00:00
21° | Nublado

Coluna Tecnológicas - 1ª quinzena de novembro

(Foto: Divulgação)

Publicado em 08/11/2016

Microsoft é a nova Apple? 

Ao que parece, a empresa de Bill Gates criou um produto que vai brigar por um mercado que desde sempre foi dominado pela empresa da maçã: designers, artistas e profissionais criativos.

O lançamento é o Surface Studio, um computador de mesa que compete com o iMac e o Macbook Pro.

Com uma tela de LCD de 28 polegadas sensível ao toque, “o monitor de desktop mais fino já criado”, resolução Ultra HD 4.5K e um processador de outro mundo, o Surface Studio permitirá aos usuários criar conteúdo 3D e mergulhar em uma Realidade Virtual e Aumentada.

O super computador ainda não tem data pra ser vendido no Brasil, mas lá nos EUA o preço de venda será de US$ 2.999,00, com edições limitadas.

Boom!

Más notícias para os fãs da Samsung! O último lançamento da marca, o smartphone top de linha Galaxy Note 7 morreu alguns meses depois de nascer...

Assim que foi lançado, vários usuários reportaram que o celular estava explodindo sem nenhum motivo. A empresa fez um recall, trocou os celulares, mas mesmo assim os problemas continuaram acontecendo. Hoje é proibido viajar de avião com o celular, mesmo que desligado.

Agora a Samsung admitiu o problema e retirou o Note 7 do mercado.

WhatsApp Web

Tem uma funcionalidade muito interessante do WhatsApp que já tá disponível há algum tempo, mas muita gente ainda não conhece e não usa. Com o WhatsApp Web é possível acessar o aplicativo direto no navegador do seu computador.

É só entrar em web.whatsapp.com no seu computador, abrir o WhatsApp no seu celular, clicar em Ajustes > WhatsApp Web/Desktop > Escanear Código QR. Pronto! Agora basta o celular estar conectado à internet e você poderá ver e responder suas mensagens com o seu computador.

WhatsApp Video

E falando em WhatsApp, a próxima grande função a ser lançada é o WhatsApp Video! Basicamente, ele vai funcionar como o FaceTime ou o SkypeO recurso está em fase final de testes, e já foi liberado pra alguns usuários de Android, mas até o final do ano já deve estar disponível para todos.

WiFi mais Rápido

Está surgindo um novo padrão de internet sem fio no mundo, o WiGig. Primo do WiFi normal, ele usa uma frequência diferente (60GHz) de comunicação, o que resulta em velocidades até 12x maior do que o padrão atual, podendo chegar a 7 Gbps, contra os 600 Mbps do WiFi normal.

Infelizmente, a má notícia é que algumas companhias já demonstraram interesse na tecnologia, mas nenhuma tem em seu planejamento próximo lançar qualquer produto com o WiGig; então eu acredito que até 2020 ainda não veremos dispositivos com essa tecnologia nas nossas mãos.

Uber 2.0 

Enquanto aqui em Floripa “taxistas" ainda lutam contra e obrigam pessoas a descer de carros do Uber, nos EUA a startup já está utilizando caminhões autônomos (sem motorista) para fazer entregas.

Na verdade, no mês passado um caminhão da Otto (marca de caminhões da Uber) fez a sua primeira entrega. Foram 200 km de distância entre uma fábrica da cerveja e o centro de distribuição de um supermercado. E o melhor: tudo ocorreu bem, sem nenhum incidente.

E aqui ainda temos que ver taxistas brigando contra a inovação e contra o que é melhor para o usuário. Lamentável…

Ah, e pra quem ainda não andou de Uber, pode usar o código “ekxpxue” e ganhar R$ 20 de desconto na primeira viagem. Aproveita!

 

 


Sobre o autor

Leonardo Azevedo Soares

Gerente de marketing e novas mídias do Imagem da Ilha, nerd e colunista de tecnologia do jornal.


Ver outros artigos escritos?