00:00
21° | Nublado

Samu nas escolas | Estrategista político | CPI do aborto | Acesse agora!

Projeto para levar o Samu aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas de SC tem apoio da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece). Na foto, Programa Parceiros do SAMU nas escolas, que acontece desde 2010 em Itapevi (SP) (Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 08/07/2022

O que é o Samu

   A Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece) é quem está apoiando o Samu a levar aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas de SC, importantes informações sobre o serviço que presta, sua importância e os transtornos que sofre com os trotes telefônicos, que ainda existem. Além disso, receberão informações sobre como reconhecer sintomas de infarto do miocárdio e de AVC e o que fazer se presenciarem essas situações. A primeira cidade a receber o projeto é Joinville.

 

Adiante

   O cada vez mais influente prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, coordenador da campanha pela reeleição de Carlos Moisés na região sul de SC, é um habilidoso estrategista político, mas frustrado, porque seu partido, o PP, não lhe deu maiores chances. Ele sabe que, com um eventual governo de mais quatro anos de Carlos Moisés, se habilita à sucessão do atual governador. E não faz mais segredo disso.

 

Exibicionismo

   Somente em Criciúma - a capital catarinense das vaidades -, poderia ser palco de uma grande exposição, em espaço aberto, promovida por um dos trocentos colunistas sociais e “influencers” locais, dia desses, durante seis horas: mais de 50 emergentes da cidade reuniram suas Ferraris, Lamborghinis, Porches, BMWs e Audis, dentre outras marcas, devidamente rodeadas (para caras, bocas, fotos e filmes em redes sociais) por eles próprios, com suas esposas, noivas, namoradas, amantes e agregados, num explicito espetáculo de exibicionismo e ostentação. A origem do dinheiro para sustentar tanta riqueza pode ser honesta, mas não é o que diz o ranking das instituições tributárias, que no município sulino localizam uma histórica e resistente liderança em sonegação de impostos.

 

Inconstitucional

    O jovem mestre em Direito pela UFSC, professor e advogado Rodrigo Sartoti não tem dúvida: a CPI do aborto, proposta na Assembleia Legislativa, “é absolutamente inconstitucional”. Diz que cabe CPI para investigar ato jurisdicional, pois fere a reserva constitucional da jurisdição. Além disso, não é competência da Assembleia Legislativa a investigação de atos de entidades federais, tais como o Ministério Público Federal  e o Hospital Universitário da UFSC, o que vai de encontro ao pacto federativo.

 

Moto-frete

   Vitória do deputado federal Gilson Marques (Novo-SC): a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de sua autoria que permite a atividade de moto-frete independentemente da categoria de registro do veículo. O regramento atual, obsoleto, exige autorização do órgão de trânsito, mediante registro como veículo da categoria de aluguel.

 

Falso currículo

   A falta de checagem de documentos dá nisso: a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu manter na Justiça a exoneração de um ex-professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC demitido após apresentar, em duas oportunidades, certificado falso no currículo Lattes com o objetivo de obter gratificação decorrente do reconhecimento de saberes e competências.

 

Jovens conscientes

   A diferença foi mínima – 21 a favor e 19 contra -, mas mostra que os jovens estão mais conscientes do malefício do cigarro.  Na 29ª edição do Parlamento Jovem, programa do Legislativo estadual, eles aprovaram projeto de lei proibindo o consumo de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços públicos fechados, parques e praças de SC.

 

Perdeu

   O governador Carlos Moisés perdeu no Legislativo, que rejeitou projeto de lei do Executivo propondo a criação de até 8.446 vagas para policiais militares e 1.726 para bombeiros, entre praças e oficiais. O objetivo era enfrentar a defasagem de efetivo. Os deputados entenderam que era uma afronta ao concurso público e até uma forma disfarçada de criar cabides de emprego nos quartéis.

 

 

Pudor

  Como resolver – se é que para o problema há solução – o caso do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, e a existência de um boletim de ocorrência que o incrimina por ter passado em um motel na companhia de um menor de idade? Se for candidato a qualquer cargo eletivo, o fato será explorado pelos adversários.

 

Liderança

   Ação notável do Ministério Público estadual permitiu uma  liderança de SC: é agora o Estado com o maior número de Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA) regulares do país. O FIA é o canal para o recebimento de recursos para implantação e manutenção de projetos em favor de crianças e adolescentes. Mais de 90% deles estão aptos a receber doações diretas do Imposto de Renda. Até 2015, apenas 10,1% dos municípios tinham o fundo regularizado. Atualmente são 268, o que representa 90,85% das cidades catarinenses. 

 

Troféu cinismo

   Se houvesse um Troféu Cinismo para os políticos brasileiros para ser entregue por esses dias ele seria merecido para o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que chegou a ser preso após a descoberta de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador. Em entrevista, sábado, falou do “calvário” que está passando e que ninguém tem autoridade moral para apontar o dedo a ele. Entre iguais como ele, certamente, não haverá quem.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI