00:00
21° | Nublado

Especial Dia da Mulher: Urbano Salles entrevista influenciadora Ceres Azevedo

Ceres Azevedo (Crédito das fotos: Grazi Campos) **Clique para ampliar**

Publicado em 08/03/2021

Hoje a coluna está diferente, toda em homenagem às mulheres, em especial àquelas que já são 50+. Este é o público da influenciadora digital Ceres Azevedo, minha entrevistada para comemorar com vocês, leitores, a data.

Urbano Salles - O primeiro Dia da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos EUA, quando cerca de 1500 mulheres foram às ruas exigir igualdade econômica e social. Passados quase 93 anos, o que ainda falta de essencial para vocês alcançarem esse objetivo e quais as principais vitórias alcançadas?

Ceres Azevedo - Vejo que já tivemos muitas conquistas na maioria dos países, mas ainda é real a diferença de ganhos entre homens e mulheres mesmo em países desenvolvidos. Em 2018, no Fórum Econômico Mundial, esse tema foi bastante discutido, e a conclusão foi de que, nós, mulheres, ainda levaremos 2 séculos para alcançarmos a igualdade no trabalho. É uma questão cultural, mas, felizmente, estamos evoluindo para chegar lá. Nesta caminhada, aqui no Brasil, já conquistamos o direito ao voto, aos métodos anticoncepcionais, ao divórcio, a participar da política, esportes e profissões antes ditas masculinas. A Lei Maria da Penha é um avanço no que diz respeito à violência contra as mulheres, mas ainda estamos engatinhando. Há muito para ser feito.  

As redes sociais criaram uma nova janela para o universo feminino. No seu caso, você se reinventou, deslocando o foco da produção gastronômica para se tornar influencer, atualmente com quase 30 mil seguidores. Como foi essa transição? Qual a dica para quem deseja começar a se destacar no mundo digital?

A vida nos leva por caminhos inimagináveis. Por problemas de saúde, aos quase 60 anos tive que me reinventar. Ou ficava reclamando da vida ou seguia em frente. Resolvi dar a volta por cima e seguir. Fácil? Não foi, mas hoje digo que valeu a pena. A minha dica é: foco e persistência para alcançar aquilo que você acredita.

Seu perfil no Instagram é dirigido às mulheres 50+. Você foi a primeira influenciadora de Florianópolis a produzir conteúdo específico para esse público. Quais os temas que mais atraem suas seguidoras? 

Olha, acho que não fui a primeira. Talvez sim, a primeira a trabalhar profissionalmente este nicho. Minhas seguidoras adoram meu estilo, a forma leve como levo minha vida, me permitindo ser quem eu quero ser. Amam saber sobre autocuidado, beleza, moda e como é meu dia-a-dia.

Como é a rotina de uma influenciadora? Dá muito trabalho?

Eu amo meu trabalho, mas que dá trabalho, dá (risos)! Eu tenho uma rotina de autocuidado com alongamentos do corpo e faciais, logo que acordo. Depois é que começo minhas outras atividades. A primeira hora reservo para as coisas da casa, para o Trovão, meu labrador. Faço minha caminhada e, na volta, tomo meu banho e começo a trabalhar. Sempre separo uma hora do meu domingo para fazer a minha agenda da semana, pois, assim, consigo produzir mais e melhor. Hoje muita coisa faço on-line. Mas sempre tem reuniões com clientes fora que tento coordenar com as minhas saídas já programadas (médico, salão, dentre outros). Normalmente, reservo um horário no final da manhã e no final da tarde para postar e responder minhas seguidoras, e um dia na semana para fazer fotos e vídeos. Às vezes não dá tudo certinho, mas normalmente consigo seguir meu planejamento.

Você completou 60 anos. Quem vê seu Instagram se encanta com a jovialidade das suas postagens. Você se sente com a idade que tem? Já fez alguma cirurgia plástica? 

Sim, este ano faço 62! E olha que não troco a Ceres de hoje pela de 30 ou 40. Me sinto realizada com o meu momento. Plástica!? Ainda não fiz! Mas não digo que nunca farei!

O que seria uma vida "plena" para você?

Uma vida plena é estar de bem com você, ter certeza que faz a cada dia o seu melhor. É estar aberta para receber as bênçãos de cada dia e compartilhar com o universo. Assim tudo flui melhor pra você e pra quem estiver perto de você.  Hoje eu me sinto plena e feliz!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?