00:00
21° | Nublado

Londres e Paris para teens
Esta coluna é dedicada a compartilhar relatos e dicas de viagem dadas por estudantes de diferentes idades que estão, no momento, vivendo experiências de estudo no exterior

Beatrice (no fundo de pé à esquerda) com amigas em frente ao Buckingham Palace (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 22/08/2019

Viajar durante as férias escolares, aproveitando para aprimorar o inglês, fazer novos amigos e conhecer os melhores points de duas das cidades mais visitadas do mundo. Com esse propósito em mente, Beatrice escolheu o Programa de Férias Londres + Paris e durante três semanas viveu em uma residência estudantil na Universidade de East London, um campus moderno no distrito de Docklands. “É muito diferente do cotidiano conviver com tantas nacionalidades juntas em um só lugar e a prática do inglês é constante, porque quando você conversa com alguém de outra nacionalidade, é preciso se comunicar do jeito que pode, independentemente do nível de inglês”, comenta ela. 

Além de estudar na Embassy English, escola premiada por seu desempenho com adolescentes, Bea visitou os principais pontos turísticos, como Covent Garden e Leicester Square, e participou de atividades recreativas e culturais. Ela escolheu Hyde Park como um dos lugares mais marcantes em Londres: “é uma praça simples, mas há espaço para praticar esportes ou só sentar e ficar olhando a vista. Uma atração imperdível é a London Eye, a vista é maravilhosa e na redondeza há muitas coisas para fazer”.

O grupo com mais de cinquenta adolescentes de todas as partes do país, acompanhados de líderes brasileiros, circulou muito de metrô para cobrir a distância entre o campus universitário e o centro da cidade. Essa prática também se manteve em Paris, onde o grupo passou uma semana no final da viagem. Segundo Bea, esta convivência intensa com as pessoas do grupo facilitou a criação de amizades e, sobretudo, a percepção da diferença de hábitos e costumes dos estudantes vindos de tantos estados diferentes. 

Balanço das férias? Beatrice aprendeu a se virar sozinha em situações nas quais sempre conta com ajuda quando está no Brasil, conheceu um monte de lugares novos, fez dezenas de amigos espalhados pelo país e praticou inglês todo dia. Na próxima viagem ela já pode arriscar outra língua. Voilà!

Por Marisa Naspolini com a colaboração de Beatrice Wolff Bridi 

Serviço: Marisa Naspolini é especialista em educação internacional e dirige a Experimento Intercâmbio Cultural em Florianópolis. Beatrice Wolff Bridi, 15 anos, estuda no 1º do Colégio Bom Jesus e participou do programa de Férias Londres + Paris no mês de julho. Siga-nos em @experimentofloripa