00:00
21° | Nublado

FIN Brasil, em Florianópolis, se encerra com público acima das expectativas
Evento teve a participação 46 países, mais de 3.500 participantes

Jatyr Ranzolin, CEO da FIN Brasil, com a comitiva de Camarões e a artista plástica Daysi Américo (de vermelho) (Foto: Cacau Pires, divulgação, @VOAFILMES)

Publicado em 05/04/2024

A terceira edição da FIN Brasil encerrou nesta quinta-feira (4), em Florianópolis, com a participação de representantes de 46 países, mais de 3.500 participantes e com realização de negócios que superaram as previsões iniciais. Segundo o CEO Jatyr Ranzolin, a Feira Internacional de Negócios cumpriu com o objetivo de aproximar mercados e gerar oportunidades de intercâmbio comercial. As trocas de informações começaram já na segunda-feira (1), antes mesmo da abertura oficial, com visitas técnicas a empresas do Sul catarinense, à Fiesc (Federação das Indústrias de SC) e à Câmara de Vereadores de Florianópolis. A organização da feira confirmou a realização do evento em 2025, com ampliação do número de empresários.

Representante comercial da China Invest, Bianca Pedroso disse que a participação da FIN Brasil superou todas as expectativas. A empresa que presta consultoria para a abertura de negócios entre o Brasil e o país asiático sai com parcerias encaminhadas em áreas como construção civil, tecnologia, equipamentos hospitalares e brinquedos. Com mais de 20 anos no mercado e sede na China, a empresa está abrindo um escritório de intermediação de negócios em Florianópolis.

Peter Hawkins, Presidente da BCCC – Brazil Canada Chamber of Commerce, e Arnon Melo da MELLOHAWK Logistics que também apoiou a missão do Canadá ao Brasil, ficaram satisfeitos com a FIN e com negócios fechados no stand montado no CentroSul.  A missão canadense, a maior da feira, destacou que encontram em Santa Catarina fatores positivos para o aumento do intercâmcio comercial, como “competência, envolvimento do governo aos empreendedores, apoio à tecnologia e também um pólo de incubadoras”. 

A FIN Brasil 2024 movimenta milhões em negócios, mas também teve espaço para a cultura. Além de rendeiras e exposição pinturas, dois livros foram lançados na terceira edição, que encerrou nesta quarta-feira (4), no CentroSul, em Florianópolis. "Cabral, o desconhecido" foi apresentado pelo escritor português João Morgado. "Pedro Álvares Cabral é o português mais conhecido e, simultaneamente, o mais desconhecido de todos. Nem Cabral nem navegador ele era", afirma. Na obra, Morgado traz "uma história completamente diferente do que imaginam. Já o jornalista luso-brasileiro Igor Lopes divulgou “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes”, livro-reportagem, sua décima quarta obra, que trata de "cultura, religião e conexão entre Brasil e Portugal".

Os palestrantes e convidados especiais foram presenteados com uma obra da artista plástica Daisy Américo. Ela fez uma homenagem especial ao trabalho das rendeiras de Florianópolis, legado da colonização açoriana, e às cores da bandeira de Portugal.

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045