00:00
21° | Nublado

Cada um faz a sua parte
Florianópolis tem pontos de entrega exclusivos para materiais recicláveis

Capital foi uma das primeiras a implantar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para embalagens de vidro. Atualmente a população pode descartar também outros materiais recicláveis a qualquer hora do dia (Foto: Reprodução/Comcap)

Publicado em 07/06/2019

Quem transita pelos bairros da cidade pode notar diversos contentores verdes e azuis em pontos estratégicos, como na Avenida Beira-Mar Norte e no Mercado Público Municipal. Eles são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para vidro, papel, plástico e metal, recursos utilizados pela Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) para otimizar o processo de coleta e reciclagem. A ideia é que a população leve seus recicláveis secos a qualquer hora do dia, sem esperar pela coleta seletiva.

Existem também os Ecopontos, espaços maiores para entrega voluntária de diversos materiais, como lixo eletrônico, lixos volumosos e óleo de cozinha. São quatro deles: três estão na Ilha - no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Itacorubi; no Morro das Pedras; e em Canasvieiras - e um na porção continental, instalado no Terminal de Capoeiras. Todos funcionam diariamente, das 07h às 19h, exceto o de Canasvieiras, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às19h.

Vidro: material é 100% reciclável

Para se ter uma ideia, Florianópolis foi a primeira capital do Sul do Brasil a implantar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para embalagens de vidro, em 2014, inicialmente nos bairros do Continente. Com os bons resultados obtidos ao passar dos anos e a aderência da população, somente no ano passado foram entregues 685 toneladas de embalagens de vidro em PEVs e Ecopontos. 

De acordo com a Comcap, o potencial de vidros na coleta em Florianópolis é de 8 mil toneladas por ano. Se esse material for separado pelo cidadão, o município poderá economizar R$ 640 mil com aterramento de vidro e gerar R$ 1,2 milhão em receitas com a triagem e comercialização do material que é 100% reciclável. Se não é separado para a reciclagem, vidro ocupa muito espaço no aterro e leva 4 mil anos para se decompor. Esse material também provoca risco de acidentes com garis e triadores e danos aos equipamentos coletores. 
 
PEVs - COMO UTILIZÁ-LOS?

PEVs VERDES (exclusivos para vidros):

Coloque: garrafas de bebidas e potes de alimentos em geral, frascos de cosméticos e medicamentos (quando estiverem vazios), copos e taças de vidro.

Não coloque: vidros planos (de janelas), espelhos, cristais, utensílios de cerâmica, porcelana, pirex e similares, lâmpadas.

Atenção: Remova os rótulos e as tampas das embalagens; podem ser entregues vidros quebrados; os recipientes devem estar sempre limpos e vazios.

Seja consciente: Compre apenas o que vai usar, evite o desperdício e reutilize as embalagens sempre que possível.

PEVs AZUIS (para outros materiais recicláveis):

Coloque: recicláveis secos como embalagens e utensílios de papel, papelão, metal, vidro, plástico e isopor.

Não coloque: compostáveis orgânicos e rejeitos.
 

Da redação