00:00
21° | Nublado

Os fatos sob a ótica de Ed Carlos
Chargista e colaborador do Imagem da Ilha utiliza sua visão de mundo para ilustrar os temas do momento

É só olhar para uma charge de Ed Carlos para perceber a sensibilidade do chargista para interpretar fatos cotidianos.(Foto: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 14/11/2023

Com seu olhar perspicaz, ele traduz assuntos da atualidade em ilustrações que chamam a atenção pela beleza e pelo significado que representam e que podem ser vistas – e lidas -, semanalmente, no Portal Imagem da Ilha. Nosso Personagem da Semana é o chargista Ed Carlos.

Os traços dos desenhos, aperfeiçoados desde a infância nas aulas de Educação Artística, ganharam força na adolescência “como forma de me distrair”, conta Ed. Porém, essa “distração” virou seu ofício. Por volta dos vinte e poucos anos, começou a trabalhar como chargista no jornal Metrópoles, em São Vicente (SP) e também na cidade onde mora, Santos (SP).

Desde então, seu trabalho ganhou notoriedade e jornais de outros estados começaram a se interessar por suas charges. “Mesmo à distância, consigo me envolver com outras cidades e estados, lendo com atenção as notícias regionais e interpretando as necessidades dos munícipes”, conta. Dentre os estados, estão Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “A parceria com SC tem sido a mais longeva. Já são cerca de 15 anos trabalhando para este estado”, conta.

Criatividade aguçada

É só olhar para uma charge de Ed Carlos para perceber a sensibilidade do chargista para interpretar fatos cotidianos. Porém, sabemos que a criatividade exige certo grau de curiosidade e sagacidade, ainda mais quando precisa ser usada com regularidade.

Nos primeiros anos de sua carreira, conta que se inspirava muito em chargistas brasileiros notórios, como Angeli, Glauco , Laerte. Mas, com a prática e as pesquisas, foi descobrindo novas referências. “Hoje me inspiro na maneira de interpretar as notícias dos chargistas americanos e franceses. E, atualmente, admiro a sutileza dos trabalhos de Jean Galvão”.

Ed conta que sempre foi muito observador do comportamento alheio, o que facilita na hora de desenhar. Mas destaca que a criatividade precisa ser trabalhada, embasada em referências. “Desta forma, ao elaborar uma charge, procuro mesclar o assunto principal com cultura pop, com personagens em voga, ou, ainda, com acontecimentos de outros segmentos mesmo que distantes da temática principal”. Dentre os seus temas favoritos estão os sociais e esportivos.


Charge produzida para a coluna do Raul Sartori, sobre um ataque evitado em escola de SC que foi evitado pela Operação Escola Segura

 

Atualmente aos 48 anos, Ed Carlos dedica-se exclusivamente à ilustração e, além das charges, que, segundo ele, tanto preenchem o lado profissional como também são uma forma de lazer, é ilustrador de livros.

Chargista ou cartunista?

Dois termos bastante utilizados e que podem provocar dúvidas sobre seus significados. Qual é a diferença entre chargista e cartunista? “O chargista apresenta sua opinião baseada em fatos atuais, pontuais. O cartunista realiza ilustrações atemporais”, explica Ed Carlos. “Mas um não exclui o outro. É possível fazer ambos.”

Texto escrito por Gabriela Morateli dos Santos

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045