00:00
21° | Nublado

Audiência do Centro tem recorde de público e grande polêmica
Participação externou demandas e expectativas dos munícipes e vereadores com o novo Plano Diretor

No evento público, 351 munícipes assinaram na ficha de presença, sendo que 116 se inscreveram para uso da palavra. (FOTO: PMF)

Publicado em 19/07/2022
Com mais de 6h de duração, a Audiência Pública da revisão do Plano Diretor no Distrito da Sede Insular (Centro) abriu a semana de eventos públicos promovidos pela Prefeitura de Florianópolis. A audiência distrital aconteceu na noite nessa segunda-feira, 18, no auditório do Tribunal de Contas, e foi a 9ª reunião prevista no calendário.

Na primeira parte da audiência, foram apresentados os pilares e diretrizes da revisão e, na sequência, o diagnóstico e propostas preliminares específicas para o distrito. Após a apresentação, iniciou-se o momento das manifestações previamente inscritas.

 
Um auditório lotado e participativo foi o que vimos ontem, na Audiência Pública do Distrito Centro. (Foto PMF)
 
A audiência contou com ampla participação popular, reunindo moradores, vereadores e representantes da comunidade que manifestaram suas considerações, sugestões e críticas. No evento público, 351 munícipes assinaram na ficha de presença, sendo que 116 se inscreveram para uso da palavra.
 
 
O Arq. e Urbanista Fernando Teixeira foi um dos que fez uso da palavra sobre a regulamentação da Operação Urbana Consorciada (OUC) no Saco dos Limões 

 
Na ocasião, o Prefeito Topázio Neto ressaltou as mudanças constantes na cidade e afirmou que Plano Diretor deve acompanhar e orientar o desenvolvimento de maneira equilibrada. 'Esse é o momento para que os moradores manifestem desafios e oportunidades dos bairros, para que a revisão possa de fato conversar com as necessidades de cada região”, completou.
 
A polêmica
 
Entre os presentes que se manifestaram estavam os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Marquito (PSOL), Maryanne Mattos (PL) e Manu Vieira (NOVO).
 

Afrânio (PSOL) afirmou que Florianópolis está acompanhando o processo das audiências públicas para a Revisão do Plano Diretor, que começou em janeiro de 2021, quando a Prefeitura convocou a Câmara Municipal de forma extraordinária e encaminhou para votação uma nova redação para o Plano Diretor de Florianópolis.

De acordo com ele, "o processo, completamente irregular e inconstitucional, foi judicializado e a PMF por determinação judicial teve que garantir a participação cidadã. Por isso estão sendo realizadas estas 14 audiências públicas (13 distritais e uma geral) e, até o presente momento, mais de mil pessoas já se fizeram presentes, levando suas questões para o debate". 

Na audiência dessa segunda-feira, ele reclamou da alteração no texto da lei municipal 482/2014 art 58, que aborda as Áreas Verde de Lazer (AVL), onde no texto antigo da lei havia a palavra 'APENAS', no Art 58: Em Áreas Verdes de Lazer (AVL) será permitida apenas a construção de equipamentos de apoio ao lazer ao ar livre, como playgrounds, sanitários, vestiários, quiosques e dependências necessárias aos serviços de segurança e conservação da área. 'Quando se tira a palavra apenas, pode entrar qualquer construção, inclusive prédios, conforme está agora no artigo 11, que substitui o artigo 58 (acima)', completou o vereador. 

A vereadora Manu (NOVO) levantou a importância de sistemas de saneamento adequados para as novas diretrizes do Plano Diretor e lembrou que o contrato com a Casan deve ser revisto e avaliado. Solicitou ainda a urgência de seus colegas na aprovação de diretrizes para um plano municipal de saneamento.  

 

A próxima audiência acontece no Distrito do Ingleses do Rio Vermelho será nesta quarta-feira, 20, às 17h45, na Escola Básica Municipal (EBM) Herondina Medeiros Zeferino, na Servidão Três Marias, nr. 1072 - bairro Ingleses do Rio Vermelho.
 
O cronograma de audiências, a consulta pública e todos os materiais da revisão estão no site da Prefeitura de Florianópolis.
 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI