00:00
21° | Nublado

Sul da Ilha
Trecho liberado é mais uma opção de acesso ao Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul e Campeche, além do novo aeroporto da Capital

A liberação do trânsito é uma primeira etapa da obra, que tem previsão de entrega completa para março de 2020 (Crédito: Divulgação)

Publicado em 01/10/2019

Com extensão total de oito quilômetros, foi liberado no último dia 28 de outubro, o trânsito para os motoristas no novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina. A abertura garante a ligação à região e ao novo terminal aeroportuário de Florianópolis.

Sendo assim, com essa nova ligação, os motoristas terão mais uma opção para acessar regiões como Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul e Campeche, além do novo aeroporto. A liberação do trânsito no trecho é uma primeira etapa da obra, que tem previsão de entrega completa para março de 2020. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade - SIE, quando finalizado, o novo acesso deverá absorver 60% do tráfego da região, que é de aproximadamente 40 mil veículos por dia. Além disso, haverá redução de 22% no custo dos deslocamentos no trecho — menor tempo e gasto de viagem.

O investimento final, entre execução e desapropriações, será de aproximadamente R$ 260 milhões. Para garantir a passagem de veículos, desde o começo de 2019, o Governo do Estado fez quase três vezes mais desapropriações de imóveis em comparação aos quatro anos anteriores. De 254 processos, a equipe da SIE, em parceria com a equipe da Procuradoria Geral do Estado (PGE), solucionou 187 casos de janeiro a setembro deste ano. De junho de 2014 a dezembro de 2018, foram 65 lotes desapropriados.

Mais agilidade

A obra será realizada quase três vezes mais rápida do que nos anos anteriores. Em 15 meses - até março de 2020 - serão executados 40% dos trabalhos, ao passo que, de junho de 2014 até dezembro de 2018, a execução foi de 60%.

Da redação