00:00
21° | Nublado

Mostra Cinema Infantil começa no Dia das Crianças
No total são 100 curtas-metragens de 19 estados brasileiros e nove países

A 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis traz à tona um panorama da vida, da cultura e dos interesses das crianças brasileiras. Um dos representantes de SC é o curta Esquadrão do mar azul - Parece mas não é! (foto:Divulgação)

Publicado em 09/10/2023

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia os selecionados para a 22ª edição do evento. No total, são 100 curtas-metragens nacionais e internacionais, de 19 estados brasileiros e nove países, nos gêneros animação, ficção, documentário, experimental e videoclipe. A Mostra deste ano começa no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, e segue até o dia 21 do mesmo mês, com programação presencial em Florianópolis e seleção de filmes na plataforma online Itaú Cultural Play. 

No total, 80 filmes de 19 estados brasileiros estarão na Mostra. São Paulo e Minas Gerais tiveram o maior número de curtas-metragens selecionados, 22 e 8 filmes, respectivamente. Bahia, Paraná e Santa Catarina estarão representados por sete curtas cada um. Compõem a seleção ainda as produções de Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Amazonas, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

“Este ano, foram mais de 250 filmes inscritos. A qualidade geral de todos foi surpreendente, o que mostra a força do cinema nacional para crianças e o seu papel na cultura brasileira. A equipe de curadoria selecionou um conjunto de obras capaz de retratar a diversidade brasileira e que estimula a criatividade e imaginação das crianças”, afirma Gilka Girardello, curadora da Mostra, ao lado de Melina Curi. 

A seleção deste ano é diversa em temas e linguagens, o que traz à tona um panorama da vida, da cultura e dos interesses das crianças brasileiras de hoje, em diferentes tipos de família e comunidades urbanas e rurais, com a escola muito presente como cenário importante da vida dos jovens. 

“É bem visível também, nesta nova safra de filmes, a grande presença de personagens negros - crianças e famílias - em situações cotidianas positivas, contribuindo para uma representação mais fiel da sociedade brasileira”, observa Melina Curi. 

Entre os internacionais, que somam 20 curtas-metragens, tem filmes do Chile, Argentina, Colômbia, Portugal, Alemanha, França, Holanda e Itália, com temas e arte capazes de ampliar o horizonte das crianças brasileiras. 

Protagonismo infantil 

Na seleção de 100 filmes feita pela curadoria da Mostra, chama atenção o grande número de curtas-metragens que têm crianças como protagonistas, mostrando o ponto de vista delas sobre o mundo. Paralelo a isso, observa-se boas atuações nos filmes de ficção, o que indica um aprimoramento da produção fílmica de modo geral, inclusive no âmbito dos cursos de cinema e de projetos escolares e comunitários. 

Selecionados concorrerão a prêmios

Os selecionados nacionais e internacionais terão janelas de exibição dentro da programação da mostra competitiva, realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, que é transformado em um grande cinema, na sala de Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), e também em unidades escolares catarinenses. Uma seleção de filmes também ficará disponível online, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Todos os curtas-metragens participantes concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, Melhor Filme, votado por Júri Popular e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema 2023.

Leia também: Camerata comemora dia das crianças com Especial Disney

Sobre a Mostra

Uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil.  Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada online, com transmissão para todo o Brasil. 

Em 2022, com a volta a normalidade da situação sanitária no País,  adotou o formato híbrido,  com exibições e eventos presenciais e também online.  Neste ano, a Mostra exibiu 77 curtas-metragens, entre nacionais e internacionais, e oito longas-metragens brasileiros convidados. Esteve em diversos espaços da cidade e chegou a mais de 100 instituições de ensino municipais. 

A mostra exibe filmes nacionais e internacionais, que demonstram a pluralidade das infâncias no Brasil e no mundo e que apoiam na construção da cidadania. Recebe grandes nomes do cinema e da literatura, além de premiar jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva.

Para o público infantil, promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual, bate papos após as sessões e shows musicais. Já para os realizadores, promove debates, oficinas e capacitações.  Para educadores, oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, com objetivo de oportunizar a mais crianças o acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

Serviço 

O que: 22º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Quando: De 12 a 21 de Outubro de 2023 - presencial e online

Mais informações clique AQUI

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045