00:00
21° | Nublado

Floripa candidata-se a sede de evento de cruzeiros
Parece piada, pois sem píer, os navios vão atracar onde?

Exemplo: Porto Belo ganhou um novo píer no final de 2011 é recebe muitos transatlânticos, alavancando o turismo e a economia da cidade (Crédito: Ministério do Turismo)

Publicado em 14/10/2012

Risível

Dá para rir saber que Florianópolis está na disputa para receber o conhecido evento “Seatrade South America 2014”, de cruzeiros de turismo marítimo. Se algum navio quiser chegar à Ilha de SC, vai atracar onde? Na tal de poita, abandonada ao largo da costa Norte da Ilha de SC?

Se for verdade que...

Se realmente o Ministério Público for levantar, como se ouviu dizer, o escândalo que foi a transposição de cargos, promoções e progressão vertical de funcionários públicos estaduais no final do governo de Luiz Henrique da Silveira, não sobrará pedra sobre pedra. Para algumas dezenas de privilegiados foi como ganhar na loteria, sem apostar um centavo. Quem está pagando a fatura é aquele otário de sempre.

Velocidade máxima

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), enviou uma indicação para o governador Raimundo Colombo solicitando a revisão da velocidade máxima permitida nas SCs 480 e 467, que ligam SC ao Paraná, e recentemente reduzida de 80 para 60km/h. Merisio diz que o problema está, sobretudo, nas condições das estradas, que há mais de 15 anos não são reformadas.

País surpreendente

Estranho esse País. Será preciso uma lei – como a agora proposta pelo deputado federal Jorginho Mello (PSDB-SC), através de projeto – para que frutas regionais e de época façam parte da merenda oferecida aos alunos da rede pública de educação básica? Estar incluídas, desde sempre, deveria ser o óbvio e natural, mas não é.

Lição

Um ano depois de mais uma grande enchente e quatro da memorável de 2008, Blumenau avançou muito no enfrentamento de desastres naturais. Na área da Defesa Civil os maiores avanços ocorreram no aperto da fiscalização de obras particulares, com o desmonte de mais de 1,1 mil casas em áreas de risco.

Promessa inexistente

A ideia arraigada de que nenhum imposto pode ser reduzido é que frustra tanto os eleitores, que gostariam de ouvir pelo menos um candidato a prefeito de SC prometer, solenemente, que, se eleito, vai baixar tributos municipais, como IPTU e ISS.

Mobilidade

Mais três frentes de trabalho estão sendo ativadas em Joinville e vão elevar para 112 km sua rede de ciclovias e ciclofaixas. Hoje, ela está em terceiro lugar no ranking nacional das cidades com maior quilometragem de faixas exclusivas para bicicletas, com 101 km, abaixo apenas do Rio de Janeiro (200 km) e Curitiba (120 km). O plano cicloviário joinvilense prevê a implantação de uma rede com 300 km de ciclovias e ciclofaixas.

Culpa do empregador

Os juízes do trabalho da 12ª Região (SC) proferiram, entre março e julho deste ano, pelo menos 240 sentenças condenando empresas em decorrência de acidente de trabalho nos casos em que ficou comprovada a culpa do empregador. O número, o maior entre todos os 24 TRTs do País, foi fornecido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em tais casos, o INSS ajuíza ações regressivas contra essas empresas, a fim de buscar o ressarcimento de valores gastos no tratamento dos pacientes acidentados.

Tiro no pé

O profundo nojo que este espaço devota à corrupção o faz concordar, integralmente, com algumas ilustradas cabeças pensantes do País quando dizem que o sofisticado esquema de compra de apoio, relatado pelo ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal, mostra que os réus superestimaram a inteligência deles e subestimaram a nossa.

Ironia

Os catarinenses tanto batalharam para que Florianópolis fosse uma sede da Copa do Mundo de Futebol, e nada. Agora, o catarinense Vinicius Lummertz, como Secretário Nacional de Políticas de Turismo , tem, dentre outros, um primeiro e grande desafio: dar o respaldo do Ministério do Turismo à Copa das Confederações, em 2013, que SC também ficou de fora. Nem conseguiu chegar perto da possibilidade de sediar o sorteio das chaves.

Bullying

A escola de educação básica Natálio Vassoler, de Forquilhinha, é a primeira em SC a receber um plano de intervenção de prevenção ao bullying. Envolve pais, professores e uma psicóloga. O município tem um núcleo de prevenção à violência escolar, com sessões semanais de uma hora com palestras, debates e atividades.

Invasão chinesa

Só foi a chinesa Sinotruck anunciar a instalação de sua montadora de caminhões em Lages que outra chinesa, também de caminhões e líder no mercado em seu país, a Fóton, informou da decisão de instalar uma planta em Camaçari, na Bahia.

O belo

Felipe Zabloski, 25 anos, de Joaçaba, estudante de Jornalismo, é o novo Mister Brasil Diversidade 2012, uma espécie de versão masculina do feminino Miss Brasil. O concurso foi realizado no Teatro Gazeta, em São Paulo. Concorreu com outros 19 candidatos, ganhou R$ 5 mil e um ensaio para a revista “A Capa”.

Superação

O itajaiense Marlon Teixeira é hoje o modelo brasileiro mais bem pago no mundo da moda. Aos 21 anos de idade, passou por momentos difíceis na infância devido a um câncer no mediastino. Passou quatro anos em hospital. Sua bela história de vida está na revista TPM de setembro. Marlon é neto do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto.

No limite

Quando a comunidade reage de tal forma é porque as autoridades policiais e judiciais estão falindo. Moradores de três bairros de Criciúma fizeram um abaixo-assinado pedindo providências em relação a um adolescente de 16 anos que há tempos furta, faz tráfico e ameaça de morte várias pessoas. Quando o guri morava no Balneário Rincão, os moradores do lugar também tomaram iniciativa semelhante para afastá-lo de lá.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?