00:00
21° | Nublado

Rumo a Paris: jovem promessa do futebol é de Floripa

A habilidade de Matheus no futebol o levou a ser selecionado para uma importante competição do Paris Saint Germain (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 22/02/2021

Era fevereiro de 2020, e o Coronavírus ainda não mostrava a sua potência no Brasil, quando os pais de Matheus, 10, e Maurício, 8, matricularam os filhos em uma escola de futebol  em Florianópolis. O que era pra ser somente uma atividade extracurricular, teve um desfecho surpreendente.

O amor dos irmãos pelo futebol pode ser visto em diversos momentos de suas rotinas, como conta o pai, Nelson Füchter Filho. “Eles assistem aos jogos e acompanham todas as tabelas, fazem coleções de miniaturas, jogam bola o dia inteiro dentro de casa, na quadra, com os amigos, no colégio”. E elegeram os times do coração: Paris Saint Germain, Palmeiras e Figueirense. O Palmeiras já estampava o primeiro uniforme que Matheus ganhou, quando ainda estava na barriga da mãe. “No ensaio fotográfico antes de ele nascer, o tema foi futebol. Eu sempre digo que ele jogava bola desde o meu ventre, pois ele chutava muito na barriga”, lembra a mãe, Andrea.
 

Prevendo o futuro: com os pais, Nelson e Andrea, e ainda na barriga da mãe, Matheus foi presenteado com o uniforme do Palmeiras (Foto: Arquivo pessoal)
 

A escola de futebol escolhida pelos pais, Nelson e Andrea, para os filhos, foi justamente a Escola de Futebol Oficial do Paris Saint Germain, a PSG Academy, com filial em Florianópolis. “Os meninos entraram descompromissados, somente pra brincar. Daí veio a pandemia e a escola parou. Após 45 dias, seguindo os protocolos, a escola reabriu, o que foi fundamental para eles continuarem a praticar o esporte, com disciplina, mesmo em meio a tudo o que estava ocorrendo”, lembra o pai. “Após quase um ano de treinamento e dedicação, superando os protocolos de saúde e as dificuldades que todos passamos nesse período desafiador, recebemos uma grande notícia”, continua Nelson Füchter Filho.

 

Os irmãos, Matheus (E) e Maurício, curtem cada segundo na escola de futebol do Paris Saint Germain, onde treinam, em Florianópolis (Foto: Arquivo pessoal)

Maurício (D) e Matheus são companheiros nos treinos de futebol  (Foto: Arquivo pessoal)


A grande surpresa

Dentro da programação pedagógica da PSG Academy, há algumas competições para os alunos que desejam evoluir como atletas, que são a níveis local, nacional e mundial. A competição PSG Academy World Cup acontece anualmente em Paris e seleciona atletas de todos os países em que a escola tem filial, incluindo o Brasil. Para a surpresa dos pais, Matheus foi um dos selecionados para participar do campeonato que acontece em maio desta ano, o único atleta de Florianópolis. Ele jogará na posição de atacante na categoria sub 11. “Nós, como pais, estamos muito emocionados e felizes. O Matheus é muito empenhado no futebol”, conta a mãe, Andrea.

O pai conta que a expectativa para a viagem é muito grande. “É a primeira vez que ele viajará para Paris, e ainda jogará no estádio do time que ele tanto admira”, conta. E a família vai junto! Pais, irmão, tios e avós estarão lá para torcer pelo Matheus.

Serão 12 países participantes, entre eles, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, sendo que o Brasil será o único país da América do Sul. O torneio levará a um campeão do mundo. “Essa experiência o Matheus levará para a vida”, finaliza Nelson Füchter Filho.

Por Gabriela Morateli 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!