00:00
21° | Nublado

Novos candidatos | Historiadora alemã sem paradeiro em SC | 70+ podem votar | STF vota verde | Animais protegidos
Confira estas e outras novidades no Raul

Parlamentares de SC sugerem criar um Observatório Animal, portal com todas as informações de leis e dados estatísticos em defesa dos animais nos municípios catarinense (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 15/04/2022

Caldeirão

   Quase que diariamente surgem chapas com nomes novos ou velhos se articulando para a sucessão de Carlos Moisés. Uma que chegou à lume esta semana aponta a união de Raimundo Colombo, do PSD, ao governo do Estado, com Ângela Amin, do Progressistas, de vice, e Geovânia de Sá, PSDB, para o Senado. A presença feminina é algo que pode agregar muitas simpatias e ... votos.


Sem paradeiro

   Respondendo a pedidos, não há nenhuma atualização a fazer, aqui, sobre a historiadora alemã Brigitta Fischer, de quem, a pedido de escritório de advogados no Rio de Janeiro, esta coluna, sob total confidencialidade, tentou procurar contatos dela em SC, onde esteve em 2013. Aparentemente, ela exerce seu trabalho sob absoluta discrição, ausente completamente de redes sociais ou outros meios, inclusive telefone, que possam indicar seu paradeiro. Quando veio, foi para investigar possíveis herdeiros de pessoas, principalmente judias, que morreram durante a 2ª Guerra, em campos de concentração. São 60 mil, que deixaram heranças, sem sucessores conhecidos.

 

Fake news

    Começou a propagação, pelas redes sociais, de mensagens falsas sobre as eleições. Entre elas de que a Justiça Eleitoral estaria cancelando o título de eleitor de quem tem mais de 70 anos. Um total absurdo.

 

Pedras preciosas

   Desde que tomou posse como prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto chama a atenção pelo nome. Tem tido que dar explicações aos curiosos. Herdou-o do avô, nascido no início dos anos 1900 em Laguna. Naquela época era moda dar o nome de pedras preciosas aos filhos e, por isso, nasceram Pérola, Rubi, Diamantino e Topázio. No caso, o pai do prefeito quis homenagear o avô. E o prefeito confessa à coluna: adora seu nome.

 

Deu certo

   Regulamentada recentemente, a lei estadual catarinense que permite aos autistas ter uma carteira que garante a eles atendimento prioritário em serviços públicos e transporte intermunicipal, deu certo. Já foram expedidos mais de dois mil documentos, pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e outras 30 entidades parceiras. Detalhe: Abril Azul é o nome da campanha de conscientização sobre o autismo que visa dar visibilidade sobre o tema em SC ao longo deste mês.

 

“Supremo” verde (1)

    O Supremo Tribunal Federal reservou quatro sessões plenárias para julgar sete ações relacionadas à proteção do meio ambiente e ao enfrentamento às mudanças climáticas. Semana passada a ministra Cármen Lúcia votou a favor de uma ação que pede o restabelecimento da participação de representantes da sociedade civil no conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), que estabelece prioridades e diretrizes para a atuação do fundo — o mais antigo da América Latina voltado para o meio ambiente. A  importância do julgamento é histórica, já que é a primeira vez que o STF tomará decisões de grande impacto ambiental, sobretudo em relação à Amazônia, cuja jurisprudência terá repercussão internacional. A conferir.

 

Supremo verde (2)

   Enquanto isso a Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 311/22, do deputado Darci de Mattos (PSD-SC) determinando que o Código Florestal deverá ser aplicado ao bioma Mata Atlântica em todo o território nacional. O texto procura tornar explícita a obrigatoriedade.

 

Observatório animal (1)

   Vereadores ligados à causa do bem-estar animal e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), a convite do deputado Felipe Estevão (União) se reuniram na Assembleia Legislativa para colher sugestões visando elaborar projetos de leis que beneficiem protetores de animais no Estado. Uma das propostas sugeridas foi a criação de um Observatório Animal, um portal onde estariam todas as informações de leis e dados estatísticos em defesa dos animais nos municípios catarinenses.

 

Observatório animal (2)

   Um dos incentivadores da causa é o prefeito de Laguna, Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad (União), que defende um fundo estadual para que todos os municípios possam adotar projetos de castração, banco de ração e outras ações em prol dos protetores de animais. Em 2021, em Laguna, foram castrados 800 animais e doadas nove toneladas de ração para 35 protetores de animais cadastrados. Custo: R$ 35 mil mensais.

 

Oposicionista

   Agora no campo da esquerda da política nacional, o senador Dário Berger (PSB-SC) foi um dos primeiros a assinar pedido de criação de CPI destinada a investigar supostas irregularidades no Ministério da Educação.  

 

Finalmente!

  Finalmente! Depois de tantas idas e vindas está oficialmente agendada para 17 de maio a abertura oficial do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Sem dúvida, o complexo irá permitir a expansão do turismo de negócios, após os vários impasses na licitação da concessão à iniciativa privada, polêmicas de toda ordem e burocracia. O primeiro grande evento será realizado de 10 a 12 de junho. É o Santa Catarina Custom Show. Boa sorte.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?