00:00
21° | Nublado

Estresse do governador


Publicado em 19/08/2016

No relançamento dos programas Bônus Eficiente e Energia do Bem, da Celesc, bancados com recursos do Programa de Eficiência Energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o governador Raimundo Colombo desabafou, dizendo publicamente estar “no limite do desgaste emocional”. Referia-se ao enfoque permanente que tem que dar a “números, com cenários (difíceis ou ruins) e em fechar o caixa”. E fez uma rara queixa pública de membros de seu próprio governo, que estariam relutantes em fazer corte de gastos. “As pessoas não colaboram; falo de dentro do governo. É muito difícil de reduzir custos e empresas públicas não podem ser cabides de emprego”. Sabe muito bem de quem está falando. Deu recado. Só falta dar nomes e, se for o caso, demitir quem não se afina.

Destino Brasil

Apesar de mais apelo midiático e do número significativamente maior de telespectadores em todo o mundo, a Olimpíada atrairá muito menos turistas estrangeiros ao Brasil que a Copa do Mundo, admite o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. A expectativa é que 400 mil visitantes de outros países tenham vindo para a Olimpíada. Na Copa, o Brasil recebeu 1 milhão de estrangeiros

Inspiração

A exposição “Global by Desing”, que está fazendo enorme sucesso no museu Metropolitan, em Nova York, tanto que a visitação foi esticada por mais um mês, tem muito a ver com SC. A mostra reúne algumas peças de uma rara coleção de porcelana chinesa do milionário brasileiro Renato Albuquerque, de 89 anos. Coleção que ele começou nos anos 60 do século passado durante viagem a SC para tratar de obras de sua construtora, quando comprou suas primeiras peças, não propriamente de procedência chinesa; eram porcelanas alemãs trazidas por imigrantes. Mas foi ali que se animou a colecionar.

Cobrança

Entidades de classe de Itajaí, entre elas sua influente Associação Comercial e Industrial, pediram explicações da direção da Câmara de Vereadores dos motivos do atraso, que já é de quatro meses, na apreciação de projeto de iniciativa popular, de sua autoria, em parceria com outras, que visa propor emenda à Lei Orgânica para reduzir a 12 o número de vereadores. As organizações sociais também trabalham para diminuir o número de servidores do Legislativo, que é de 171. Nada a ver com aquele artigo do Código Penal (estelionato). 

Oportunidade perdida

O tetracampeão Raí, 51 anos, disse ao jornal francês “Libération” que, no Brasil, “o esporte continua a ser algo supérfluo” e que, mesmo com as Olimpíadas, não se vê oportunidade de massificá-lo, melhorando, por exemplo, a prática nas escolas. É provável que tenha sido informado, nos tempos em que passava férias de verão com a família em Florianópolis, que apensar da Ilha de SC estar cercada por água, na UFSC se dava aulas de remo nas suas piscinas. Inacreditável, não? Mais: as duas universidades públicas na Capital (UFSC e Udesc) ainda praticamente ignoram o mar quanto a práticas esportivas para seus estudantes.

Mais partidos

Absurdo: entre janeiro e julho, os 35 partidos oficialmente constituídos no Brasil tomaram do contribuinte, com o Fundo Partidário, R$ 450,43 milhões. Pior é que outras 34 estão pleiteando sua constituição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns nomes dão a dimensão de sua “importância”: Partido do Servidor Público e Privado, Partido Carismático Social, Partido Militar Brasileiro e Partido Piratas.

Frivolidade

Compulsivo na busca de holofotes, o ex-nadador catarinense Fernando Scherer compareceu nas redes sociais de celebridades e sub-celebridades, há dias, para confessar que fez xixi em todas as piscinas em que mergulhou. A bombástica revelação foi feita ao programa “Show do Kibe”, comandado por Antônio Tabet, no canal TBS.

Modelo

Comitivas dos governos de Rondônia e Distrito Federal vieram conhecer em SC a arquitetura prisional e as boas práticas de gestão do sistema, principalmente quanto a políticas de trabalho, educação e saúde, redução do número de fugas e condições gerais das unidades. O modelo penitenciário catarinense é considerado referência pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), destacando-se o fato de mais de 32% dos apenados estarem trabalhando e mais de 2 mil estudando.

Bebidas nos estádios

Vários deputados estaduais já reuniram farto material, obtido em outros Estados, para torpedear projeto que libera a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de SC. Pernambuco diminuiu 65% os casos de brigas nos seus estádios com a proibição, enquanto Minas Gerais e São Paulo dizem que caiu pela metade. MP-SC e PM-SC são frontalmente contrários à liberação.

Ajuda

Diante da indiferença do poder público em relação a cães e gatos abandonados nas ruas, organizações não-governamentais começam a apelar à Justiça. É o caso da Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais, que entrou com ação contra o Prefeitura, sob a alegação de que ela não dá a mínima para o problema.

LRF

Foi fortíssimo o lobby da magistratura catarinense sobre o deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), relator do projeto que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. Através do vice-presidente do TJ-SC, desembargador Sérgio Izidoro Heil, o Judiciário estadual demonstrou que a proposta, especialmente quanto à mudança dos critérios de contabilização das despesas com pessoal, fará com que o poder ultrapasse o limite legal.

Lenta e falha

Um tanto dramático, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, defendeu a adoção de medidas para racionalizar e agilizar a Justiça brasileira e diminuir “drasticamente” as competências não constitucionais da suprema Corte brasileira. E porque não dos tribunais estaduais? Na contabilidade desta semana do TJ-SC estavam para ser julgados mais de 480 mil processos. Muitos poderiam ter sido resolvidos por um juiz de paz.

Cabeça do Congresso

O deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) é o único catarinense listado entre os 100 “Cabeças do Congresso”, levantamento anual que afere o desempenho deste ano, feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, de fevereiro a julho de 2016.

Aval de Moro

Na concorrida audiência pública da comissão que estabelece medidas contra a corrupção da Câmara dos Deputados, o juiz federal Sérgio Morro defendeu o fim do foro privilegiado, por “ferir a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais". Presente, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) ficou feliz com o aval de Moro à sua Proposta de Emenda à Constituição 247/2016, que tem como objetivo acabar com o foro especial por prerrogativa de função.

Glória

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) voltou a reafirmar que tem posicionamento favorável à concessão de estradas, com a condição de que sejam um benefício para a população. Descarta qualquer tentativa de concessão em que seja mais uma oneração para o setor produtivo. É preferível pagar um pedágio pequeno e justo e ter uma rodovia segura e que se consiga trafegar.

Bloqueio

O Supremo Tribunal Federal considerou que são inconstitucionais leis estaduais, inclusive de SC, que determinam o bloqueio do sinal de telefones celulares em áreas próximas aos presídios. Por 8 votos a 3, os ministros definiram que apenas a União pode legislar sobre o tema. Há anos se discute isso, não? Então, pelas barbas do projeta, legislem!

Roleta

Vários investidores de SC, especialmente de Balneário Camboriú e Itajai, acompanham com olhos de lince a tramitação, no Congresso Nacional, de projeto que legaliza o funcionamento de cassinos, bingos, jogo do bicho e vídeo jogos. Alguns com fortunas em caixa para investir pesado.

Descaminho

Na novela das obras do contorno de São Francisco do Sul, paradas desde 2012, há mais um capítulo suplementar: os trilhos foram levados para a eternamente inconclusa ferrovia Norte-Sul, outra grande vítima da corrupção e irresponsabilidade política.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?