00:00
21° | Nublado

Florianópolis receberá maior encontro de eletromobilidade do País
Evento acontece nos dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional da Capital

Este congresso não apenas destaca nossa cidade como um centro de excelência nesse setor, mas também fortalece nossos esforços para impulsionar a mobilidade sustentável em nossa comunidade”, explica Juliano Richter Pires, secretário executivo de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia

Publicado em 01/04/2024

A Prefeitura de Florianópolis irá receber nos dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional da Capital, a 3ª edição do C-MOVE, o principal evento de eletromobilidade do Brasil. O congresso reunirá especialistas, autoridades e empresários do setor para apresentar as mais recentes tendências, soluções e novidades em mobilidade sustentável. O evento é uma iniciativa da MES Eventos, uma empresa dedicada à promoção e organização de eventos voltados para a mobilidade sustentável no Brasil. As inscrições e demais informações estão disponíveis por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-sul-2024/2382527

O C-MOVE proporcionará uma plataforma de destaque para empresas do setor, permitindo-lhes mostrar seus produtos e serviços relacionados à mobilidade elétrica, como veículos, baterias, carregadores e aplicativos, entre outros. Além disso, o evento oferecerá uma rica programação de palestras e debates sobre temas cruciais da eletromobilidade, incluindo políticas públicas, infraestrutura, tecnologia, inovação, sustentabilidade, transporte público e cidades inteligentes.

"A escolha de Florianópolis como sede da 3ª edição do C-MOVE é um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos ansiosos em sediar esse evento, promovendo soluções em eletromobilidade. Este congresso não apenas destaca nossa cidade como um centro de excelência nesse setor, mas também fortalece nossos esforços para impulsionar a mobilidade sustentável em nossa comunidade”, explica Juliano Richter Pires, secretário executivo de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia

Os painéis abordarão diferentes assuntos, como o papel do poder público na promoção da eletrificação na região, logística elétrica, infraestrutura de recarga, mercado de veículos leves na região Sul, aplicação de inteligência artificial em cidades inteligentes, políticas públicas para veículos pesados, cenário das baterias no Brasil e os desafios dos micromodais para as cidades.

O presidente da MES, Ricardo Guggisberg, ressalta a importância do congresso para o desenvolvimento do setor no país, enfatizando que o C-MOVE é uma plataforma essencial para conteúdo, desenvolvimento e negócios na eletromobilidade brasileira.
Melhorias na mobilidade da capital

A Prefeitura de Florianópolis está empenhada em aprimorar a mobilidade urbana na cidade, implementando uma série de melhorias significativas. No ano de 2023, foram estabelecidos dois binários em áreas de grande fluxo, como as regiões da Lagoa e Pantanal. Além disso, houve um trabalho contínuo na otimização dos semáforos, com atividades de manutenção realizadas em toda a extensão do município.

No mês de abril, será inaugurado o Centro de Controle Operacional de Trânsito, um importante recurso que oferecerá ferramentas em tempo real para monitoramento e disponibilização de informações sobre o tráfego. Este centro será uma integração entre a Guarda Municipal, a Secretaria de Segurança e o Consórcio Fênix.

Além disso, a Prefeitura está em fase de negociação para a obtenção de um financiamento no valor de U$150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com esse recurso, será realizada a construção do primeiro trecho de um corredor exclusivo para ônibus em Florianópolis, ligando o Terminal Integrado do Centro (Ticen) ao Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), situado na Avenida Beira-Mar Norte. Paralelamente, junto do Governo do Estado, a Capital avança nos estudos relativos à mobilidade da SC-401, incluindo a elaboração de um projeto para a criação de uma terceira faixa.

Programação C-MOVE pelo Brasil

O Congresso C-MOVE será realizado em algumas das principais capitais, para promover o avanço da mobilidade elétrica em diferentes regiões do Brasil. 
1. Março - 19 e 20 / C-MOVE Brasília I Dia da Mobilidade Elétrica 
2. Abril - 25 e 26 / C-MOVE Sul - Florianópolis, Santa Catarina
3. Junho - 08 / Dia da Mobilidade Elétrica São Paulo - Praça Charles Muller e Museu do Futebol, São Paulo
4. Agosto / C-MOVE – Minas Gerais
5. Outubro - 22 a 24 / E-MOB + C-MOVE - São Paulo Expo, São Paulo

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: SECOM

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045