00:00
21° | Nublado

Jovem de SC é a única mesa-tenista surda do sul do Brasil convocada para as Surdolimpíadas

Maria Fernanda durante os treinos (Fotos: Divulgação) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 04/05/2022

A aluna do Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Maria Fernanda da Silva Costa, 20, é a única mesa-tenista do sul do país convocada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) para a 24º edição das Surdolimpíadas (Summer Deaflympics). O evento iniciou nesse domingo, 1º, e segue até o dia 15 de maio em Caxias do Sul (RS), reunindo mais de 5 mil atletas de 77 países. Será a primeira vez que a competição acontece na América Latina.

Maria Fernanda mora com a família em Itajaí, onde realiza os treinos. Ela é bicampeã brasileira da modalidade e a única atleta surda com Síndrome de Down da seleção. “A Maria Fernanda está extremamente feliz por estar nesse evento e com grande expectativa para conquistar uma medalha. Serão adversárias fortes, mas ela está bem preparada e confiante”, destacou a mãe da atleta, Karen Jackeline da Silva.

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos participará da 24º edição dos jogos com uma delegação histórica de 237 pessoas, entre atletas e comissão técnica, disputando em 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino.
 


É a primeira vez que a competição mundial acontece na América Latina
 

Persistência que rendeu frutos

Maria Fernanda começou a praticar tênis de mesa aos 13 anos, em Blumenau. De acordo com a mãe, no início “ela não sabia nem pegar a raquete direito, mas um professor a auxiliou com todo o amor e carinho e, assim, ela começou a adquirir os primeiros conhecimentos”. Hoje, a atleta treina três vezes por semana durante três horas por dia.

Karen conta ainda que a filha está bem tranquila para participar do campeonato, mesmo com concorrentes muito fortes. “O nível é altíssimo, mas ela não se intimida nos treinos.

Eu acredito muito nela, pois é muito dedicada e gosta do que faz, tem muita consciência sobre o esporte. Foi difícil chegar até aqui, mas ela se dedica e se supera a cada dia”, destaca.

Em 2017, Maria Fernanda participou de um campeonato mundial na Turquia, mas não se classificou. Em 2019, ela conseguiu o primeiro lugar em um campeonato em Pará de Minas (MG). Em 2021, ganhou primeiro lugar em uma surdolimpíada em São José dos Campos (SP).

Assista ao vídeo na TV Imagem da Ilha.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI