00:00
21° | Nublado

Obra em estação ampliará sistema na região central de Florianópolis

Foto: Divulgação

Publicado em 09/06/2021

Inaugurada há quase 25 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto Insular, maior unidade de depuração de efluente sanitário de Florianópolis, passa por obras de ampliação e modernização de sua estrutura.

As obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan iniciaram em fevereiro deste ano, com a fundação para construção de um novo tanque aerador. De acordo  com a Companhia, serão realizadas melhorias nas instalações elétricas e nas estruturas de apoio da estação, com adequação ao novo processo de tratamento que será adotado. A unidade também terá sua capacidade ampliada, passando da depuração de 296 L/s para 612L/s.

A modernização do tratamento será obtida com a substituição do sistema atual, de lodos ativados por aeração prolongada, pelo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor)/ Reator de Biofilme de Leito Móvel, uma tecnologia mais avançada.

A Casan destaca que, entre as vantagens do MBBR, estão a melhoria na eficiência do tratamento e maior simplicidade na operação do sistema, além de maior capacidade de suportar as variações nas vazões de pico, que acontecem nos meses chuvosos.

A ETE também passará a fazer o tratamento de esgoto em nível terciário, considerado o mais completo, pois além de matéria orgânica remove fósforo e nitrogênio do efluente final.

Ampliação do SES Insular

As obras na ETE Insular possibilitarão ampliar o sistema de esgotamento sanitário na região central de Florianópolis, com a implantação de rede de coleta de esgoto nos bairros José Mendes e Morro da Lagoa.

Também será possível pôr em operação a rede assentada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. Ao total serão beneficiados aproximadamente 225 mil habitantes.

A ampliação do SES Insular integra o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina, direcionado expandir o saneamento básico em todas as regiões – e uma das ações prioritárias do Governo do Estado. O valor total do empreendimento é de R$144,8 milhões, viabilizados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!