00:00
21° | Nublado

Família Schurmann celebra expedição | Gean e Colombo se afinam | Indústria catarinense empaca | ACESSE AGORA!

A Família Schurmann e a tripulação da expedição Voz dos Oceanos, deverá chegar em Miami, onde serão comemorados os resultados de suas ações em prol do ambiente marinho (Foto: Reprodução/Edson Lopes Jr./UOL) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 11/05/2022

Voz dos Oceanos

   No final deste mês, a famosa Família Schurmann, de SC, e a tripulação da expedição Voz dos Oceanos, que tem o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente, deverá chegar em Miami, onde serão comemorados os resultados conquistados até o momento. Estima-se que só em 2021 cerca de 44 milhões de pessoas viram reportagens veiculadas em diferentes canais de comunicação sobre a expedição, que em um ano liderou, ao lado de voluntários locais, 10 limpezas de praias, mangues e barreiras flutuantes.


Composição

   O enredo estava pronto há dias e foi concluído anteontem: o PSD de SC reuniu-se em Florianópolis e fez o que a maioria de suas lideranças esperava, ou seja, compor-se com o União Brasil para disputa da majoritária no Estado tendo o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro, como candidato a governador e o ex-governador Raimundo Colombo a senador. Composição que ganha muita robustez, sem dúvida.

 

Sinuca

   Na última semana deste mês, Lula deve visitar o Rio Grande do Sul e SC. Nada indica que até lá se resolva um impasse em SC. Aqui o PSB, aliado ao PT, está decidido a lançar o senador Dário Berger a governador. O PT, por sua vez, tem como pré-candidato Décio Lima, que discute uma composição com o Solidariedade.

 

Parada

  A indústria catarinense está um tanto empacada. O IBGE divulgou ontem que a produção industrial cresceu em nove dos 15 locais pesquisados na passagem de fevereiro para março deste ano. A maior alta foi observada em São Paulo (8,4%), enquanto SC, surpreendentemente, apresentou uma queda de -3,8%. Na comparação com março de 2021, houve alta em oito locais, com destaque para Mato Grosso (22,9%). Sete locais tiveram queda, sendo as mais acentuadas em SC (-9,8%) e no Pará (-7,2%).

 

Cultura

  Área que foi destratada nesse governo – mesmo mérito negativo que se pode atribuir aos anteriores – a cultura consegue sobreviver. Um alento está sendo dado agora pela Fundação Catarinense de Cultura, que divulgou a primeira lista de 22 municípios, todos pequenos e com IDH baixo, que serão contemplados com até R$ 300 mil para implementação de Centros de Desenvolvimento Cultural. Os recursos deverão ser utilizados na compra de equipamentos de som, luz, mobiliário, gestão e tratamento acústico.

 

Eleições suplementares

   Está confirmada para 5 de junho a realização de eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Porto Belo e Presidente Castello Branco. O Tribunal Regional Eleitoral aproveitará as duas para fazer um acompanhamento minucioso do processo, testando novidades da transparência eleitoral.

 

Empoderamento

   O Supremo Tribunal Federal manteve, por unanimidade, a validade de normas de SC, Minas Gerais, Bahia e Alagoas que concedem aos defensores públicos o poder de requisitar, de autoridades e de agentes públicos, certidões, documentos, informações e demais providências necessárias à sua atuação institucional. A Procuradoria Geral da República havia pedido a inconstitucionalidade de todas elas, alegando que promoveriam “desequilíbrio na relação processual”.

 

Perdas não-técnicas

  O senador Jorginho Mello (PL-SC) é relator de projeto de lei, quase pronto para votação em plenário, que limita a inclusão de cobrança pelas chamadas perdas não-técnicas na conta de luz. Entre essas estão furtos de energia, erros de medição e erros no processo de faturamento. Pelo texto, a distribuidora só poderia repassar o custo da energia perdida para o consumidor até certo valor, em limite a ser definido pela Aneel.

 

Ato político

   O fato político desses dias em SC aconteceu no último final de semana em Criciúma. Principal ativo eleitoral do sul de SC, como vê o experiente analista político Adelor Lessa, o prefeito da cidade, Clésio Salvaro (PSDB), passou a ser o principal cabo eleitoral de Carlos Moises na região, e deve levar junto vários prefeitos, de vários partidos.  A atenção aos municípios, independentemente da cor partidária, a bandeira do governador, está provocando enormes estragos na oposição a ele.

 

Asfalto santo

  Até com os santos Carlos Moisés está se dando bem. Lançou sábado, em Imaruí, o edital para asfaltamento dos 30 quilômetros que separam a cidade de Imarui da comunidade de São Luiz, onde fica o santuário de Albertina Berkembrock. O turismo religioso por lá está em escala crescente.

 

Caiu

   As fortes imagens em redes nacionais de TV mostrando um pequeno trecho rodoviário entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, como sendo a pior rodovia federal do país, teve consequência rápida: a destituição do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em SC, Ronaldo Carioni Barbosa, um apadrinhado do senador Jorginho Mello. Barbosa substituiu Vissilar Preto, outro apadrinhado do político.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?