00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 1ª quinzena de novembro

Wilson Brandão Lima, do Projeto Hortas Urbanas Salvador, recebe uma lembrança do diretor do Beiramar Shopping, Walter Silva Koerich, durante o Simpósio do Bem, evento que marcou as comemorações dos 25 anos do empreendimento - Crédito: Renato Gama

Publicado em 05/11/2018

Fim de linha

A dupla catarinense de maior sucesso da história da música sertaneja acabou. Os irmãos criciumenses Marlon & Maicon anunciaram o encerramento oficial da carreira alegando que não existe mais espaço no mercado para o trabalho que faziam.

Cinzas ao vento
 
Florianópolis vai ganhar finalmente seu primeiro crematório. Será dentro do Jardim da Paz, com previsão de abertura para 2019. As principais licenças e autorizações para a obra já foram concedidas.
 
Quatro décadas
 
Estão a todo vapor os preparativos para a festa de 40 anos de formatura das turmas vespertinas e noturnas de 1978 do Colégio Catarinense. Entre os mais animados com o reencontro estão Maria Helena José ("Maná"), Zezeca Pereira, Lúcia Prazeres, Andrea Salum, Mario Jendiroba e outras personalidades conhecidas da Ilha. A celebração será dia 17 na sede da Associação dos Magistrados na Cachoeira do Bom Jesus, que tem entre seus associados o desembargador Leopoldo Brüggemann, um dos formandos daquele ano. A estimativa é que mais de 150 pessoas compareçam.
 
Doce de leite
 
Novembro trouxe a melhor notícia dos últimos tempos para Nina Rosa Siragusa e o marido, o chef sorveteiro italiano Christian Siragusa. O case da gelateria que eles comandam no caminho da Lagoa, a Mondi, é o vencedor do Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC na categoria Micro e Pequena Empresa. O prêmio será entregue dia 28. O lugar, antes da chegada do casal um modesto ponto de venda de caldo de cana, virou febre na cidade desde que abriu, em 2017, com lotação mesmo nos dias frios do inverno.
 
Cultura da paz

Florianópolis está na rota da Peregrinação Pela Paz, que já passou pelo Peru, Equador, Portugal, Polônia, Eslováquia, Áustria, Suíça, Alemanha e Argentina, além de outras cidades brasileiras. Serão dois encontros ecumênicos com entrada livre, no Terraço Cacupé, comandados pelos monges da Ordem Graça Misericórdia.
 
Terapia dos sons
     
Uma das pioneiras da musicoterapia organizacional em Santa Catarina, a catarinense Shilar Ingrid Menta embarcou para a Dinamarca para uma semana de atividades na Universidade de Aalborg. Além de participar de um módulo que faz parte do Programa de Doutorado de Musicoterapia da Universidade de Aalborg, ela apresentará a pesquisa acadêmica “Musicoterapia Organizacional: um estudo de caso aplicado aos funcionários da UDESC - Campus Florianópolis”, realizada em parceria com a também musicoterapeuta Cláudia Reis.
 
Esquilos e ursos
 
Papai Noel e sua banda aterrissam nesta primeira semana do mês na Roka Ideias & Objetos, loja de Rosa Rigon e da filha Ana Paula junto à Praça Esteves Júnior, para marcar oficialmente a abertura da temporada natalina. A Roka comemora 25 anos de fundação dia 8 de dezembro e é referência na cidade em decoração de Natal categoria luxo, com um mix imbatível de bonecos e outros itens.
 
Passando a ponte
 
Com a crescente escassez de espaço na Ilha, grandes construtoras estão redirecionando parte dos seus investimentos para o Continente, especialmente para o Estreito. É o caso da WKoerich Imovéis. A empresa está lançando seu primeiro empreendimento com vista para a Beira-Mar Continental, o Atlantique Residencial, na Pedro Demoro.

Parece o Iraque
 
Está faltando sinalização e ordem no novo esquema de trânsito na entrada do bairro Santa Mônica. Do jeito que ficou, os motoristas não sabem quem tem preferência ou quais pistas usar na rótula e depois no acesso à direita. É cada um por si, encaixando seu carro como dá.
 
Destino: Portugal
 
Quem deseja morar e empreender fora do Brasil terá uma oportunidade única de conhecer melhor Portugal, a grande porta para o mercado europeu e novo polo de incubadoras e startups. Com palestras de especialistas e espaços para tirar dúvidas, o evento Empreende Portugal vai acontecer no Square SC, na SC-401, em Florianópolis, dia 21.
 
Efeito contrário
 
Pura ilusão quem imaginou que a Uber iria ajudar na mobilidade urbana, com mais gente deixando o carro na garagem. A realidade é oposta, como mostram os números de Nova York que, guardadas as proporções, provavelmente se repetem ao redor do mundo. A metrópole americana já tem cerca de 80 mil veículos usando o aplicativo, e a cada mês mais 2 mil passam a circular pelas ruas. Resultado: o trânsito no Centro de Manhattan está 23% mais lento que em 2010 (antes da Uber), informa a rede Bloomberg.
 
Versos do doutor
 
O radio-oncologista e professor Ernani Lange de São Thiago prepara-se para autografar um livro de poemas. "Janelas da Vida" (Editora Unisul) será lançado dia 8 no Pier 54.


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?