00:00
21° | Nublado

Atualização: Reservatório da Casan rompe no Monte Cristo
Força-tarefa para limpeza opera com 200 pessoas e 50 equipamentos

Com rompimento a água desceu a Rua Luiz Carlos Prestes, e atingiu vários carros e casas (foto: Ricardo Pastrana/GMF)

Publicado em 06/09/2023

Na madrugada desta quarta-feira, 06, ocorreu o rompimento de um reservatório de água da CASAN, no bairro do Monte Cristo, em Florianópolis. Segundo a Guarda Municipal, uma ocorrência bem complexa, quando famílias, crianças e idosos foram acordados com um estrondo e enxurrada no meio da noite fria, e tiveram suas casas inundadas. 

Com rompimento a água que desceu a Rua Luiz Carlos Prestes atingiu vários carros deixando também várias pessoas feridas ainda quem sem gravidade. Mais de 15 carros ficaram totalmente destruídos depois que arrastados rua abaixo pela força da água, segundo vários moradores a perda em suas casas foi total.

A Defesa Civil informou que a estimativa é de que 85 casas foram atingidas pelo acidente. 100 pessoas já estão no serviço de acolhimento e a quantidade de veículos atingidos ainda não é totalmente conhecida.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, direto de Seul, na Coréia, informou por vídeo que a Prefeitura já está em campo para a acolhida das pessoas que perderam suas casas.

Veja o vídeo

Já o governador Jorginho Mello, que esteve no local hoje pela manhã, se posicionou sobre o apoio às famílias envolvidas, e também cobrou a responsabilidade da CASAN, já que o reservatório, que se rompeu, havia sido entregue em março de 2022. Veja o video

Força-tarefa para limpeza

A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana está operando força-tarefa em apoio à Defesa Civil no atendimento à situação no Monte Cristo com até 200 pessoas, 40 caminhões e 10 máquinas de grande e pequeno porte. Ainda não há informações sobre a quantidade de resíduos volumosos removidos do local do acidente.

Os resíduos estão sendo levados para ponto de apoio temporário no Continente, para triagem e encaminhamento a destino final adequado. 

De acordo com o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, a primeira ação de limpeza foi para desobstruir as vias públicas. Agora à tarde já começou o serviço de remoção do entulho da caixa d’água. Plataformas contratadas pela Casan estão operando no local para remoção dos automóveis atingidos.

As equipes vão permanecer hoje no local. Amanhã, começa operação de apoio à limpeza das residências. Serão colocadas caixas estacionárias para disposição de móveis e aparelhos danificados. Pelo menos até sexta, informa João da Luz, a força-tarefa vai atuar no Monte Cristo.

A força-tarefa reúne desde a primeira hora da manhã operacionais de todas unidades da Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana, equipes de Remoção da Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045