00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 2ª quinzena de novembro

Amilcar Lebarbenchon da Silveira e a mulher Joyce (D), Claudio de Sousa Vieira e a namorada Carla Pinheiro, no lançamento do Residencial Boutique Carrara, empreendimento da KDS Engenharia no Novo Campeche

Publicado em 22/11/2016

Hora de descansar

O Chile foi o destino escolhido pelo prefeito eleito, Gean Loureiro, e a futura primeira-dama, Cintia de Queiroz Loureiro (a "Kika", para os mais íntimos), para descansar depois da campanha. O casal foi sem as filhas, "para dar um tempo só para nós", reforçou Cintia. Os dois voltaram a Florianópolis dia 22.

Agora é laranja

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, vem aí o Dezembro Laranja, em prol da prevenção do câncer de pele. Katia Cardoso Dimatos, que tem um filho, Oscar, especializado em dermatologia, tomou a iniciativa de organizar um evento inédito no térreo do Baía Sul Medical Center para o próximo dia 14, aproveitando o embalo das festividades de Natal no centro médico. O ponto alto será a apresentação de um coral de 300 vozes regidas pelo maestro Robson Vicente Medeiros, com todos os cantores vestindo camisetas laranjas.

Reta final

A economista Francine Mendes Souza, que, ao contrário do que a coluna insinuou, não se separou do marido, decidiu marcar o fim do mandato de Cesar Souza Jr. com um pacote de propostas para melhorar o "Jardim Botânico", menina-dos-olhos do prefeito que está saindo.

O trabalho está sendo feito junto à Comcap pela ONG que ela comanda, a "Mãos à Obra". A medida mais importante é a implantação de um estacionamento para 100 veículos. A inexistência de vagas, inclusive para cadeirantes e idosos, provocou protestos de visitantes, gerou um festival de multas por estacionamento proibido no acostamento da Rodovia Admar Gonzaga e acabou afugentando boa parte do público.

Apreciando o mar

Moradores e comerciantes do Morro das Pedras estão avaliando propostas de construção de um mirante de contemplação no costão da praia. Uma das ideias é uma estrutura com desenho que lembra a proa de uma embarcação de pesca, por cima das pedras.

Temporada com arte

Turistas que vierem a Florianópolis em janeiro e fevereiro terão, além das praias e outras opções de entretenimento, a oportunidade de visitar o projeto "Verão Cultural CIC 2017". Serão cerca de 75 eventos com produções catarinenses distribuídos por todos os principais espaços do prédio, incluindo o hall e o jardim.

O maestro Jeferson Della Rocca com o casal Waltinho e Aninha Koerich no espetacular concerto de Natal que a WOA promoveu na recém-revitalizada Praça Getúlio Vargas reunindo a Camerata Florianópolis e a Banda Brasil Papaya

Consulta pública

Terminou no último dia 20 o prazo para o envio à Prefeitura de sugestões e opiniões sobre o Parque Urbano e Marina na Avenida Beira-Mar Norte, entre a estação da Casan e o trapiche. O projeto prevendo a concessão da área para a iniciativa privada por 30 anos chegou à Câmara de Vereadores em junho. Se for aprovado, a etapa seguinte será o lançamento do edital de licitação.

História restaurada

A Rua Deodoro, uma das mais tradicionais e movimentadas do Centro de Florianópolis, está vivendo um momento especial. Além da boa evolução da reforma da Igreja São Francisco, cuja fachada externa já ficou pronta, o grupo Hoepcke concluiu o restauro e a modernização do belo edifício Hoepcke Premier, na esquina com a Conselheiro Mafra.

Ano bom

2016 está terminando com importantes conquistas no currículo do DJ Zabot, carioca radicado em Florianópolis. Ele está mais uma vez confirmado entre as atrações do Happy Holi, conhecido como o "Festival das Cores". O evento, que é sensação em todo o mundo, será na Avenida Beira-Mar de São José no próximo dia 17. Outra novidade na carreira de Zabot é a contratação pela agência mineira EFX Live.

Looks que alimentam

A grife carioca Reserve, que abriu dia 18 sua primeira loja própria em Santa Catarina, no Iguatemi, chega ao estado envolvida com o projeto social "1P5P". A cada produto vendido, cinco pratos de comida são doados em parceria com a ONG Banco de Alimentos, de São Paulo.

Batalha documentada

A administradora e ex-modelo Flávia Flores, que foi capa do Imagem do Ilha em outubro por sua atuação à frente do Instituto Quimioterapia e Beleza, aterrissa em São Paulo no próximo dia 3. Será a estrela principal do evento de lançamento do documentário "Química da Vida", sobre sua luta contra o câncer. Entre os patrocinadores do trabalho está o designer de moda Tufi Duek, ex-Forum e ex-Triton.

Beleza interior

O presidente do estaleiro Schaefer Yachts, Márcio Schaefer, assinou contrato nos EUA com o estúdio de design italiano Pininfarina, o mesmo que desenha para marcas como Ferrari e Maserati. A parceria foi fechada durante o Fort Lauderdale International Boat Show, o maior do mundo do setor, dentro de um barco e no estande da própria empresa. O acordo inclui opções de design dos interiores da Schaefer 640, além das novíssimas Schaefer 510 Fly e 510 HT - estas últimas lançadas recentemente no São Paulo Boat Show. A versão Pininfarina das superlanchas estará disponível somente no mercado norte-americano.

Veio e brindou

O bem relacionado Arlan Alves, presidente da Abramecom, veio de Tubarão especialmente para participar do coquetel de inauguração do escritório de eventos e interiores "Boutique Design", no Cota Office Square. No comando da noite, os sócios João Callas, de Curitiba, e Leonardo Schmitt.

DNA da arquitetura

Em parceria com a mulher, Amanda, o arquiteto Gustavo Piazza acaba de abrir escritório próprio na Trindade com a mesa de trabalho já recheada de projetos em andamento ou concluídos. Entre outros, é ele quem assina os prédios e condomínios da construtora da família na Grande Florianópolis, todos com nomes de parentes próximos, começando pela avó, a escritora e contadora de histórias Marianinha Bicca Piazza, que batizou o residencial "Mariana", já entregue.

Delícia natalina

Faltando menos de um mês para o Natal, a mestra pizzaiola Grace Fraschini, da Pizzeria Milano, não para de receber novas encomendas dos panetones feitos à mão, tipicamente italianos, que ela desenvolveu nas versões chocolate e frutas cristalizadas. Dois "segredos" da receita: o fermento é natural e os ovos são orgânicos.

Leia aqui a última coluna de Urbano Salles. 

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?