00:00
21° | Nublado

Confira as últimas notícias do cenário político local

Assédio moral no trabalho (Foto: Reprodução/Internet)

Publicado em 29/09/2021

Assédio moral (Foto: Reprodução/Internet)

  Parecem infinitas as interpretações judiciais quando o assunto é assédio moral. Exemplo: a Justiça do Trabalho de SC acolheu o pedido de indenização feito por um operador de telemarketing que disse trabalhar diante de uma tela de 50 polegadas onde constavam o nome e os resultados dos membros de seu departamento, categorizados nas cores verde, amarelo e vermelho, de acordo com o atingimento de metas. Para os julgadores do Tribunal Regional do Trabalho a situação indica a prática de assédio moral.

 

Tudo ou nada

    Alguns analistas políticos estão dizendo que a CPI da Covid, com credibilidade abalada, aposta tudo para se posicionar novamente na pauta política do país, nos depoimentos desta semana, em especial do empresário Luciano Hang, acusado pelo trio Aziz, Renan e Randolfo de ser um dos principais financiadores da rede de fake news de Bolsonaro. A conferir.

 

Distância

    Nenhum deputado federal governista de SC está no mapa do presidente da Câmara, Arthur Lira, para ocupar relatorias de importantes projetos de reformas prometidas pelo governo. Todos os nomes cogitados têm ligação com o inqualificável Ciro Nogueira (PP-PI), notório corrupto vinculado ao sinistro Centrão, que no momento ocupa a Casa Civil.

 

O noivo

    Enquanto não decidir se filiar a um partido, o governador Carlos Moisés permanece uma espécie de noivo, e dos mais sonhados pela grande maioria das legendas existentes em SC. Convites não tem faltado. Ele vai adiando enquanto pode, mas tem que decidir por uma agremiação até seis meses antes das eleições de 2022. Quem mais o tem assediado são o PP e o Republicanos.

 

Isenção

    Nestes tempos de polarização política no país, manter a isenção jornalística é um desafio diário para profissionais da área. Que o diga o senador Jorginho Mello (PL-SC) que ao ser entrevistado pela rádio Jovem Pan foi perguntado se pediria desculpas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) pelo bate-boca na CPI da Pandemia, semana passada, como se ele fosse culpado. Mello disse não. A pergunta mais correta e isenta seria: quem dos dois deve pedir desculpas?

 

Patrulhamento

   A Rádio Regional, uma das líderes de audiência na região metropolitana da Capital, recebeu “comunicado” dos grevistas chantagistas da estatal municipal Comcap (de limpeza pública e recolhimento de lixo”, exigindo sua publicação, como se fosse de relevante interesse jornalístico. Caso contrário, alertou, a emissora demonstraria “ter o rabo preso”.

 

Era

 A montadora chinesa Great Wall, anunciou ontem que deve começar a produzir no Brasil em 2023, na fábrica da Mercedes-Benz que comprou mês passado em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Vai produzir utilitários esportivos e picapes. Se não fosse essa oportunidade, provavelmente teria fincado pés em SC, em Joinville. As tratativas corriam.

 

Paridade na dor

    Vai a plenário do Legislativo estadual nos próximos dias projeto de lei do deputado Coronel Mocellin (PSL), que garante às pessoas que têm insuficiência renal crônica e com transplante renal, os mesmos benefícios estabelecidos na legislação estadual catarinense às com deficiência. Se virar lei beneficiará 7 mil pessoas no Estado.

 

Susto

  Pesquisadores da UFSC assustaram alguns deputados estaduais. Tanto que o Legislativo vai organizar um seminário, em novembro, para debater as mudanças climáticas. Não precisa ir longe para ver seus efeitos em todo lugar e hora. Várias praias do sul da Ilha de SC estão simplesmente sumindo do mapa.

