00:00
21° | Nublado

Personagem da semana: Padre Vilson Groh,“a beleza está no caminho”

Padre Vilson Groh (Foto: Reprodução)

Publicado em 26/07/2021

“A beleza da vida não está no ponto de partida, nem no ponto de chegada, mas no caminho onde acontecem os encontros.” Com essa premissa é que o empreendedor social, Padre Vilson Groh, criou há 10 anos o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), em Florianópolis. Natural de Brusque (SC), padre Vilson dedica-se às causas sociais há quatro décadas e tornou-se uma das figuras mais queridas da capital catarinense. Ele, que já foi Personalidade do Ano do Imagem da Ilha, há alguns anos, hoje é o nosso Personagem da semana.

O objetivo do IVG, segundo padre Vilson, é criar sinergia entre as ações e gerar aprendizagem, além de ser um espaço de articulação política, onde se discutem os problemas sociais da região e propõem-se soluções, visando influenciar na formulação de políticas públicas. 

Como forma de prestação de contas para sociedade, o IVG divulgou na semana passada, o seu Relatório Social do exercício de 2020. “O relatório social é uma forma de dar transparência às nossas ações e seus impactos e agradecer generosamente aos parceiros, voluntários e aliados da nossa causa, ao nosso sonho. Especialmente na edição deste ano, comemoramos também os 10 anos de Instituto e 40 anos de Rede IVG, resgatando memórias dessa história fundamentada nos princípios da solidariedade e da esperança”, pontua Pe. Vilson Groh.

Em 2020, a Rede IVG (ou seja, o conjunto de seis organizações e duas escolas sociais articuladas pelo IVG) atendeu 4.914 crianças, adolescentes e jovens com seus serviços e projetos. Mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com suporte socioassistencial e alimentar. Em termos de investimento, em 2020, a Rede IVG aplicou R$ 8,4 milhões em ações educativas e sociais nessas comunidades.

Programas e projetos do Instituto Pe. Vilson Groh

Diante do cenário pandêmico em 2020, o IVG lançou o Fundo de Apoio às Famílias Empobrecidas da Rede IVG, com o objetivo de garantir o direito básico à alimentação e subsistência em meio à crise. Graças a mobilização das organizações, voluntários e parceiros, o Fundo Apoio arrecadou e investiu quase um milhão de reais no ano passado. Mais de 1.700 foram beneficiadas com cestas básicas, alimentos orgânicos, a moeda social, além de kits de limpeza e higiene, e máscaras de proteção. Agora, em 2021, só no primeiro semestre, R$ 418 já foram arrecadados e aplicados nas ações de segurança alimentar. 

Outro programa do IVG que merece destaque é o Programa de Bolsas, que oferece curso preparatório para o vestibular nas universidades do Estado e bolsas de estudo no Ensino Técnico e Superior. Nos últimos anos, mais de mil estudantes já passaram pelo Pré-vestibular do IVG e mais de 300 jovens se tornaram universitários. Só em 2020, dos 78 vestibulandos, 29% já obtiveram aprovação nas universidades (e o número aumenta à medida que as faculdades divulgam seus resultados). Ainda em 2020, o IVG apoiou 54 universitários. Esses são alguns dos detalhes contidos no Relatório Social 2020 do Instituto Pe. Vilson Groh. Após o lançamento no Youtube, a versão impressa do material. 

Confira o relatório social clicando AQUI.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp