00:00
21° | Nublado

Promovendo a saúde: as iniciativas de doação de sangue da WKoerich
Construtora incentiva colaboradores em ação humanitária local

A WKoerich promove iniciativas de doação de sangue ao longo do ano, proporcionando a oportunidade para que seus colaboradores possam contribuír diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da empresa. (foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 03/04/2024

A doação de sangue é uma prática essencial para garantir a disponibilidade de sangue seguro e adequado para transfusões, contribuindo diretamente para a promoção da saúde. Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde em junho de 2023, 1,4% da população brasileira realiza doações sanguíneas de forma regular, situando o Brasil dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza uma taxa de doação entre 1% e 3%.

A doação de sangue está principalmente associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3, intitulado "Saúde e Bem-Estar". Este ODS tem como= objetivo assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Embora a doação de sangue não esteja diretamente vinculada aos outros dois componentes da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança), ela pode ter impactos positivos nas dimensões sociais e, de forma indireta, na governança de sistemas de saúde.

Reconhecendo a importância desse ato, a WKoerich promove iniciativas de doação de sangue ao longo do ano, proporcionando a oportunidade para seus colaboradores contribuírem diretamente. Durante essas ações, a empresa direciona seus colaboradores ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc); "Esta ação é de extrema relevância não apenas para os membros da equipe, mas também para a comunidade ao nosso redor. Compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos hemocentros e, mesmo que de maneira modesta, buscamos auxiliar conforme nossas possibilidades, especialmente no que se refere ao estímulo à doação";, explica Aline Will Parma, coordenadora do projeto WLife.

Nos últimos dias 21 e 22 de março, a construtora realizou mais uma ação de incentivo. 51 colaboradores participaram da iniciativa.  "reconhecermos essa urgência, começamos a incentivar nossos colaboradores a realizarem doações, e a iniciativa foi muito bem recebida pela equipe. Em 2023, 30 colaboradores participaram ativamente das doações em fevereiro, enquanto 44 estiveram presentes em novembro. E a cada nova ação, mais colaboradores aderem a essa missão, vide os números de doadores
esse ano", destaca. Aline aponta ainda a importância de considerar que a doação de sangue pode ser inserida principalmente no contexto mais amplo da responsabilidade social corporativa e nas práticas de sustentabilidade em organizações e comunidades, como exemplificado pelas ações de incentivo realizadas pela WKoerich.

Da redação