00:00
21° | Nublado

Autosserviço nos postos | Novela na UFSC | Servidores no feriado | ACESSE AGORA!

Uma comissão da Câmara dos Deputados, sob a alegação de que provocaria mais desemprego, rejeitou projeto de lei que permite o uso de bombas de autosserviço (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 22/06/2022

 Atraso

  Uma comissão da Câmara dos Deputados, sob a alegação de que provocaria mais desemprego, rejeitou projeto de lei que permite o uso de bombas de autosserviço, operadas pelo próprio consumidor, nos postos de combustíveis, atualmente vedado pela lei 9.956, que não permite o uso do equipamento. Se fosse possível, o preço dos combustíveis poderia cair. Seguindo-se essa linha, não haveria mais celulares, computadores, tratores, eletricidade... Voltaríamos aos tempos de Pedro Álvares Cabral. 

 

Por cima de SC

  O cantor e compositor Chico Buarque anunciou uma turnê pelo Brasil neste ano e 2023, em 11 cidades já confirmadas, com o show “Que tal um Samba?”. Começa dia 6 de setembro por João Pessoa. Na região Sul estão agendados shows em Curitiba, dias 23 e 24 de setembro, e Porto Alegre nos dias 3 e 4 de novembro. SC, mais uma vez, ficou de fora. 

 

Sucesso

  O que se esperava, se confirma, com folga, transformando-se num fato raro no mundo artístico paranaense. A badalada exposição retrospectiva “Juarez Machado: Volta ao Mundo em 80 Anos", no Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense, está batendo recordes: recebe em média 600 visitantes ao dia.

 

Antissemitismo

  O Ministério Público de SC e a Confederação Israelita do Brasil fizeram parceria para realização de um seminário sobre antissemitismo, em Florianópolis, com data a ser definida. A iniciativa decorre do crescimento, inclusive em SC, de movimentos antissemitas e de núcleos que vêm utilizando as redes sociais para disseminar ódio. A propósito, o MPSC tem o eficiente Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância, que dá suporte técnico e operacional às promotorias de Justiça que apuram casos de crimes de intolerância, crimes de ódio ou ameaças motivadas por questões de raça, gênero, ideologia e religião.

  

Ponto turístico

   Uma constatação da grande maioria dos operadores turísticos de Florianópolis e região próxima: pelo menos cinco em cada 10 turistas que visitam a capital catarinense elegem como um de seus programas obrigatórios dar uma passada – e se possível uma caminhada, de ponta a ponta – sobre a histórica Ponte Hercílio Luz. De um antro de corrupção para sua recuperação durante 30 anos, a velha ponte transformou-se em um dos principais atrativos turísticos do Estado. Quem diria!

 

Novela

   A “consulta” para escolha do novo reitor da UFSC ganhou mais um capítulo sexta-feira: o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve liminarmente sua validade. Cabe recurso. Só depois disso é que Bolsonaro poderá assinar, ou não, o ato de nomeação dos novos dirigentes.

 

Desobrigação

    Outra decisão importante do Tribunal Regional Federal da 4ª Região deve permitir a muitos asilos se libertar de uma obrigação que julgavam legal, mas que não é: ter nutricionista contratada em seus quadros. Foi com tal argumento que o TRF4 declarou a nulidade de dívida que o conselho de classe dos nutricionistas queria cobrar de uma casa geriátrica de Palhoça, por não ter aquela profissional.

 

Bandeira branca

   Aquele passarinho veio dizer que mais cedo ou mais tarde o governador Carlos Moisés e o presidente Jair Bolsonaro (Republicanos) voltarão às pazes, se bem que nunca se declararam inimigos. Há alguém agindo nos bastidores para que haja uma reaproximação entre os dois, antes das eleições. Bolsonaro tem seu candidato a governador em SC: o senador Jorginho Mello (PL). E fará de tudo para que a esquerda não tenha nenhuma chance.

 

Realidades opostas

   Os servidores estaduais foram dispensados do expediente na sexta-feira passada, feriado religioso, enquanto a grande maioria das prefeituras resolveu manter as atividades de um dia útil normal. Nem poderia, se fossemos um país sério, ser diferente. Quem sofreu mesmo foram os pais de família, tendo que trabalhar e com filhos, uns com e outros sem escola naquele dia. Quando os gestores públicos vão entender isso e deixar de humilhar o cidadão trabalhador? Custa tanto assim?

 

Jornalismo desonesto

    Bela Megale, comentarista política de “O Globo”, publicou, sábado, que “integrantes do governo admitem que Bolsonaro pode atuar para barrar eleições em risco de derrota iminente”. Não cita uma fonte que possa dar um mínimo de credibilidade ao que escreveu.

 

Não pode

  Em decisão judicial com efeito ex nunc - termo jurídico em latim que significa "desde agora", que seus efeitos não retroagem, o Detran-SC não pode mais cobrar dos cidadãos taxas para expedição de certidão ou relatório ou para consulta em prontuários e busca em arquivo em situações de interesse pessoal. As taxas eram cobradas há mais de 10 anos e têm valores de R$ 24,09 por folha de certidão ou relatório, e de R$ 48,19 para consulta em prontuários e busca em arquivos.

 

Ironias

  Lê-se por aí que temos uma disputa com um viés gastronômico para a sucessão no Palácio do Planalto: de um lado a direita picanha, do outro a esquerda caviar. Faz certo sentido.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?