00:00
21° | Nublado

Monitoramento de águas na área do Saco Grande
A atividade é realizada para acompanhar a evolução da qualidade da água e sedimentos de 10 pontos

A falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens (Fotos: Divulgação/Casan) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 03/06/2022

Amostras de água e sedimentos estão sendo coletados pela Casan para monitorar a qualidade ambiental da Baía Norte e de dois de seus principais afluentes, os Rios Vadik e Pau do Barco, na região da Bacia do Saco Grande, em Florianópolis.

A atividade é realizada para acompanhar a evolução da qualidade da água e sedimentos de 10 pontos determinados durante a ampliação do Sistema de Esgotamento Saco Grande/Monte Verde. Dos 10 pontos amostrais, sete estão localizados na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós. Outros três estão em área urbana a montante dos rios Vadik e Pau do Barco.

A falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens. Com a análise das amostras, será possível estabelecer um diagnóstico dos corpos d´água, comparando resultados anteriores e posteriores à implantação do saneamento na região.

De acordo com a Casan, desde outubro de 2020 já foram realizadas nove campanhas para coleta de águas superficiais e sedimentos. As campanhas são realizadas a cada três meses, com exceção do verão quando tiveram ocorrência mensal. A atividade é aprovada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) como condicionante para o licenciamento ambiental das obras.

O projeto está viabilizando a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, com capacidade de depuração de 85L/s. A unidade vai possibilitar a expansão do saneamento para os bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Nos bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, que já têm rede já instalada, a infraestrutura de saneamento poderá entrar em operação. O valor total de investimento da Casan na região é de R$ 103,7 milhões com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Avanço das obras

A Casan informa que acelerou o andamento das obras de construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto de João Paulo. Os tanques de aeração, maiores unidades de tratamento da planta, estão em estágio avançando de construção e tiveram a parte civil já iniciada com laje de fundo e paredes concretadas. Decantadores e desaguador mecanizado seguem em fase de fundação, com a execução das estacas para apoio das estruturas. Outras unidades tomam forma e logo poderão colaborar com a elevação do índice de coleta e tratamento de esgotos em Florianópolis.

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI