classificação, tem média de público de quase 10 mil torcedores por jogo.

 

Espaço tomado

   A Policia Militar de Itapema agora vai fazer operações diárias no belo calçadão da cidade que, desde o verão, vinha sendo literalmente ocupado por usuários de entorpecentes e traficantes. As autoridades denominam a operação como de “retomada do espaço público”.

 

Brasileiro armado

   Tido como consequência de promessa de campanha de Bolsonaro, defensor da ideia de que uma pessoa armada tem mais chances de enfrentar a violência, nos últimos nove meses cresceu 41% o número de clubes e lojas de armas no Brasil, passando de 1.458 para 2.070. Conforme dados do Exército, de junho de 2021 a junho de 2022 as lojas de armas ativas em SC e Paraná passaram de 316 para 674 e de entidades de tiro esportivo ativas de 202 para 472.

 

Lido, alhures

  Verdadeiros cristãos devem, sim, marchar para Jesus em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o ódio, a intolerância, a corrupção, o desemprego, a inflação e a fome.  Assim seja!

 

Racha bolsonarista

  Bolsonaro continua tendo a preferência da maioria dos políticos e eleitores de SC, mas seu partido, o PL, está brigado. A vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), não anda se entendendo com as deputadas Ana Campagnolo e Caroline de Toni, estadual e federal, respectivamente. Nem se falam. As diferenças se acentuaram depois que Caroline negou-se a assinar nota de apoio à advogada Ana Blasi, que concorre à vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.

 

Solidariedade

   Fez-se o registro, aqui, semana passada, de um ególatra festival de exibicionismo em Criciúma, de emergentes e novos ricos expondo durante seis horas seus carrões num espaço público, que se contrapõe a um outro, oposto, da grande maioria dos criciumenses: realizou-se, sábado, o Mercado Solidário, ação organizada por jovens idealistas da cidade para beneficiar 15 entidades filantrópicas. Foram arrecadados mais de 11.100 quilos de alimentos e materiais de limpeza e higiene. Pergunta que não quer calar: aquela turma lá de cima faria isso voluntariamente?

 

Preços loucos

  O consumidor está ficando tonto com o que está vendo com os preços de alguns produtos de primeira necessidade, como o leite, que está, na maioria das cidades de SC, mais caro que a gasolina.

 

Composição

   A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) quer ver o partido ao lado do governador Carlos Moisés (Republicanos) nas eleições deste ano: “Estou na defesa para estar com o governador, até porque é um governador municipalista. Eu, com os meus prefeitos, quero estar com ele”, declarou a congressista em entrevista à Rádio Tubá, de Tubarão, ontem.


 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?