00:00
21° | Nublado

Planejar é preciso
Uma boa estratégia de comunicação é essencial no mundo empresarial

Já dizia Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica” (Crédito: Reprodução)

Publicado em 11/12/2019

Em um mundo super conectado, com agilidade e rapidez impressionantes, algumas ferramentas e técnicas não podem ser desprezadas e eu diria até que sem elas corremos o risco de comprometer os resultados das organizações. Em minhas aulas, costumo comentar que existem empresas avestruz, que fazem muitas coisas, mas se comunicam de uma forma amadora e singela demais, comprometendo a amplitude da sua percepção (da empresa) e do seu produto, e consequentemente prejudicando suas atividades comerciais e seus resultados.

Tenho percebido que grande parte dos problemas que encontro nas empresas advém da falta de um planejamento organizado e com indicadores que precisam ser identificados e buscados de maneira objetiva pelos colaboradores. Agora, imagine que você não tem um planejamento de comunicação e que não identifique como, onde, como e por que você trabalha. Como fazer para alcançar o que você pensa, sonha e produz?

Não bastam apenas boas ideias, muita inovação e criatividade, você precisa chegar ao público que tem interesse ou que poderá ter interesse no seu produto. Esquecer ou deixar em segundo plano as ações de marketing e comunicação é pensar pequeno e ter visão míope sobre o seu negócio e sobre o mercado.

Tenho contribuído para que as empresas, seus donos e executivos não esqueçam das lições que nosso mestre e guru Peter Drucker não cansava de dizer: marketing, e eu incluiria comunicação, são funções estratégicas das empresas e não podem ser considerados simples processos administrativos. Por isso, estamos vendo um crescimento impressionante de embaixadores de marcas e produtos, pessoas que conferem credibilidade, confiança e que, certamente, gerarão crescimento nas vendas e um posicionamento de destaque da empresa em um mercado muito competitivo. Percebo que a arrogância empresarial e a falta de humildade para aprender com quem está fazendo bem feito e de forma estruturada e planejada têm sido alguns dos motivos de fracassos empresariais.

Planejar é uma ação básica na vida complexa dos negócios e sabemos que a boa comunicação é uma vantagem competitiva de grande valia. Portanto, não abra mão de ter excelentes profissionais de comunicação em sua organização ou, ao menos, saiba contratar empresas que são especialistas neste tema tão fundamental.

A comunicação só existe quando o que eu falo é entendido por quem me ouve, me vê e me sente. Não economize no essencial, pois uma organização é um ser vivo em constante transformação e o mercado é para todos, porém, não perdoará se você não souber se comunicar e ser compreendido pelo mercado. Seja mais leve e pense que a comunicação salvará sua empresa ou poderá levá-la ao desaparecimento. Como dizia o velho guerreiro, Chacrinha: "quem não se comunica, se trumbica". Ou seja, quem não planeja, não sabe qual vento terá que enfrentar. Planeje e comunique! 

Por Octavio Rene Lebarbenchon Neto - administrador formado pela Udesc/Esag e mestre em Administração pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Madri – Espanha)