 

Presença feminina

   “OAB com a sua cara” é o nome do movimento que está movimentando os bastidores da seccional catarinense dos advogados. Liderado por um grupo de jovens e mulheres, o movimento lançado na última quinta-feira tem no ex-presidente da seccional, Tullo Cavallazzi Filho, um dos principais entusiastas. Para ele, a entidade precisa abrir espaço para novas lideranças e chegou a hora de uma mulher se eleger presidente.

 

Turismo colaborativo

   Vem aí uma novidade no mundo turístico brasileiro, há décadas realidade em boa parte do resto do mundo: o turismo colaborativo, sistema que permite ao hóspede pagar sua estada por meio da prestação de serviços no estabelecimento hoteleiro, sem configurar vínculo empregatício.

 

Emoção

   A jornalista e apresentadora Glória Maria foi às lágrimas, sexta-feira, 24, em Concórdia, onde fez palestra em um evento de empreendedorismo. Motivos: foi o primeiro evento em que pôde estar presente desde o início da pandemia, período de reclusão forçado também por um tumor no cérebro.

 

Pôncio Pilatos

   Os poderosos sindicatos da pesca, patronais e de trabalhadores, Sindipesca, Sindipi e Sintrapesc, se opõem firmemente à realização da 17ª rodada do leilão, dia 7 de outubro, pela Agência Nacional de Petróleo, para exploração de petróleo e gás no litoral de SC. O curioso é que o secretário Nacional da Pesca, o itajaiense Jorge Seif Júnior, sindicalista e um dos mais fiéis discípulos de Bolsonaro, se mantem caladinho.

 

Nova lei (1)

   A mais nova lei estadual, a de número 18.209, é providencial: obriga hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, a informar, por meio do documento de identificação de recém-nascidos, seu tipo sanguíneo e fator RH, junto com os demais elementos identificadores do nascimento.

 

Nova lei (2)

   Outra nova lei estadual, a 18.211, restabelece um mínimo de sensatez quando se fala em meio ambiente: autoriza, excepcionalmente, sem prévia licença ambiental oficial, a remoção e utilização da vegetação afetada por fenômenos climáticos.  Até agora não se permitia. Um absurdo.

 

Cuidado

   São extremos os cuidados, na UFSC, quanto à adoção futura de um regime semipresencial de atividades. Inclui, até, a medição e monitoramento da qualidade do ar nos ambientes. Uma comissão trabalha com dois parâmetros para liberação, definidos pela Universidade de Harvard: concentração de CO2 abaixo de 700 partes por milhão (ppm) durante todo tempo de utilização da sala – em Florianópolis está atualmente na faixa de 400 a 425 ppm – e realização de seis trocas de ar por hora.

 

Bahia convida

   O vice-governador da Bahia, João Leão (PP) esteve  num périplo pro SC nos últimos dias, em busca de catarinenses interessados em investir naquele Estado. Anteontem esteve em Tangará para falar com quem trabalha com uva. A produtividade, lá, é três vezes maior que aqui. Colhe-se duas safras por ano, no mínimo.

 

 

Como Abrolhos

   A Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional aprovou esta semana a proposta de recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Bombinhas e Florianópolis, que passa a ser parque nacional e, assim, preservar e manter atividades sustentáveis, como o mergulho contemplativo. Se equipara a Fernando de Noronha e Abrolhos.

 

Projeto descabido

    Em que pode ajudar na atual pandemia um projeto, em trâmite na Assembleia Legislativa, que propõe se proibir de exigir a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 para se ter acesso a locais públicos ou privados? Se seu autor não fizesse nada estaria dando uma imensa contribuição à causa.

 

Apuração dos votos

    Por requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) o Senado promove segunda-feira, 04, sessão de debate temático sobre a competência legal dos Tribunais Regionais Eleitorais para apurar os resultados das eleições para governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. Amin defende a alteração da sistemática de totalização, atualmente centralizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que na eleição de 2020 deu o que falar.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?