00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles – 2ª quinzena de outubro

A produtora gastronômica Ceres Azevedo, em nova fase profissional com ênfase nas mídias sociais, e a arquiteta Anna Maya, que participou pela nona vez da Casa Cor SC com um ambiente projetado a quatro mãos com o sócio Anderson Schussler. O 'Living para Rezar.. e Amar' acabou emplacando na capa do anuário do evento (Foto: Divulgação)

Publicado em 26/10/2017

Em casa

A atriz Giovanna de Toni, de Florianópolis, está no elenco de "A Menina Índigo". O filme já entrou em circuito nacional. As pré-estreias para o público de Florianópolis serão nos próximos dias 28 e 29.

Bem avaliado

Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas foi comemorada na Casa da Agronômica. O levantamento aponta 54,1% de aprovação do governador Raimundo Colombo.   

Aliada nas urnas

De olho no governo, Gelson Merisio está lançando uma representante de confiança para disputar a eleição proporcional. A escolhida é sua ex-chefe de gabinete na presidência da Assembleia, Marlene Fengler, de Itapiranga. Será candidata a deputada estadual.

Entrada proibida

Se depender do atual comando do IPUF, depois de reaberta a Hercílio Luz, em cuja restauração foram investidas centenas de milhões de reais, por ela só passarão a princípio ciclistas e pedestres, e, mais adiante, ônibus do transporte coletivo. Carros? Nunca. A posição ficou explícita em recente reunião promovida pela FloripAmanhã. Michel Mittimann, da diretoria metropolitana do IPUF, defendeu a tese com um discurso polêmico: "A cidade está perdendo espaço para os carros. Carros não compram no comércio, carros não se apaixonam, somos nós que nos apaixonamos por eles. No fim, nos tornamos escravos e cedemos espaço".

Rubens Régis e François Marot, diretor e sócio da PSG Academy no Brasil, celebrando a parceria que está trazendo a primeira clínica de futebol do clube francês em Florianópolis, em janeiro, no Costão do Santinho. (Foto: Divulgação)

Data querida

Eudoquia Kotzias, uma das damas da comunidade grega de Florianópolis, fez aniversário dia 19 e celebrou discretamente a data no apartamento da Beira-Mar. Entres outros que estavam lá cercando de mimos a aniversariante, a filha Moscopiá, que leva adiante a tradição da família no comércio de tecidos com a loja centenária na Felipe Schmidt.

Tesouro ameaçado

Trabalhos assinados por Rodrigo de Haro correm risco de grave deteriorização em São José. As obras foram retiradas do Teatro Adolpho Mello para a reforma do prédio, que não está evoluindo no ritmo prometido, e agora estão no arquivo histórico do município, sem qualquer proteção especial. A produtora cultural Sandra Ferreira de Mello, sobrinha-bisneta de Adolpho Mello, classifica a situação como "lamentável".

Vitória da ex

Pelo segundo mês consecutivo, metade do valor do salário do senador Fernando Collor de Mello deverá ser destinada a abater a dívida de pensão alimentícia que o político tem com a ex-mulher, a ex-primeira-dama Rosane Malta. A ação, de cerca de R$ 1 milhão, já foi julgada em última instância no STJ. Há poucos dias, Collor tentou suspender a penhora do salário, mas o Tribunal de Justiça de Alagoas negou o recurso. Os advogados que atendem Rosane, Weider Lacerda e Leonardo Fornari, de Florianópolis, estão otimistas. Acreditam que as próximas parcelas serão descontadas diretamente do contracheque do senador, que ganha mais de R$ 33 mil brutos.

Entre os melhores

Outubro trouxe uma notícia e tanto para o professor de Direito Luciano Góes, da Estácio Santa Catarina. Seu recente livro que mostra as causas de os negros serem maioria nos presídios está entre os finalistas do 59º Prêmio Jabuti, principal disputa literária do país.

Sexting em pauta

Dentro do projeto "Semana Mergulhe na Leitura", a Biblioteca Pública de Santa Catarina convidou a escritora Camila Detoni Sá de Figueiredo para vir debater sobre o envio, postagem, recebimento e compartilhamento indevido de mensagens e imagens íntimas nas mídias eletrônicas. A instituição foi prudente, anunciando previamente a regra de que o evento foi programado para "pré-adolescentes, professores, educadores e demais interessados". Criança, não.

Pé no acelerador

Hélio Ricardo Lange, o popular "Parusinho", está fechando 2017 com dois livros lançados num intervalo de poucos meses. O mais recente, o romance espírita "Marcelissa", vendeu bem na sessão de autógrafos e acaba de chegar às estantes da Catarinense do calçadão da Felipe.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?