00:00
21° | Nublado

Confira as novidades da Política e da Economia local

Vanessa Paz (Foto: Divulgação)

Publicado em 25/08/2021

No Louvre

  Uma verdadeira glória para as artes plásticas de SC. Nascida em Guabiruba, 28 anos, a pintora Vanessa Paz, que no momento está presente com duas obras em projeto do arquiteto Jeferson Branco, na Casa Cor SC 2021, em Florianópolis, vai participar, em abril de 2022, de uma exposição no Le Carrousel Du Louvre, em Paris.
 

Demagogia

  É infinita a capacidade de nossos legisladores proporem projetos de lei demagógicos, remetendo seus custos para bolsos alheios, jamais os seus. É o que se pode dizer de dois que tramitam no Legislativo estadual. Um obriga os hotéis a emitirem cupom fiscal impresso, absolutamente dispensável, já que o sistema atual já dá total controle ao governo sobre como o setor contribui para os impostos. Outro obriga restaurantes, bares e lanchonetes, já tão castigados pela pandemia, a incluírem no cardápio o peso em grama das porções ou petiscos oferecidos.
 

Chamamentos

   Convocações para manifestações pró-Bolsonaro, por policiais da ativa e da reserva, para o Dia da Independência, se espalham Brasil afora. O “Estadão” localizou postagem do subtenente de SC e primeiro suplente de deputado estadual Rudinei Floriano (PSL), que comanda o Inmetro desde o início do governo Carlos Moisés. Mesmo com restrições previstas nos regulamentos da autarquia, tem se manifestado politicamente nas redes sociais, onde chama Bolsonaro de “mito”. No Facebook publicou vídeo do presidente convidando para a manifestação com os dizeres “7 de setembro eu vou” e “vai ser gigante”.

 

“Patrocinadores”

   O cacique nacional do PTB, Roberto Jefferson, agora presidiário, andou dizendo que os grandes patrocinadores de Bolsonaro estão “no rico” Oeste de SC, um “combustível eleitoral”. O que ele quis dizer não ficou bem claro, mas, até onde foi possível captar, os ditos “patrocinadores” não gostaram nem um pouco de insinuação. 

 

Bombeiro

  Foi Carlos Moisés quem, providencial e prudentemente, na visão de alguns analistas, para não atiçar ainda mais os ânimos com o Palácio do Planalto, tomou a iniciativa, na reunião de 24 governadores, segunda-feira, com a concordância imediata dos colegas Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), de não divulgar uma carta conjunta contra as ameaças do presidente à democracia e ao Supremo Tribunal Federal e, sim, convidar o capitão para conversar com eles uma hora dessas.

 

Reabilitação

    Contrapondo-se à ausência – e tomara que assim seja – de notícias sofre fugas de prisões, fato comum até recentemente -, o governo estadual anuncia uma ação meritosa: o inicio de cursos profissionalizantes, ministrados pelo competente Senai, nesta semana, para mais de 2,1 mil apenados, para atuar na indústria têxtil que está sendo implantada no sistema prisional. Estão sendo construídos 18 galpões industriais para abrigar as linhas de produção.

 

Boa ideia

  Está aí uma boa ideia que pode virar lei em Tubarão, mas que poderia ser benvinda em qualquer lugar: obrigar as agências bancárias a disponibilizar cadeiras de rodas (pode ser apenas uma) para atendimento aos idosos, pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida. Cá entre nós: é preciso lei para atender bem?

 

Perfil

  O ex-senador e ex-deputado federal Jaison Tupy Barreto festejou seus bem vividos 88 no último dia 16. Lagunense de nascimento, médico oftalmologista, vive modestamente em Balneário Camboriú. Mas se tivesse seguido a vida política, estaria rico. Como escreveu o analista político e seu amigo Adelor Lessa, “não está entre aqueles (tantos) que enriqueceram com a política”.

 

Joinville

   A palavra “Joinville” foi umas das mais repetidas no Twitter ao longo do último final de semana por conta de reportagem da “Folha de S. Paulo” informando que na maior cidade de SC a vacina contra a covid-19 está sendo aplicada na região logo acima dos glúteos, para minimizar possíveis reações geradas pelos imunizantes, como dor no local. Porém, caso o cidadão faça questão de receber no braço, pode pedir à equipe de saúde.

