00:00
21° | Nublado

Raul Sartori traz as principais notícias do cenário local

Foto: Reprodução **CLIQUE PARA AMPLIAR**

Publicado em 14/04/2021

De olho

    O Ministério Público de SC vai lançar um programa de fiscalização para investigar a destinação dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal aos 295 municípios do Estado durante estes mais de 12 meses de pandemia. É que já existem denúncias graves nas promotorias de que prefeitos teriam manipulado tais recursos, rubricados, para folha de servidores e até pavimentação de rua, entre outras aplicações que não podem nem pensar em fazer.  

Ungido

    Manezinho da Ilha de SC, o desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira foi eleito por aclamação, anteontem, para a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, nos próximos dois anos. A posse será em junho, em data não agendada ainda. Pereira foi promotor de Justiça em SC entre 1986 e 1993 e juiz federal entre 1993 e 2006, quando foi nomeado desembargador pelo então presidente Lula.

Projeto para SC

   O PDT de SC, através da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, lançou o Projeto Catarinense de Desenvolvimento. O propósito é regionalizar, por Estados, as ações propostas por Ciro Gomes, de olho nas eleições presidenciais de 2022, no seu Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND).

Fake news

    Freira, a presidente da Federação de Hospitais Filantrópicos de SC, irmã Neusa Lúcia, quase foi às lagrimas em audiência pública na Assembleia Legislativa, esta semana, ao falar do estrago que as fake news provocam no segmento, como as de que os hospitais recebem dinheiro a mais por óbito de covid-19, e que os médicos ganham um percentual para cada intubação que fazem. Tudo falso, absolutamente.

Gênero neutro

   A Justiça de SC, em uma das primeiras decisões sobre a matéria no Brasil, reconheceu o direito de uma pessoa em declarar que seu gênero é neutro. O caso concreto envolve uma pessoa que quando nasceu foi registrada como do sexo masculino, mas nunca se identificou como tal e tampouco com o gênero feminino. O gênero neutro já é um conceito adotado pela ONU e o Supremo Tribunal Federal já se manifestou a favor da possibilidade de mudar o registro do sexo, independentemente do órgão sexual físico. 

Lido, alhures

   Instalar CPIs da Covid durante a pandemia é como buscar o culpado do naufrágio em vez de salvar as pessoas que ainda estão se afogando. Perfeito.

Clima

  O que o bom senso recomendaria, não existe. A Assembleia Legislativa deve aprovar por estes dias um projeto propondo que o uniforme escolar na educação básica da rede pública seja compatível com o clima de cada município. Detalhe mais que importante que não é considerado atualmente.

Estamos fora

  Os três senadores de SC (Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello) não assinaram a CPI da Covid, aquela que o ministro “supremo” Luís Roberto Barroso mandou abrir.

Resolvam logo!

   É mais que compreensível – chega de idas e vindas, do fica-não-fica - a preocupação do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem) que ontem emitiu nota em que pede agilidade no julgamento do processo de impeachment do governador afastado Carlos Moisés. O cidadão-contribuinte pensa e quer a mesma coisa. A manifestação veio a público após o presidente do Tribunal do Impeachment e do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Ricardo Roesler, conceder novo prazo aos denunciantes e ao denunciado, o que frustrou a possibilidade de julgamento imediato. A novela segue.

Palanque

    Em busca de palanques estaduais para uma possível candidatura presidencial de Lula em 2022, o PT aposta na reaproximação com antigos aliados que se afastaram ou romperam com o partido após o impeachment de 2016. Conforme “O Globo”, em SC o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), um dos cotados para concorrer ao governo, se mantém distante do bolsonarismo dentro da sigla, mas nega interesse em reeditar a aliança feita com o PT em 2014.

Armas

   Na assumida compulsão contra o atual governo central, a Globo escalou a jornalista catarinense Sonia Bridi para produzir a série “À mão armada”, para expor os efeitos da política armamentista de Bolsonaro. O que é o primeiro podcast produzido pelo Globoplay, foi lançado no domingo no Fantástico. As consequências do recente desmonte do Estatuto do Desarmamento são desastrosas, afirma o documentário gravado em áudio e narrado em primeira pessoa por Sônia.

Mais polícia

  Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu espaço para o nascimento de um novo tipo de polícia no País: a Judicial, para atuar no interior de tribunais, instaurar “procedimentos preliminares apuratórios” e até mesmo realizar diligências. Segundo o “Estadão”, o Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, com sede no Rio, é o primeiro a instalá-la, com base na resolução. O TRF-4, com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre SC, Paraná e Rio Grande do Sul, estuda adotar o modelo. E, evidentemente, Tribunais de Justiça dos Estados, já estudam institui-lo. As críticas já começam a aflorar. O Judiciário quer criar uma polícia própria para chamar de sua. A conta se sabe para quem vai. (Mais notas em www.raulsartori.com.br )

Drama

   A maioria dos prefeitos de SC vive um drama: prorrogar as datas de vencimento de alguns tributos municipais e assumir o risco de atrasar o pagamento de salários de seus servidores, ou manter as datas inicialmente previstas? Uma breve enquete já pode servir de base para tomada de decisão.

Vinho

  Parece um milagre que São Joaquim, a 1.400 metros de altitude, já reúna 19 vinícolas que conseguiram criar mais um atrativo para a cidade, que agora recebe 200 mil turistas por ano, contra 60 mil quando o único atrativo era o frio. Essa conquista ganha mais valor quando se sabe que ali se supera um desafio: a produtividade dos parreirais é um terço inferior ao polo gaúcho, algumas dezenas  de quilômetros abaixo.

Fama dividida

   O conhecido navegador catarinense Vilfredo Schurmann assiste, orgulhoso, sua fama ser dividida em família. É que sua sobrinha neta, a modelo, instrumentista e compositora Ana Schurmann, de 25 anos, decolou como cantora. No momento vivendo na Nova Zelândia, para se proteger da crise sanitária, faz sucesso em muitos países com a música “Tell me”. A arrancada para a fama veio depois que a BBC destacou a canção em sua playlist.

Autismo na pandemia

   O deputado estadual Coronel Mocellin apresentou projeto de lei que dispensa os autistas de usarem máscara. Explica: seu uso potencializa o transtorno do processamento sensorial, comum entre autistas. Pode gerar crises, irritabilidade e agitação. É algo insuportável para eles, segundo relatos. Essa medida visa o bem-estar deles.

Inacreditável

   Mais uma desse país da piada pronta: o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acabe com os incentivos para quem investe em energia solar. É tudo o que querem as distribuidoras de energia (como a nossa Celesc), à custa de abusivas tarifas bancadas pelo consumidor. Mais uma demonstração de que nosso “sistema de poder” está corrompido.

Dilema

  Famílias de vítimas da covid-19 em SC estão enfrentando um problema, já notado na Justiça e no Procon: seguradoras não querem tomar conhecimento quanto ao pagamento de seguros para dependentes de quem morre pelo vírus.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?