00:00
21° | Nublado

Câmara Municipal realizará Sessão Solene em homenagem à personalidades da capital
Medalhas Antonieta de Barros e o Professor João David Ferreira Lima serão as comendas dos homenageados

(Divulgação / CMF)

Publicado em 13/03/2024

Nesta quinta-feira (14/3), ocorrerá Sessão Solene de Outorga das Medalhas Antonieta de Barros e Professor João David Ferreira Lima, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, às 16 horas.

Alcançando o objetivo de ser professora, Antonieta de Barros foi considerada uma das melhores educadoras do seu tempo, empenhando-se na educação de jovens catarinenses. Atuou, também, como escritora, jornalista e representante política reconhecida.

Além disso, destacou-se nos estudos por sua coragem de expressar as próprias ideias, conquistando um espaço na imprensa e lutando pelos menos favorecidos, abraçando a causa da educação, travando lutas em uma época em que mulheres não tinham liberdade de expressão e nem o direito ao voto. Em Florianópolis, Antonieta fundou e dirigiu o jornal A Semana entre os anos 1922 e 1927, e dirigiu o periódico Vida Ilhoa em 1930.

Sendo assim, o objetivo da entrega da Medalha Antonieta de Barros é homenagear mulheres de destaque nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município.

Por sua vez, a Medalha Professor João David Ferreira Lima foi criada com a finalidade de homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior na cidade.

João David Ferreira Lima foi fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerado um visionário por defender ideias à frente do seu tempo, que levaram a reforma universitária e o rompimento com os modelos institucionais até então vigentes no ensino superior brasileiro.

 

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045