 

Contra-ataque

  A UFSC resolveu reagir aos ataques contra ela na mídia e através de sua Agência de Comunicação (Agecom), e acaba de instituir o projeto Confere UFSC, que analisa conteúdos que qualifica como “carregados de informações falsas e tendenciosas” sobre ela “que são disseminadas livremente e carecem de fatos”. Um dos principais alvos tem sido o jornalista Moacir Pereira, do jornal “Notícias do Dia”.

 

Arquibancada

   Assistir a jogos de futebol das arquibancadas – o que já e um sacrifício, tantas são as verdadeiras peladas que se vê nos nossos gramados - já é uma realidade em alguns Estados do país. Dos 27, sete já liberaram ou decidiram que autorizarão a volta de torcedores aos estádios durante a pandemia. SC ainda não permite. Ainda não tem aval das autoridades estaduais. Mas a autorização está bem próxima.

 

História

  Há 45 anos, em 22 de agosto de 1976, o Brasil era surpreendido com a morte de Juscelino Kubitschek num acidente de carro. Sempre se levantaram suspeitas acerca. Mas em 2013, a Comissão Nacional da Verdade anunciou que a morte de JK não foi provocada pela ditadura militar. Foi, de fato, um acidente rodoviário. Dois personagens dessa história foram os caminhoneiros catarinenses Ademar Jahn, de Guaramirim, testemunha ocular do acidente que matou o ex-presidente naquela dia, no KM 165 da Via Dutra, e Ladislau Borges, de Orleans, em cujo caminhão chocou-se o Opala desgovernado onde estava Juscelino.

 

Campanha

  Iniciou sábado e vai até dia 28 a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para promover a reflexão sobre as necessidades e os direitos dessa parcela da população que, não raro, é esquecida. A presidente da Federação das Apaes de SC, Alice Kuerten, diz que em SC há aproximadamente 23,5 mil de pessoas com alguma deficiência que são atendidas pelas Apaes. Mas admite – e isso lhe causa muita angústia – que muitos outros não, pelas famílias acharem que não é importante esse atendimento, não tem condições ou moram longe, dentre outros motivos.  

 

Mais um custo

   A Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, da Assembleia Legislativa, se posicionou contra projeto de lei que obriga a instalação de balanças digitais em estabelecimentos que vendem produtos a peso, que, esclareça-se, já são aferidos pelo Inmetro. A Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel) em SC demonstrou que além da medida impor um custo desnecessário para o setor, seria o consumidor quem, afinal, iria bancar tudo se a medida fosse adiante e que é, como se constata, absolutamente dispensável.

 

Danos morais

  No âmbito municipal não se conhece condenação tão dura quanto a aplicada a Orildo Servegnini, ex-prefeito de Major Vieira e também ex-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e seu filho, Marcus, condenados semana passada, na comarca de Canoinhas, a 57 e 41 anos de prisão, respectivamente, além de terem que pagar mais de R$ 5,7 milhões por danos morais coletivos ao município. Os crimes, praticados junto com outras pessoas, incluindo empresários, foram por organização criminosa, corrupção, fraudes à licitação e lavagem de dinheiro. A dimensão de seus crimes é incomparável com a população do modesto município do Planalto Norte: apenas 7.479 habitantes.

 

Submissão

   O ex-deputado federal Paulo Bornhausen publicou em rede social o que acha “a foto oficial da vergonha” (deputados e senadores de SC com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas e outros, em Brasília, semana passada) com a legenda: “SC de joelhos implorando ao Governo Federal para aceitar seu próprio dinheiro, para executar obras de responsabilidade federal em nosso território”. Complementa: “Como diria Nelson Rodrigues, “perdoa-me por me traíres!”.

 

Sombra

  O que o Ministério Público Federal não conseguiu em Balneário Camboriú, agora tenta na vizinha Itajaí, ao ajuizar ação civil pública contra a Prefeitura e o Instituto Itajaí Responsável para que não se permitam mais construções que gerem sombreamento na Praia Brava, envolvendo a restinga e a areia, antes das 17 horas.

 

Pós-covid

   Em audiência pública na Assembleia Legislativa, o secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro, deu a boa notícia: o governador Carlos Moisés mandou tocar adiante a proposta de implantação de centros de atendimento pós-covid.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp