00:00
21° | Nublado

Coluna do Raul: Interesse político, eleições 2024 e muito mais!

Confira o 'Interesse Político', na charge do Ed Carlos. **CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 24/01/2024

Eleições 2024

  A direção nacional do PT vem dizendo que prevê lançar nomes próprios a prefeito em apenas 16 capitais dos 26 Estados onde haverá disputa, dentre elas Florianópolis. No restante vai apoiar aliados. Mas o que surpreende é o nome escolhido aqui na Capital: o ilustre desconhecido Vanderlei Faria, ex-vereador. A última candidatura liderada pelo PT na cidade foi em 2008.

 

Interesse político

   Este espaço hesita, de vez em quando, quanto a valorização da política. Mas se convence agora de sua importância, com os dados de uma pesquisa sobre o perfil dos eleitores brasileiros em diferentes grupos sociais e faixas etárias, mostrando que 45% dos entrevistados têm interesse assunto. Dos entrevistados, 87% confirmam intenção de votar neste ano nas eleições municipais. Na pesquisa, mais de 60% também declararam que sempre ou quase sempre conversam sobre política. O que se tem a lamentar é que ainda há uma grande maioria de políticos que não sabe honrar, em todos os sentidos, o prestígio que o eleitor “deposita” neles.

 

Comemoração

      O programa Nova Indústria Brasil, retumbantemente anunciado por Lula anteontem, teve boa receptividade junto à direção da Federação das Indústrias de SC (Fiesc). “É um fator a ser comemorado”, afirmou seu presidente, Mario Cezar de Aguiar.

 

Parque temático

  SC terá mais um parque temático a partir do segundo semestre. Pomerode está anunciando o Spitz Pomer, com 16 mil m2 de área, todo voltado para experiências no universo do cachorro Hundy. Está sendo montado no Centro Cultural da cidade, onde acontece a decantada Osterfest, maior evento de Páscoa da América Latina.

 

Desejo de conhecer

   Levantamento do Ministério do Turismo aponta que um a cada três brasileiros planeja viajar a lazer durante alta temporada do verão, até março deste ano.  O levantamento também mostrou os locais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer. Lideraram a lista Salvador (BA), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), Lençóis Maranhenses (MA) e Florianópolis. Os três últimos empatados em terceiro lugar

 

Vagas para mulheres

   Acerca de suspensão dos concursos da PM e Bombeiros de SC por limitar as vagas para mulheres, o leitor Marlon Pohl, de Joinville, sugere que elas sejam proporcionais à inscrição em qualquer certame: se houver 70% de homens inscritos e 30% de mulheres, esta deveria ser a proporção da aprovação. Se fixar em 50% x 50% sempre pode-se chegar a um absurdo de ser obrigado a aprovar todos os candidatos de um gênero para poder cumprir com o percentual. A concorrência para as vagas seria diferente por gênero, o que já seria injusto.

 

Piada pronta

    Este é mesmo o país da piada pronta. Exemplo: atendendo ação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, a Justiça Federal determinou a retirada do ar do site atestadomedico24.com, que vende atestados médicos falsos pela internet. Por R$ 29.

 

Indulto

   Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo;  Ronaldo Caiado, de Goiás;  e Romeu Zema, de Minas Gerais, bolsonaristas radicais, estão juntos  para acabar definitivamente com indulto natalino. Esqueceram de convidar o colega catarinense Jorginho Mello para a empreitada.

 

 Tributos e taxas

   É providencial projeto de lei protocolado pelo deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), na Assembleia Legislativa, estabelecendo limites para o reajuste dos tributos estaduais em SC, tendo como teto a taxa de inflação anual. Faltou completar: tributos e taxas.

 

Salas cheias

   Várias instituições de ensino superior com forte presença em SC, como as Universidades Estácio de Sá, Anhanguera e Uniasselvi, dentre outras  oito, , apresentaram indícios de desproporcionalidade na quantidade de alunos por professor em curso de ensino à distância, conforme avaliação preliminar do Ministério da Educação, divulgada pela “Folha de S. Paulo”.  Apurou-se que a proporção delas é de 500 estudantes por professor, enquanto o restante da rede privada é de 170 por um. As instituições responderam que o que o MEC está realizado é apenas um pedido de informações, sem nenhuma consequência imediata para elas, que concordam com a necessidade de avaliações para aprimoramento da qualidade do ensino superior.

 

Vai recorrer

   O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai recorrer da decisão liminar e monocrática do ministro Dias Toffoli, do STF, que cancelou  uma multa de R$ 10,3 bilhões que a J&F (onde sua esposa atuou como advogada) aceitou pagar em acordo de leniência. Trata-se de uma das decisões mais obscenas do Judiciário em todos os tempos.

 

Segurança na rua

  Se ainda não está próximo, não vai demorar muito para que o cidadão florianopolitano seja alvo de uma oferta inusitada, como as que já estão acontecendo em bairros da rica Zona Sul do Rio de Janeiro, onde duas empresas oferecem serviços de segurança nas ruas. Segurança que é de reponsabilidade do Estado.

 

Nova taxa

   As antenas deste espaço captaram que o lobby do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SC) sobre deputados estaduais para instituição, neste ano, de uma lei obrigando inspeções técnicas preventivas, preferencialmente anuais, em edificações, é tal que – bingo! – a entidade tem o projeto pronto! Evidentemente prevendo que as tais inspeções sejam pagas e, sabe-se para quem será remetida a inevitável nova taxa, com consequências nos custos das construções.  A revelação veio a público na esteira da interdição de um prédio residencial na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

*Leia também* Prefeitura começa a tapar as centenas de buracos pela cidade. Acesse AQUI

 

Da redação

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?