00:00
21° | Nublado

Coleta seletiva: 50 novos contentores de vidros começam a ser instalados na Capital

Com os 50 novos pontos de entrega voluntária (PEV's), o total chega a 88.

Publicado em 16/08/2020

A Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) está instalando 50 novos contentores para vidros em Florianópolis, elevando os pontos de entrega de 38 para 88. Hoje, 71 contentores, cada um com 2,5 mil litros, já estão instalados na capital catarinense.

A Comcap também adquiriu o terceiro caminhão tipo "sucateiro" com grua, integrando o investimento de R$ 10 milhões para este ano em coleta seletiva.

A separação do vidro dos demais recicláveis acelera a coleta seletiva e, principalmente, evita acidentes e reduz o esforço dos garis e dos triadores. “Separar o vidro na fonte é uma atitude de respeito com os trabalhadores da Comcap e dos galpões de triagem”, aponta o presidente da Comcap, Lucas Arruda.

De acordo com ele, a coleta seletiva deu um salto de produtividade durante a pandemia. Antes, a Comcap operava com 14 equipes, agora cumpre os roteiros com menos da metade, graças ao uso de caminhão compactador e à colaboração do usuário em levar vidros para pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos.

Volta da seletiva em todos os bairros

Até o dia 24 de agosto, a Comcap vai retomar a coleta seletiva nas principais ruas do Rio Vermelho. Nesta quinta-feira, 20, serão retomados os roteiros de coleta reciclável na Solidão e Costa de Dentro. Com o atendimento aos dois extremos Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, a coleta seletiva volta a ser feita em todos os bairros, como antes da pandemia, embora em algumas servidões o acesso ainda não tenha sido retomado por conta da falta de pessoal. A Comcap opera com 420 pessoas mais vulneráveis à Covid-19 afastadas do trabalho. 

Mudar é o novo normal

A suspensão e retomada gradual da coleta seletiva de porta em porta, por força da pandemia, provocou reavaliação de toda cadeia da reciclagem. A Comcap quer ganhar velocidade no atendimento às metas Floripa Lixo Zero 2030, indica Lucas Arruda. “Essa parada nos obrigou a reavaliar toda a cadeia, a coleta, a triagem, o encaminhamento à indústria e a responsabilidade dela sobre a logística reversa dos produtos no pós-consumo. Fomos obrigados a dar um passo atrás, mas isso nos dará impulso no futuro.”

Hoje, o indicador de recuperação de resíduos em Florianópolis é de 7,15% do total coletado. Na próxima década, terá de saltar para 60%. “Florianópolis já é a capital que mais recicla no país. Vamos aumentar a reciclagem nove vezes, mas as metas são da cidade, não só da Comcap”, projeta o engenheiro sanitarista.

Entrega voluntária

Nesse período de pandemia, a Comcap expandiu sua rede de entrega voluntária de resíduos. Passou a oferecer seis Ecopontos, incluindo o temporário no Saco dos Limões, e os 88 pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro. 

A entrega voluntária de vidro aumentou mais de 100%, aponta o gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Bruno Vieira Luiz. No último mês, os usuários entregaram 95 toneladas de vidro nos pontos de entrega voluntária. Em junho, a Comcap superou a marca de mil toneladas de vidro recolhidas nos PEVs, sendo que ano passado inteiro foram entregues 537 toneladas nestes equipamentos. 

Processo seletivo de temporários

A Comcap vai realizar processo seletivo simplificado para contratação de 80 garis de coleta, 55 garis de limpeza pública e 10 motoristas, mais cadastro de reserva para as mesmas vagas. As vagas são para serviço temporário. O edital será publicado nas próximas semanas.

Da redação