00:00
21° | Nublado

Prefeitura sanciona lei que amplia opção da adoção de cães e gatos
Florianópolis agora permite adoção de animais por moradores de outros municípios

Com a nova lei, o Bolacha, que está na Dibea desde 2016 aguardando por uma família, também terá mais chances. Foto(Divulgação/Dibea)

Publicado em 15/01/2022

A Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Florianópolis (Dibea) agora poderá realizar adoção de animais para interessados além dos limites da cidade. O prefeito Gean Loureiro sancionou a lei que permite a doação de cães e gatos acolhidos na Dibea para moradores de outros municípios também. 

Para que a adoção de animais da Dibea seja autorizada para pessoas de fora de Florianópolis, algumas regras foram estabelecidas, como animais que tenham mais de um ano de permanência no canil ou gatil da Dibea, animais idosos ou deficientes, de cães de grande porte, principalmente das raças pitbull e american, e em demais situações que a Diretoria entenda como caráter excepcional. Em caso de interesse mútuo de adoção do mesmo animal, munícipes da Capital têm preferência para a adoção. 

A Dibea Floripa é um órgão que realiza também resgates de animais vítimas de maus-tratos. Esses animais, sejam cães ou gatos, após o processo de recuperação, ficam acolhidos no canil e gatil municipal. Devido ao grande número de resgates realizados pela Dibea, a entrada de animais na maior parte do ano é maior do que as adoções. Dessa foram, o espaço físico do órgão fica limitado, impedindo novos salvamentos. A ação de liberar a adoção para além dos munícipes da cidade é também uma alternativa para permitir um trabalho contínuo e efetivo da Dibea nos atendimentos de ocorrências. 

Cães como o Bop, um idoso de 13 anos, agora estarão disponíveis também para adoção de moradores de outras cidades.

“Nós queremos conseguir continuar realizando o trabalho da Dibea da forma mais completa possível. Para isso, precisamos que a adoção dos animais seja realizada, pois o espaço físico é limitado, apesar de comportar grande quantidade. Quando um animal da Dibea é adotado, ele abre espaço para que outro seja resgatado”, ressalta o prefeito Gean Loureiro. 

Sobre a Dibea Floripa

A Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Florianópolis (Dibea) é o órgão responsável pela proteção animal na cidade. O trabalho realizado pela Dibea engloba desde o atendimento de Boletins de Ocorrência de maus-tratos, resgates, consultas e castrações, até o processo de adoção de um animal acolhido. 

Todos os animais entregues para adoção pela Dibea Floripa são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. Até o momento, a adoção de cães e gatos da Dibea era permitida apenas para munícipes de Florianópolis, mas com o sancionamento da lei, outras pessoas também podem adotar.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!