00:00
21° | Nublado

Setembro Verde
Ação alerta para a necessidade da prevenção do câncer de intestino

Pontos da cidade, como a Figueira, na Praça XV, ganham iluminação verde em alusão à campanha (Crédito: Reprodução/PMF)

Publicado em 12/09/2019

O câncer colorretal, conhecido também como câncer de intestino, já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. Um dado preocupante vem gerando alerta: o aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens.

É justamente para alertar sobre as formas de prevenção e diagnóstico dessa doença que as Sociedade Catarinense de Coloproctologia – SCCP, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC promovem em Santa Catarina a campanha Setembro Verde. A ação tem o objetivo de oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.

De acordo com as sociedades, o câncer colorretal é altamente curável, especialmente quando diagnosticado cedo, por isso é importante realizar os exames médicos. A cirurgia, associada algumas vezes à quimioterapia e à radioterapia, é utilizada como tratamento.

Confira algumas das ações que serão realizadas no mês de setembro em Florianópolis com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção.

- Beiramar Shopping: o shopping ganha iluminação em tons de verde em adesão à campanha;

- Iluminação na Avenida Beira-mar Norte, Praça Portugal, Praça Sesquicentenário, Monumento do Pezão (em frente ao Majestic) e Praça XV de Novembro, incluindo a Figueira Centenária, e clínica Endocentro;

- Mutirão de aceleração no Hospital Universitário – HU: realização de colonoscopia durante todo o mês de setembro. O objetivo é realizar cerca de 200 exames, número quatro vezes maior do que as 50 colos realizadas em 2018;

- Dia D: no dia 27 será realizada uma capacitação dos médicos de todo o Estado e compartilhamento de novidades na área, no auditório do HU.

Da redação