00:00
21° | Nublado

Amadorismo na segurança pública em SC
Problema acontece porque siglas partidárias contam mais que conhecimentos técnicos para assumir a secretaria

A segurança pública é coisa séria e deve ser gerida por profissionais, e não por partidos, para suprir a demanda da população

Publicado em 11/03/2013

Os culpados

Faça-se justiça e que se dê nome aos bois. A área da justiça e cidadania do governo estadual, que está no epicentro no momento, é controlada pelo PMDB, que impede o governador Raimundo Colombo de fazer qualquer mudança. Aliás, o partido faz cara de paisagem em relação à onda de atentados.

Sem oposição

O baixo número de CPIs nas assembleias legislativas de todo País, inclusive na de SC, tem uma explicação: não há oposição. Ela só controla cinco dos 27 legislativos estaduais. Isso também barra a abertura de processos criminais contra governadores. Assim é que a impunidade vai dominando tudo e todos.

Irritação

A impaciência do governador Raimundo Colombo com alguns secretários é apenas visível internamente. Externamente, tudo está bem. Não com broncas diretas, no estilo Dilma, mas via recados indiretos, por meio de cobranças de providências exigidas por ele e ignoradas. Mas daí a sacar o secretário do cargo, é outra história.

Desunidas

Tão unidas na vaidade, a ponto de reivindicarem a criação da Galeria Lilás na Assembleia Legislativa, a bancada feminina mostrou desunião em outro flanco do poder. Apesar de ter a maior representação feminina da história do legislativo estadual, não há, nesta legislatura, nenhuma representante na nova Mesa Diretora, 100% masculina.

Apropriação

Pesquisadores da UFSC são contrários a transformação da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Florianópolis e Porto Belo, em parque nacional, o que significaria abri-lo para visitação pública. O que espanta na atitude é o forte sentimento dos burocratas de que aquele patrimônio natural pertence a eles. Posição mesquinha e arrogante porque não admite a possibilidade de se conciliar o turismo sustentável com a conservação.

Complexo de inferioridade

A tendência do catarinense de sempre achar que seus valores são inferiores aos do resto do País ou do exterior – sintoma de falta de identidade – se revela no fato das gaitas de boca da Hering, que são produzidas em Blumenau há 90 anos, ainda não serem alvo, sequer da possibilidade, de serem declaradas patrimônio imaterial do Brasil. São tão importantes para nossa cultura quanto o frevo, que acaba de ganhar aquele título do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional.

Ponte

Uma das principais cabeças pensantes de Florianópolis, o advogado Paulo Stodieck vê impossibilidade total, “para 2014 ou 2050”, de entrega da Ponte Hercílio Luz para o trânsito de veículos, por falta de acesso nos dois lados. Se um dia ela for entregue, sugere, “que o seu uso seja destinado aos pedestres (uma calçada rolante, de ida e volta, protegida por uma cobertura transparente, ficaria perfeita), ciclistas e motociclistas. Mais do que isso é a maquiagem de uma promessa irresponsável e sem nenhum vestígio de verdade”.

Emprego itinerante

Para um grupo de petistas de SC não existe desemprego, quase que sempre garantido e no serviço público. A estratégia funciona assim, há anos: uma prefeitura importante conquistada pelo partido compromete-se a empregar petistas desalojados de cargos comissionados naquelas onde perdeu. É o caso de Brusque, que recebeu diversos demitidos após o fim das gestões petistas de Blumenau e Itajaí. O exemplo da hora está na agora prefeitura petista de Tubarão, invadida por correligionários dispensados em Laguna, onde o partido perdeu seu breve reinado no pleito de 2012.

Libertação?

Será o início da libertação de Raimundo Colombo? Algumas palavras, aqui e acolá, reunidas, pronunciadas na abertura do ano legislativo, na Assembleia, ainda ecoam. Em outros termos, e não a impronunciável “herança maldita”, reclamou que a administração pública está engessada e excessivamente presa a métodos de gestão ultrapassados, eivados de desperdícios.

Marca

Se ainda havia alguma restrição a que policiais civis e militares exibissem tatuagens em partes mais visíveis do corpo, elas caíram. Alan Coelho, delegado da Polícia Civil em Penha, no litoral Norte, deu entrevista vestindo camiseta justa para destacar músculos superiores adquiridos em malhação, sem esconder parte de uma grande tatuagem no braço esquerdo.

Ano perdido

Na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) ouve-se frase muito repetida também na Confederação Nacional da Indústria (CNI): “2012 foi um ano perdido”. Pudera. A produção industrial de SC apresentou queda de 2,7%. Registrou declínio em nove dos 14 locais pesquisados, em relação a 2011.

Ídolo de barro

No momento em que aparece como bom moço no papel de padrinho da versão catarinense da campanha “Conte até10”, o lutador de artes marciais mistas florianopolitano Thiago Tavares foi flagrado em exame antidoping realizado em São Paulo e suspenso por nove meses. Usou drostanolona, esteróide anabólico que mantém a força e a massa muscular às vésperas de competições.

Teatro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Junior. Discutiram uma maior integração entre os dois órgãos. Nada mal, mas não suaviza a imagem, que é da maioria da opinião pública que pensa, ou seja, de um teatro onde cada ator (TCE e Legislativo) faz de conta que cumpre seu principal papel.

Bráulio

Um adolescente de 17 anos obteve autorização do TJ-SC para excluir o nome Bráulio de seu registro de nascimento. A mãe do rapaz alegou que ele tem sido alvo de pilhéria, mesmo agora, 18 anos após tal nome ter sido dado ao órgão sexual masculino em campanha do Ministério da Saúde para incentivar o uso de preservativos.

Slogan

Na mensagem anual do Executivo, entregue na Assembleia Legislativa, o governador Raimundo Colombo enfatizou algo que estava um pouco esquecido: “Não abrimos mão de fazer um governo próximo das pessoas”.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?