00:00
21° | Nublado

Celesc instala 100 medidores inteligentes no 1º dia de operação na Capital
Projeto prevê que todas as unidades consumidoras da capital terão medidores inteligentes instalados ao longo dos próximos três anos

A troca dos medidores será feita por técnicos da Celesc de forma espontânea, sem a necessidade de solicitação por parte dos clientes e sem custos extras (Foto: Arquivo/ CELESC) **Clique para ampliar

Publicado em 03/01/2024

Nessa terça-feira, 02, iniciou o processo de instalação de medidores inteligentes de energia para clientes de Florianópolis. No primeiro dia de operação, a Celesc substituiu 100 equipamentos antigos pelos novos no bairro Coqueiros, o primeiro a ser contemplado com as trocas.

O projeto prevê que todas as unidades consumidoras da capital terão medidores inteligentes instalados ao longo dos próximos três anos. Os equipamentos oferecem informação em tempo real e de forma remota sobre o fornecimento de energia e maior agilidade no religamento da luz.

A troca dos medidores será feita por técnicos da Celesc de forma espontânea, sem a necessidade de solicitação por parte dos clientes e sem custos extras. Ao todo, o investimento com substituições será de R$ 116 milhões.

“Pretendemos pelos próximos 36 meses, seguindo a programação do projeto, realizar as trocas em toda a cidade de Florianópolis”, explica o gerente Departamento de Gestão Técnica Comercial da Celesc, Castilho Sontag Filho. “São aproximadamente 270 mil residências e comércios, e mais 5.200 transformadores que também terão um medidor inteligente”, informa.

Na coluna do Urbano Salles: Comunicador nega autoria de áudio polêmico. E mais!

Com a instalação dos equipamentos, leituras, faturamentos, desligamentos, religações e indicação de falta de energia podem ser feitos de forma remota. O sistema também permite que, por meio de alarmes dos medidores e das medições de balanço instaladas nos transformadores de distribuição, sejam gerados indícios de irregularidades nas medições, direcionando fiscalizações em campo.

A aposentada Maria Hercília Nercolini Domingues é moradora da primeira residência que recebeu os novos equipamentos inteligentes da Celesc e demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “Morando aqui há 56 anos, nos sentimos felizes e orgulhosos por sermos os primeiros a receberem os medidores. Também ficamos satisfeito com a Celesc, uma empresa que, quando precisamos, sempre nos atende prontamente. Quando roubaram nosso medidor, nos atenderam de imediato. Então a Celesc faz parte da nossa vida”, comenta.

Principais vantagens do sistema:

- Consumidor poderá fazer a gestão do seu consumo em tempo real;
- Combate a irregularidades e ligações clandestinas;
- Redução da inadimplência;
- Redução de custos operacionais;
- Otimização da identificação e atendimento de ocorrências, agilizando a operação das equipes e reduzindo deslocamentos desnecessários;
- Religamento automático de energia em caso de corte.

Fonte: Gov SC

Da redação

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045