00:00
21° | Nublado

Dinheiro público pelo ralo
O Tribunal de Justiça manteve condenação a um ex-vereador de São José que obrigava duas servidoras a repassar parte do salário, sob pena de exoneração

Não é novidade os políticos brasileiros utilizarem laranjas para desviar dinheiro público e aumentar suas contas bancárias

Publicado em 12/09/2012

Apropriação

O Tribunal de Justiça manteve condenação a um ex-vereador de São José que obrigava duas servidoras a repassar parte do salário, sob pena de exoneração. Perdeu a função pública, teve suspensos os direitos políticos por três anos e está proibido de contratar com o poder público pelo mesmo prazo. É pouco. Com a condenação, as servidoras prejudicadas podem buscar na justiça reaver os valores indevidamente repassados.

Algo a temer?

Por que os servidores do Poder Judiciário de SC temem tanto que seus nomes estejam na lista de vencimentos do Portal da Transparência da instituição? Via sindicato, pediram sua exclusão num requerimento ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Barreto Dutra, que o negou.

Poder

Potins políticos descobriram o porquê de Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados, faz seguidos disparos contra Ideli Salvatti. É que o vaidoso Maia simplesmente sonha em ocupar o cargo da ministra das Relações Institucionais quando terminar seu mandato, em 2013. Se não for isso, a meta do torneiro mecânico é ser líder do governo. Mas assim, como inimigo íntimo?

Ministro catarinense

Catarinense de Faxinal dos Guedes, no oeste do Estado, o ministro Teori Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça, que fez sua carreira jurídica no Rio Grande do Sul, aparece como altamente cotado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal. O último ministro barriga verde nomeado para a mais alta corte de Justiça do País foi o tijucano Luís Gallotti, no distante ano de 1949.

Poder demais

Em toda oportunidade que o Ibama poderia – e deveria – ajudar no desenvolvimento sustentável de algum projeto interessante em SC, faz inusitados esforços para sabotá-lo. O imenso lago da hidrelétrica de Itá é um exemplo. A coisa está assim: a Tractebel explora o potencial energético e o lago e seu entorno são “propriedade” do Ibama, que nada faz e não deixa fazer nada.

Mãe Joana

O Ministério Público de SC foi ao Supremo Tribunal Federal, que mandou o Tribunal de Justiça de SC reabrir ação civil pública, extinta sem julgamento por considerá-la prescrita após cinco anos, apesar de haver prejuízos ao erário. A ação envolve um terreno da extinta estatal Codisc, em Joinville, entregue para uma empresa calçadista sem licitação.

Voluntariado

Reportagem de página na “Folha de S. Paulo” relatou que só no primeiro semestre deste ano 800 universitários estrangeiros entre 22 e 23 anos, vindos principalmente da Rússia e dos Estados Unidos, aterrissaram no Brasil para fazer trabalhos voluntários em escolas, orfanatos, ONGs e asilos. A surpresa é que uma das seis cidades mais preferidas é Florianópolis.

Ociosidade

Do blog de Lauro Jardim: “Ao ver o plenário da Câmara praticamente deserto, ontem à tarde, o catarinense Esperidião Amin mandou a seguinte pérola: – Com esta inação, a nossa capacidade de fazer mal ao País diminui muito…”

Água

Florianópolis está em 42º lugar no ranking de saneamento básico dentre as 100 maiores cidades do Brasil, conforme levantamento do Instituto Trata Brasil. A primeira é Santos. A estatal Casan comemora porque a Capital de SC está à frente de outras 13 do País, e de Joinville e Blumenau, 81º e 94º lugar, respectivamente, onde o serviço é municipalizado. O índice de atendimento de água em Florianópolis atinge 98% da população, mas de esgoto é só 55%.

Desigualdade

Coordenadora da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e presidente da Casa da Mulher Catarina, Vera Firmiano revelou dados atualizados da sombra que esconde os negros das políticas de direito e cidadania em SC: as mulheres negras ainda recebem 55% menos que as brancas e 60% das famílias chefiadas por mulheres negras têm renda inferior a um salário mínimo (R$ 622). No Censo de 2010, 12,9% da população de SC declarou-se negra, e nela 244,3 mil mulheres negras.

Ilustre desconhecido

Lamentável que apenas alguns estudantes, por iniciativa pessoal, não de suas escolas, estejam tomando conhecimento da exposição “Tributo a Victor Meirelles”, no museu em Florianópolis que tem seu nome e que homenageia o mais famoso pintor catarinense, e o maior do Império, pelos seus 180 anos de nascimento. Além de suas obras, a mostra exibe trabalhos dos seus mestres europeus e alunos brasileiros e uma cópia da “Primeira Missa do Brasil”, o mais famoso quadro do artista. Uma mostra destas na Europa teria filas de gente para ver.

Emprego

Na lista de empregos à procura de interessados no Sistema Municipal de Emprego (Sime) de Balneário Camboriú, há vagas para bargirl. Trata-se de uma profissional cuja atribuição prioritária é “fazer tudo” o que o cliente pede ou deseja.

União homoafetiva

Um cartório do balneário de Garopaba agendou a data de 19 deste mês como especial, por um fato inédito nos seus 47 anos. É para formalização de três casamentos homoafetivos, envolvendo três casais do sexo feminino.

No muro

Raposa que é, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, que chegou à Seleção de Futebol que amarelou nas Olimpíadas de Londres, não responde à pergunta: Mano Menezes deve ou não permanecer como técnico?

Técnico

Há muito técnico de futebol procurando emprego no Brasil. Carlos Alberto Torres, por exemplo, tricampeão de 1970, está desempregado. Por intermediários, mandou dizer que aceitaria convite para treinar o Figueirense, por R$ 100 mil mensais. Márcio Goiano chegou antes, bem mais em conta.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?