00:00
21° | Nublado

Nova rodada inicia na próxima semana

Foto: Divulgação/Comcap

Publicado em 05/03/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está começando a segunda rodada da coleta seletiva de verdes da Comcap por todos os bairros de Florianópolis. Este ano, serão feitas sete coletas por domicílio desses resíduos de quintal e jardim. 

Na semana que vem, de segunda, 08, a sábado, 13, serão contemplados os seguintes bairros: Daniela, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional, Vargem Pequena, Vargem Grande, Ratones, Canajurê, Canto do Lamim, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava,  Córrego Grande e Parque São Jorge.

De acordo com a Comcap, em 2020 foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% este ano.
 
A logística da coleta de verdes, informa o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, prevê 36 roteiros para atender 70 localidades. Foi estruturada de forma que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas. Sempre no mesmo dia da semana, pela manhã. Por exemplo, Daniela, teve a primeira coleta em 18 de janeiro, agora em 8 de março, 26 de abril, 7 de junho, 19 de julho, 30 de agosto e 18 de outubro, sempre segundas-feiras, pela manhã.
 
Como participar:
 
- No dia marcado, o morador deve colocar para coleta às 7h, restos de grama, capim e folhas em sacos de ráfia, bombonas, sacos compostáveis ou contentores.
 
- Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras devem ser arrumadas em feixes de, no máximo, 30 centímetros por um metro.
 
- Os resíduos verdes de quintal e jardim são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).
 
Novo equipamento

Dos R$ 10 milhões investidos em seletiva e reciclagem, R$ 588 mil foram para implantar a coleta de verdes. A Comcap adquiriu caminhão com capacidade para 19 metros cúbicos e câmbio automático. De acordo com a Companhia, é o equipamento mais moderno desenvolvido para coleta de resíduos sólidos no Brasil. O câmbio automático e a cabine para três garis oferecem maior conforto e segurança às equipes de trabalho.

Composto orgânico

Os resíduos verdes são transformados em cepilho e composto orgânico para práticas de agricultura urbana, ajardinamento e paisagismo de espaços públicos e hortas.

Para consultar as datas por bairro, clique AQUI.
 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!