00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 2ª quinzena de julho/2017

O coiffeur Helinho iluminando a quarta edição da feijoada da Academia F. Scherer, na Cervejaria Devassa (Foto: José Somens)

Publicado em 19/07/2017

Sonho a realizar

Carla Back Saldanha vendeu o Mercedes Classe A que ganhou no começo do mês na promoção "Acelera Coração", do Beiramar Shopping. Acostumada a um bom padrão de vida, mãe full time de gêmeos, marido surfista, a felizarda preferiu "trocar" o carro de luxo na garagem pela concretização de um projeto familiar que prefere manter em segredo.

Ficou na memória

Um dos patrimônios imateriais mais importantes de Florianópolis está esquecido. Há anos o "Senadinho" do Ponto Chic, confraria criada em 1979 para reunir e valorizar personalidades com a alma da Ilha, não entrega diplomas a novos "senadores". E não há planos para retomar as atividades. Alcides Ferreira, lá de cima, não deve estar gostando.

Capa de revista

Henrique Steyer, um dos arquitetos e designers brasileiros mais aplaudidos da cena contemporânea, esteve em Florianópolis cuidando dos últimos detalhes da reforma da Florense da Avenida Beira-Mar. O jovem profissional gaúcho é conhecido internacionalmente. Já teve projetos publicados em 40 países e já foi até capa de revista na China. A reinauguração da loja terá gastronomia assinada pelo chef Helton Costa.

 Bilheteria na roda

Contrária à nova regra que torna ilegal a cobrança diferenciada para homens e mulheres, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos não dá trégua a uma batalha que já dura anos: a lei da meia-entrada. Em nota oficial divulgada em Florianópolis pelo Grupo All, o presidente Carlos Xaulim aproveita a polêmica atual para relembrar que a obrigatoriedade dos descontos, segundo ele, é um "absurdo jurídico" que tem, ao contrário do que muitos imaginam, tem afastado cada vez mais a maioria da população dos eventos culturais.

 Lápis e caneta

Queixas de motoristas de transporte escolar repercutiram no gabinete do deputado federal Marco Tebaldi. Ele acaba de apresentar um projeto que tenta aliviar a situação da categoria diante das recentes alterações do Código de Trânsito Brasileiro. A bronca é por causa das diversas reclassificações de pontuação das multas. Pela regra em vigor, o condutor, para ser autorizado a exercer a profissão, não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima durante os 12 últimos meses. Tebaldi propõe que a proibição passe a valer apenas para quem for reincidente.

Pronto para ouvir

A banda Soob, de Florianópolis, está lançando seu segundo CD, "Novo Dia", com músicas autorais que mesclam pop/ reggae e rock.  O disco tem participações especiais como a do vocalista do Iriê, Rô Conceição, na faixa "Um Minuto".

Últimos lanços

A safra da tainha está chegando ao fim. E no próximo dia 30, um domingo, haverá uma festa de encerramento no Barrense, na Barra da Lagoa, promovida por uma associação de pescadores profissionais. A celebração, para 300 convidados, vai durar o dia todo e terá tainha em fartura doada por associados.

Fazer o bem faz bem

Nova - e desafiadora - missão na vida de Rita Moré, mãe da médica Melina Moré e da advogada Nicoli Moré Menegotto. Sempre atuante como voluntária em ações sociais, ela acaba de assumir posto na administração recém empossada do Imperial Hospital de Caridade para o quadriênio que vai até 2021. É a única mulher da nova Mesa Administrativa.

Raízes africanas

A Escadaria do Rosário agora tem roda de samba de raiz toda sexta-feira com a velha guarda da Dascuia. A ideia é integrar o lugar ao circuito musical que já existe no mesmo dia da semana no Centro Histórico. E essa não é a única novidade na escadaria. Às terças passou a ser realizada uma feira de produtos afro-artesanais, com barracas padronizadas.

Sete velinhas

A arquiteta Priscila Vieira, filha do deputado estadual Marcos Vieira, vive um momento especial na carreira. Sua loja de decoração acaba de completar o sétimo aniversário, celebrado com um coquetel para amigos e clientes. Além disso, suas consultorias personalizadas seguem a todo vapor.

Silvana Bastos e o empresário Jurandir Oliveira comemoraram 11 anos de casamento com uma festa pra lá de VIP na Casa Quatro Oito, no Canto dos Araçás (Foto: Ângelo Santos)

Mais Paris

Vai até 12 de agosto o prazo para inscrições para o 4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, de estímulo a artistas catarinenses. Este ano, o grande vencedor ganhará 60 dias de residência artística em Paris, um mês a mais do que na edição anterior.

Pão de queijo

Mais de 50 profissionais e lojistas ligados ao Núcleo Catarinense de Decoração embarcaram dia 6 para uma visita guiada ao maior museu de arte a céu aberto do Brasil, o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). O passeio teve direito a uma esticada em Belo Horizonte. Uma próxima viagem do grupo, dessa vez para o circuito Recife-Olinda, já está programada para esse segundo semestre.

Rap no intervalo

A rapper paranaense Karol Conka, ícone da cultura surgida nas periferias brasileiras, está faturando bem com comerciais para grandes empresas. Um dos mais recentes estrelados pela artista é o do campanha "Multitelei", da NET. Karol apresenta uma versão especial da música "Farofei".

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?