00:00
21° | Nublado

Movimento global
Empresas precisam mudar rapidamente seus modelos de gestão para se adequar ao mercado

Crédito de foto: Reprodução

Publicado em 15/10/2019

Afinal, o que é este tal de M&A? Esta tem sido uma das perguntas que mais tenho recebido nos últimos meses. M&A (Merges and Acquisitions) nada mais é do que aquilo que conhecíamos mais usualmente como fusões e aquisições. No entanto, de acordo com o grau de maturidade do mercado, aquilo que era um simples processo de compra, de  incorporar ou fundir uma empresa ou várias, ficou muito mais complexo e robusto.

O que na verdade está acontecendo é um grande movimento no mercado empresarial e, a partir disso, muitos modelos de negócios estão se transformando e se adaptando a esse novo ciclo dos negócios. Uma das respostas a este movimento se deve a um fato que é muito típico no Brasil, especialmente em Santa Catarina: a transformação das empresas familiares em empresas globais.

A maioria das empresas está indo para a terceira geração em seu comando. Neste momento, por exigência do mercado, estes empreendedores e executivos muito mais conectados e globalizados do que os seus ancestrais, passam rapidamente a perceber que sua empresa não é um patrimônio local e focal e, sim, um fenômeno mundial. China, EUA e Europa passaram a ficar muito mais próximos do que imaginaríamos em um passado recente. Outro fenômeno é o crescimento exponencial das empresas de tecnologia, que já nascem com o DNA de empresa global. Os mercados estão se consolidando, hospitais compram outros hospitais, clínicas de radiologia e imagem compram seus semelhantes, empresas do setor de educação começam a se unir e assim por diante.

Nada mais será daquele jeito que conhecíamos. As marcas se unirão, conviverão juntas, serão percebidas mundialmente. Novos produtos e serviços irão surgir e outros irão desaparecer. Este movimento rápido e constante está promovendo uma revolução e nem todos irão se adaptar e sobreviver se não mudarem rapidamente seus modelos de gestão. Por estes e outros motivos é que o mercado de M&A vive esta ebulição. O que dizer a não ser que estamos todos nos preparando para este movimento que está só começando? A boa notícia é que, normalmente, estes movimentos trazem uma grande melhoria de produtividade, produtos e serviços, trazendo mais qualidade de vida à sociedade.

Por isso, meus amigos, quando ouvirem o termo M&A, agora já saberão que se trata de um movimento global, onde a junção de esforços e a sinergia poderá, certamente, trazer melhorias ao mundo. Aproveitem e curtam este momento. Quem sabe a sua empresa será a próxima a adquirir ou ser incorporada por outra? Os fundos globais estão aí e baterão na porta de muitas empresas trazendo novas oportunidades. Viva este momento. Viva o M&A!

Por Octavio Rene Lebarbenchon Neto
Administrador formado pela Udesc/Esag
Mestre em administração pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Madri – Espanha)